Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Componente muito estranho em circuito de "degausser" de uma TV Zenith...


Igor Isaias Banlian

Posts recomendados

Pessoal, estou com uma TV de 29" da marca Zenith, e a placa principal estava imunda, pois a TV é de 1997, então eu lavei a placa (com cuidado) com álcool isopropílico, porém soltaram 2 componentes muito esquisitos, os quais descrevo abaixo na tentativa de alguém me dizer o que são eles:

1º) Os 2 componentes são iguais;

2º) São pastilhas de metal, do tamanho de comprimidos de sal-de-fruta, com uma perna metálica em cada lado (foram exatamente essas 2 pernas de cada um desses componentes que simplesmente soltaram deles, porque estavam muito oxidadas);

3º) Está escrito nessas pastilhas os números: 63-11142, e em baixo disso, em uma delas o número 779623, e na outra o número 779624;

4º) Ambas ficam do lado do conector da bobina de desmagnetização do televisor, escrito "degausser" na placa.

Pois bem, alguém sabe o que são esses componentes, o que fazem, e como posso substituir eles? Ou ainda se devo simplesmente encostar as pernas metálicas neles novamente e prender com fita isolante? Ou ainda tentar soldar elas neles?

Abraço,

Igor Isaias Banlian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O modelo é SAY2953 BT, mas quanto a revisão da placa, eu não sei exatamente qual é, pois essa placa tem um monte de números impressos em tudo quanto é canto... Acho que é EIA343, mas não tenho certeza alguma disso...

Provavelmente o esquema eletrônico dela seja esse: http://www.electronica-pt.com/images/fbfiles/files/ZENITH_SAY_2953BT.pdf (Salvo se ela tiver outras revisões da placa, e esse esquema não servir para a revisão da placa da minha TV, embora eu não saiba exatamente qual é a revisão dela ainda...)

Obs.: Achei algo sobre esses PTCs das TVs Zenith: http://www.yoreparo.com/foros/reparacion_de_tv/739335_0.html

Veja a conversa traduzida:

(...) Além disso, esta TV tem dois PTCs que vão em paralelo, com os seguintes números em seu corpo: 63-11142 779623, que acabaram com suas pernas dessoldadas do seu corpo. Será que podem ser substituídos por um PTC normal de 220V?
(...) No caso dos termistores PTC, de fato você pode usar os mais comuns de 220VAC.

P.S.: Ela estava com alguns defeitos estranhos antes de eu lavar a placa com álcool isopropílico, mas como ainda não reinstalei tal placa, não sei se mudou e/ou resolveu algo, mas os defeitos eram:

1º) Tela toda amarelada, embora ao fundo desse tom amarelado você conseguisse ver as 3 cores primárias, então não parecia que era falta de verde, de azul ou de vermelho;

2º) Menu completamente doido, sendo que qualquer tecla do controle remoto que você apertasse, ela entrava no Menu, ajustava alguma função qualquer nele, saía do Menu, etc., de forma totalmente anormal, bem como não funcionava o teclado da TV (nenhuma tecla dele), só pelo controle remoto mesmo.

Abraço,

Igor Isaias Banlian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque tu não recoloca as pastilhas dentro da caixa do PTC?

Porque esse modelo de PTC não tem caixa! São apenas as duas pastilhas grudadas a duas pernas cada, que ficam em série e são soldadas a placa, ficando como capacitores cerâmicos, por exemplo!

E pra que lavar placa de tv? Nunca vi isto.

O motivo está bem claro em meu primeiro post neste mesmo tópico, veja:

(...) a placa principal estava imunda, pois a TV é de 1997, então eu lavei a placa (com cuidado) com álcool isopropílico...

Além disso, é como o "jorgeletronico" disse:

Confesso q ja lavei a placa de algumas tvs q estavam imundas e ficaram otimas depois disso.

Pois é, concordo plenamente com o "jorgeletronico", a placa da minha TV também ficou ótima após a lavagem, agora só falta resolver os defeitos dela (que nada tem a ver com a lavagem, exceto o descolamento das pastilhas de PTC de suas respectivas pernas metálicas, que por sinal já estavam bem oxidadas)!

Obs.: Não tenho como testar a memória, nem o micro, então espero que não seja isso, mas se for, não pretendo consertar mais esse defeito, haja visto que são componentes caros demais!

Abraço,

Igor Isaias Banlian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...