Ir ao conteúdo

Fazer upgrade de rede de 10 pra 100 mbs

petaLtek

Posts recomendados

Postado

Ola galerinha estou com umas duvidas de rede quem puder me ajudar agradecerei...

acontece seguinte, onde estou realizando serviços, existem 8 pcs.

1 servidor e 7 terminais (1 deles servidor de emergência).

do modem vai para um encore 8 portas, o encore conecta 2 terminais e 1 servidor que estão no primeiro andar do edifício, e manda um quarto fio para outro d-link 8 portas no andar de baixo, que este alimenta os 5 terminais restantes, a fiação esta toda pisoteada, com dobras e velha.

aconselhei ao dono adquirir um 3com 16 portas, colocar no andar de baixo e alimentar todos.

o programa da loja tem uma base de dados em um arquivo de 60 mbs (em crescimento 10mb/ano) cada vez que o terminal abre o programa esse arquivo e puxado do servidor.. fiz testes e a conexão trabalha ate 9,7 mb/s, então por logica se demora ate 7 segundos no programa carregar, então queria pasar a 100 mb.

configurações...

T01 - Via Rhine III Fast Ethernet Adapter (offboard)

T02 - Realtek PCIe GBE Family Controller (onboard)

T03 - Realtek RTL8139/810x Family Fast Ethernet NIC (onboard)

T04 - Realtek RTL8139/810x Family Fast Ethernet NIC (onboard)

T05 - Nvidia nForce 10/100 Mbps Ethernet (onboard)

T06 - Realtek RTL8139/810x Family Fast Ethernet NIC (onboard)

T07 - IC Plus IP100 10/100 Fast Ethernet Adapter (offboard)

S01 - Realtek RTL8139/810x Family Fast Ethernet NIC (onboard)

Conclusão.. aconselhei comprar o Switch 100mbs e mais umas 10 placas de rede offboard de 100mbs também, rrolo de fio para rede, fichas rj-45, alicate e um Expert em pasar cabos por conduítes que ira mi auxiliar. e meter mão a obra.

Questões,

1º alguma dessas plaquinhas que ja tenho trabalha em 100mb?

2º o Switch 3com trabalha em 100 mb?

3º qual a distancia máxima aconselhável do cabo que vai do Switch ao pc.

4º Opiniões ? Sugestões ?

PD: desculpem qualquer besteira que eu tenha dito, mais estou me especializando em rede na marra faz pouco tempo...

5º Obrigado por qualquer ajuda...

Felizes festas e ano novo a todos... <;o)

• Membro VIP
Postado

Olá petaLtek

Questões,

1º alguma dessas plaquinhas que ja tenho trabalha em 100mb?

R- Se queres um trabalho bem feito coloque placas de rede novas e do mesmo fabricante. O custo é de +/- R$ 15,00 cada e assim já eliminas vários prováveis transtornos na rede.

2º o Switch 3com trabalha em 100 mb?

R- A 3com tem switch de 10/100/1000 e 10-Gigabit Ethernet, confira o modelo do seu em http://loja3com.lojati.com.br/switches.aspx

3º qual a distancia máxima aconselhável do cabo que vai do Switch ao pc.

R- Máximo recomendado é 100 metros.

4º Opiniões ? Sugestões ?

R- Lembre de anotar num caderno o número IP de cada máquina antes de trocar as placas de rede.

Boa sorte.

Postado

obrigado pelas respostas..

certo pedro. certo branquito

trocarei todas as placas, então tenho que pegar placas 10/100/1000

não achei a 15 ou 20, achei de 30 a 100 R$, achei mymax, tp-link, gigabite, realtek e encore, (1º) melhor eu optar por chipset realtek certo? quais você não me recomenda...

trocando as placas, configurando elas para full duplex correto?

ae eu troco os 2 dlinks residenciais que eu tenho e coloca o 3com...

(2º)posso usar a mesma fiação provisoriamente enquanto vou trocando o cabeamento para o sistema não parar...ou seja os cabos da minha 10/100 também servem para 100/1000 ou tenho que trocar por ser diferente o entrelaçado dos pares?

pensei também que posso colocar um Switch wireless /n (300mbps) e placas pci-WiFi /n, se eu tiver certeza que o Switch estando embaixo, o sinal chegue ate o primeiro andar. (mesmo eu não gostado do WiFi, pelo seu delay natural.

então é isso, peço o switch 3com 16 portas 100/1000 (tem com wifi também?)

10 placas realtek, encore ou mymax, 100/1000, provisoriamente posso ir utilizando a fiação ja ativa, enquanto vou refazendo a fiação 1 a 1, ou ao trocar os hardware ja sou obrigado a refazer a fiação para 100/1000.

no mercado livre tem o switch 3com 24p,16p,8p com preços de 1300,900,300

estou pensando no

Switch Gigabit 2816 3com 16 Portas 10/100/1000 3cblug16a

e 10 placas de algum dos 5 modelos abaixo

Placa De Rede Gigabit 10/100/1000mbps Mymax

Placa De Rede Tp-link Tg-3468 Pci Express 10/100/1000 Mbits

Placa De Rede Gigalan Chipset Realtek 10/100/1000

Placa De Rede 10/100/1000 Mbps Comtac

Placa De Rede GIGABIT PCI 10/100/1000 GLAN-RTL/1000M MYMAX

tem experiencia com algumas delas?

Obrigado pedro.

branquito, é verdade.... mais a base de dados pesa 60 megas, a 10 mb/s demora 6 segundos então preciso de 100mb/s na lan.

minha lan é de 100 mbps ou 10mb/s tendo valor real de max 9,7 mb/s ou 65~86 mbps, é de 100 mbps, eu preciso 70~100 mb/s ou 700~1000mpbs

obrigado ate agora pelas informações dadas amigos... felizes festas ambos e agradeço a atenção.

Postado

Caro amigo:

1) Particularmente, eu usaria ENCORE para as placas off de rede e o switch;

2) Use sempre o maior switch para eventuais acréscimos de equipamentos à rede;

3) Não precisa parar a rede. Instele as placas de rede primeiro e os respectivos drivers. Só aí você terá diversão para várias horas e verás que outros problemas deverão aparecer, como incopatibilidades entre outros. A medida em for passando os cabos, para uma maquina por vez, rapidamente, só plugando o cabo;

4) Preste atenção na qualidade do cabo de rede. Não vá muito por preço pois nisso, perderá ,muito em qualidade. Se houver espaço financeiro no orçamento, podes montar a rede em gigabite e deverá usar tudo com CAT6, inclusive as placas de rede. A crimpagem é fundamental, bem como, os conectores RJ-45 (tanto machos como fêmeas);

Postado

Questão de marca é complicado, porém eu nesse caso já ficaria com realtek.

A questão da wireless tb não sou muito fá pra isso, nada substitui um cabo.

Já o cabeamento não tem problema fazendo aos poucos o CAT5 pega rede Giga só que a frequência é menor que o CAT6, a pinagem é a mesma e os conectores tb porém se quiser pra CAT6 tem uns conectores especiais tb

Postado
Questão de marca é complicado, porém eu nesse caso já ficaria com realtek.

A questão da wireless tb não sou muito fá pra isso, nada substitui um cabo.

Já o cabeamento não tem problema fazendo aos poucos o CAT5 pega rede Giga só que a frequência é menor que o CAT6, a pinagem é a mesma e os conectores tb porém se quiser pra CAT6 tem uns conectores especiais tb

Correto. Porém, se partires para CAT6, use TUDO para CAT6, conectores inclusive. Eu cometi esse erro. Passei cabo CAT6 com alma de nylon, tudo certinho. Por economia e por falta de material (o fornecedor não tinha à pronta entrega), o cliente optou por fêmeas e machos comuns CAT5. A velocidade da rede ficou na mesma, tendo inclusive algumas maquinas com perdas significativas. Entretanto o custo do cabo foi de 115% mais caro que o CAT5. Tome cuidado nesse ponto.

Postado
Correto. Porém, se partires para CAT6, use TUDO para CAT6, conectores inclusive. Eu cometi esse erro. Passei cabo CAT6 com alma de nylon, tudo certinho. Por economia e por falta de material (o fornecedor não tinha à pronta entrega), o cliente optou por fêmeas e machos comuns CAT5. A velocidade da rede ficou na mesma, tendo inclusive algumas maquinas com perdas significativas. Entretanto o custo do cabo foi de 115% mais caro que o CAT5. Tome cuidado nesse ponto.

Pois é, Esses conectores CAT6 não tive o prazer de ver pessoal mente ainda, e os cabos CAT6 que vi foram todos do jeito tradicional mesmo.

O custo deve ser uma coisa que deve crescer bastante mesmo fazendo 100% CAT6.

Postado

O cabo CAT6 tem a bitola ligeiramente maior, bem como a isolação tb é mais reforçada. Mas o princípio ainda é o mesmo. Ah, e tem uma alma de nylon, o que permite bastante tração sem que arrebente o sofra ruptura na isolação.

• mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...