Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre o uso de um Amperímetro analógico...


Igor Isaias Banlian

Posts recomendados

Tenho um desses Amperímetros analógicos, visualmente parecido com o da foto abaixo:

classe-0100-amperimetro-analogico-medicao-cabeca-135790n.jpg

Sendo que o meu vai de 0 mA até 1000 mA, e eu quero usar ele para monitorar o carregamento de umas baterias chumbo-ácidas seladas, que deverão ser carregadas variando a Tensão (com uma fonte de 12 V a 17 V ajustável) e mantendo a Corrente sempre em 700 mA...

Minhas dúvidas são: Eu devo usar ele direto, em série com a bateria, normal mesmo, ou devo colocar algum resistor ou diodo nele (em série ou em paralelo com ele)? Devo colocar esse Amperímetro analógico em série com o positivo ou com o negativo da bateria?

Abraço,

Igor Isaias Banlian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"jorgeletronico", beleza, entendi, é que eu vi alguns Amperímetros analógicos desse tipo em certos projetos que eles colocaram um resistor ou um diodo zener em paralelo com o Amperímetro analógico, então pensei que no meu caso também precisaria de algo do tipo...

"Severino estável", ele não tem escala ajustável não, é de 0 mA a 1000 mA mesmo, com os 2 parafusos com porcas atrás para prender os fios, só isso mesmo!

Abraço,

Igor Isaias Banlian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse tipo de medidor dai dificilmente vem acompanhado de shunt interno..

Ele na verdade é um medidor de tensão que no final da escala mostra 0,075 Volts, ou 75 miliVolts.

Você deve colocar nele um shunt, em série com a corrente de saída da fonte, de tal modo que ele leia a queda de tensão em cima desse shunt. O valor do shunt é de 0,075V/1A = 0,075 ohms.

Shunts geralmente se especificam com corrente/tensão, assim, veja ai um shunt para 10A/75mV:

Shunt10Amperes_75mV.jpg

O seu seria um shunt para 1A/75mV

Veja ai um catálogo típico:

http://www.lumel.com.pl./download/Z2Z4L2x1bWVsL2VuL2RlZmF1bHRfbXVsdGlsaXN0YV9wbGlrb3cudjAvMzc4/shunts_16.03.10.pdf

Quando se usa esse método para leitura da medida de corrente fica fácil de se trocar a escala, bastando trocar o shunt para se ler correntes maiores, como 10A, 100A. 1000A ou o que valha... Todos eles provocarão a mesma queda de 75 mV ao passar a corrente nominal do shunt..

Alguns instrumentos, amperímetros, principalmente esses de menor valor de fim de escala, podem ter um shunt interno, com um pedaço de fio mesmo.

Caso o seu não tenha shunt podes também improvisar fabricando um e ajustando o mesmo (o tamanho do pedaço de fio fino que colocas) para que ao passar 1A ele provoque a deflexão total de seu medidor..

Cuidado, se ligares o mesmo direto e ele não tiver shunt interno poderás danificar irremediavelmente o mesmo. Encare ele como um voltímetro de 75 mV de final de escala...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!