Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tirar outra carteira de trabalho?


nicknerd

Posts recomendados

Salve pessoal,

Estou com uma dúvida cruel, e preciso muito de sugestões. Desde os 14 anos trabalho com informática, como técnico, e sempre estudei, me dediquei e me esforcei ao máximo, e vou continuar assim. Mas, as coisas podem mudar um pouco, e o foco vem a ser outro.

O que ocorre, é o fato de que estou desempregado, e vou entrar num ramo totalmente diferente, vou trabalhar num restaurante, uma grande franquia, mas vou trabalhar. Uma mudança de área precisa, visto que necessito de emprego, para ajudar minha família e bancar meu estudo, um tecnólogo em redes (2,5).

Primeiramente espero não ouvir citações tipo, 'você está se encostando noutra área, e isso é errado', pois vim aqui para saber outra coisa. Temo por ter de mudar de área, mas necessito, e vou bancar meus estudos, e estagiar conforme for aparecendo as oportunidades ao delongar do curso. Mesmo assim ainda me sinto 'tremulo'.

Tenho 18 anos, e estou no quarto emprego, caso comece de fato nesse outro semana que vem. Mas num ramo diferente ao cúmulo. Mesmo assim não estou me queixando, só estou citando, e estou feliz por ter conseguido um emprego, visto que o ambiente e o salário são ótimos. Mas imagine outra situação, no mínimo complexa pra mim.

Eles vão registrar 'auxiliar de limpeza', numa carteira com 1 registro já marcado, o primeiro dentre os 3, visto que 2 foram sem registros, mas lá, após observar aquilo ficarei atento, observando, indagado. O que me ocorre, pense que eu consiga um estágio ao decorrer do curso, imagine que eu saia do serviço, e vá obter registro novamente, mas em outra empresa, uma outra de tecnologia, finalmente. Diga-me, caso você olhasse e visse 'auxiliar de limpeza' numa carteira de um técnico, e mesmo que eu dissesse que aquilo foi para bancar meus estudos, o que você diria? o que pensaria? Isso mancharia minha carteira? O que vocês acham?

Espero que entendam que não estou com vergonha do trabalho, nem tampouco do registro, pois acho isso um trabalho digno, e sou simples, sem preconceitos. Agora, não ficaria estranho ver aquilo? Minha mãe disse que eu poderia tirar uma nova carteira de trabalho, mas creio pelo que penso, se caso eu dissesse no poupa-tempo que perdi minha carteira de trabalho, eles anulariam o número daquela carteira, mesmo contendo o registro no sistema.

O que eu pensei em fazer, é tirar uma nova, e registrar nela a função do novo emprego, e quando eu sair usar a outra, pois talvez não tenha problemas. Independente de qualquer fato, sobre alguém estar ou não de acordo com essa ideia, seria possível fazer isso sem problemas? O que acham?

Fico grato pela leitura e compreensão de todos, Abs :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui é uma área não tão movimentada, por isso a eventual demora.

Sobre mudar de ramo, são escolhas, não veria motivos no que disse pra pensar que está se encostando em outra área como disse...rs, tem nada a ver.

Sobre sujar a carteira vamos assim dizer, o que realmente suja é ser demitido por justa causa, mas também não é o fim do mundo, no tempo do onça se a pessoa fosse registrada com um valor baixo, tirava outra via e mandava uma branca, mas atualmente os registros estão vinculados ao pis da pessoa, então mesmo que mostre uma carteira de trabalho em branco vão saber que foi registrado em outra coisa, e quanto ganhava, não se anula o PIS pra fazer outro.

Talvez, digo talvez algum empregador possa estranhar e questionar porque, mas pode justificar sem mentir que mudou de ramo pra experimentar novos ares, isso não é vergonha ou depreciativo numa entrevista, se seu curriculo tem uma base informática pode optar por não incluir essa experiência por exemplo, mas dizer na entrevista que fez algo fora do ramo podemos assim dizer, mas pela pouca idade não deixaria de ter claro no curriculo: "olha eu tô no mercado".

O mercado está adaptado nesse aspecto de pessoas que mudam de área, é comum e previsível, nem se preocupe tanto com isso.

Consegui te esclarecer alguma coisa?

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá marcmira,

Fico grato pela leitura, e crítica sobre o mesmo. Eu estava pensando sobre realmente não tirar outra carteira, pelos mesmos fatores ao qual você citou, e tem toda razão. Inclusive, amanhã faço um 'tour' pela empresa, e espero que dê tudo certo.

Quanto a citação 'tirava outra via e mandava uma branca', eu nem imaginava isso. Em fim, obrigado mesmo pela ajuda, conforme as coisas forem evoluindo, ei de voltar a minha área, e se Deus quiser, o progresso será contínuo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem antigamente se o cara era mandado embora com pouco tempo de casa ou era registrado com um salário baixo por não ter outra opção, ou ainda pegava uma justa causa o cara tirava outra via só pra ser registrado com algo melhor quando conseguisse.

Mas acredite no seu potencial, pra existir recompensa tem que existir sacrifício e muitos vão te testar, pode acontecer de um tudo, e independente do resultado final, ficam meus votos de sucesso.

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!