Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hd Seagate com placa logica queimada


etocda

Posts recomendados

Gente meu hd queimou a placa lógica, tenho fotos, dados de trabalho que não posso perder sei que substituindo a placa logica posso recupera-lo. Sou de Maceió-AL, alguem que tenha uma igual pode negociar comigo, ou alguma dica para restaurar esses dados?

Ele é um Seagate Barracuda 250GB 7200.12

Dados: S/N 9vm1388k

modelo: ST3250318AS

Part Number (p/n): psl131 - 300

Firmware: cc44

Desde ja no aguardo:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode especificar mais esse problema?

Tipo, se o HD torrou, ou apenas queimou... Ou se o PC não liga com ele plugado...

Quando fui ligar dava erro de disco, depois liguei novamente e senti cheiro de queimado, após isso o HD nao é mais reconhecido pelo computador. Sequer a Luz do gabinete acende.

Gente aparentemente a placa lógica não tem nada de queimado, nenhum terminal torrado, parece estar inteira!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se voce diz que não há nenhum terminal queimado... E o computador não acende...

O que pode ter acontecido, foi que algum diodo da placa lógica tenha ido pro espaço.

Porque geralmente o mesmo é a causa dos curtos circuito.

Então... Se voce tiver um conhecimento em eletronica, você conseguirá realizar os procedimentos.

Você terá que levantar todos os diodos de sua placa lógica e testar com o multimetro...

está disposto a fazê-lo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se voce diz que não há nenhum terminal queimado... E o computador não acende...

O que pode ter acontecido, foi que algum diodo da placa lógica tenha ido pro espaço.

Porque geralmente o mesmo é a causa dos curtos circuito.

Então... Se voce tiver um conhecimento em eletronica, você conseguirá realizar os procedimentos.

Você terá que levantar todos os diodos de sua placa lógica e testar com o multimetro...

está disposto a fazê-lo?

Se isto sim resolver o problema sim, tenho alicate digital aqui, em que modo testarei os diodos? tenho que trocá-los? esclareça-me como realizar esse procedimento, eu tenho um pouco de habilidade com solda e tal.

valeu

Como substituir? ajudaa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não irei garantir-lhe um final satisfatório... Foi a mesma coisa que aconteceu comigo e consegui resolver com a troca dos diodos.

1ª coisa é verificar se realmente é a placa lógica a causa dos problemas.

Você irá desparafusar a placa removendo-a em seguida. Feito isso ela estará assim:

hd10-1.jpg

(Peguei essa imagem conforme o modelo do seu HD.)

Com a placa sobre a bancada, o que você vai fazer:

Irá testa-la antes para ver se o problema é mesmo a placa.

Feito isso, você irá enxergar 3 diodos:

hd101s.jpg

ATENÇÃO: Você terá que levantar um por um e terá que testar a PLACA e o DIODO. Entendeu? Tirou um diodo, testou a placa, tirou outro diodo e testou a placa... assim por diante.

Digamos que você tirou um diodo, apenas, e a placa ligou... Sabemos então que aquele é a causa de tantas aflições. Fácil: Você irá substituir aquele diodo por um diodo qualquer assim:

Diodo.jpg

Provavelmente, você irá encontrar esse diodo em qualquer lugar, seja numa placa de circuito antiga, loja de eletronica...

ATENÇÃO: Cuidado para não perder as posições corretas dos diodos. Lembrando que todo diodo tem (NEGATIVO E POSITIVO). Se não funcionar de um lado tente do outro.

Irá ficar desse jeito:

pcba-modified.jpg

É isso, qualquer duvida...

BOA SORTE!

Obs.: Se você não souber testar os diodos ou não conseguir levanta-los. Leve em alguma loja de eletrônica próxima e pede para um tecnico especializado fazê-lo para você.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não irei garantir-lhe um final satisfatório... Foi a mesma coisa que aconteceu comigo e consegui resolver com a troca dos diodos.

1ª coisa é verificar se realmente é a placa lógica a causa dos problemas.

Você irá desparafusar a placa removendo-a em seguida. Feito isso ela estará assim:

hd10-1.jpg

(Peguei essa imagem conforme o modelo do seu HD.)

Com a placa sobre a bancada, o que você vai fazer:

Irá testa-la antes para ver se o problema é mesmo a placa.

Feito isso, você irá enxergar 3 diodos:

Diodo.jpg

Provavelmente, você irá encontrar esse diodo em qualquer lugar, seja numa placa de circuito antiga, loja de eletronica...

ATENÇÃO: Cuidado para não perder as posições corretas dos diodos. Lembrando que todo diodo tem (NEGATIVO E POSITIVO). Se não funcionar de um lado tente do outro.

Irá ficar desse jeito:

pcba-modified.jpg

É isso, qualquer duvida...

BOA SORTE!

Obs.: Se você não souber testar os diodos ou não conseguir levanta-los. Leve em alguma loja de eletrônica próxima e pede para um tecnico especializado fazê-lo para você.

Como Seria o teste da placa e do diodo, ligo a placa à fonte? tenho risco de tomar choque? Tenho alicate digital aqui na minha casa, so que ele tem vários modos, qual deles testarei o diodo, i já que a placa estara fora do pc, como saberei que ela funcionou? Desde já valeu

To confiante, acho que vou resolver a bronca hehe.

Amigo encontrei uma pessinha torrada, completamete preta. segue a foto de qual pecinha queimou ;xhd1012.jpg

Ah amigo e esta mesma pecinha que encontra-se preta eu retirei, e testei o HD, nada de ser detectado pelo pc, o pc sequer dá o bip de inicialização.

Ah, já que tirei esta pecinha, terei q repor com alguma outra? algum fio? ou o hd já era?

Amigo desde já adiantando, tenho esse hd com as mesmas especificações, se for substituir pode ser por esse P/N 9SL131-302 , S/N 6VMCZR6F, Firm CC38 Mod. ST3250318A, não to achando 1 com firm, P/n igual ;s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse condensador pode ter sido queimado de consequencia do diodo em curto.

Você tem que achar um condensador com a mesma equivalencia, e repor. Mas lembresse só irá coloca-lo de volta, quando descobrir esse diodo em curto.

Amigo desde já adiantando, tenho esse hd com as mesmas especificações, se for substituir pode ser por esse P/N 9SL131-302 , S/N 6VMCZR6F, Firm CC38 Mod. ST3250318A, não to achando 1 com firm, P/n igual ;s

É a mesma placa? Vê se no chipe tem o mesmo numero em ambos.

Se for... poderá testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse condensador pode ter sido queimado de consequencia do diodo em curto.

Você tem que achar um condensador com a mesma equivalencia, e repor. Mas lembresse só irá coloca-lo de volta, quando descobrir esse diodo em curto.

É a mesma placa? Vê se no chipe tem o mesmo numero em ambos.

Se for... poderá testar.

Cara é impossivel recolocar esse condensador ele é muito pequeno, i o diodo testo ele totalmente fora, ou com apenas um lado fora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara é impossivel recolocar esse condensador ele é muito pequeno, i o diodo testo ele totalmente fora, ou com apenas um lado fora?

Recoloca-lo você não vai, mas terá que arranjar outro novo com a mesma equivalencia.

Tanto faz você testar o diodo, pode ser só com uma perna oo pode tira-lo fora. Mas acho melhor levantar a perninha, porque aí é mais fácil colocar de volta .

BOA SORTE!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recoloca-lo você não vai, mas terá que arranjar outro novo com a mesma equivalencia.

Tanto faz você testar o diodo, pode ser só com uma perna oo pode tira-lo fora. Mas acho melhor levantar a perninha, porque aí é mais fácil colocar de volta .

BOA SORTE!

E como sei a frequência dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E como sei a frequência dele?

Bom, geralmente tem em cima dele, ou do lado. Essa fileira inteira são da mesma equivalência. Tenta ver se você acha algo escrito. Aconselho usar

uma lupa.

Em partes, concordo com o amigo acima. É melhor você levar a placa numa loja especializada no assunto, pois a colocagem desses minusculos componentes, são complicadas. Certifique-se de que saiba colocar, senão... Pode danificar mais ainda. Acredito que os diodos você pode testar numa boa, mas a colocagem desse condensador é complicadissímo!

BOA SORTE!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não irei garantir-lhe um final satisfatório... Foi a mesma coisa que aconteceu comigo e consegui resolver com a troca dos diodos.

1ª coisa é verificar se realmente é a placa lógica a causa dos problemas.

Você irá desparafusar a placa removendo-a em seguida. Feito isso ela estará assim:

hd10-1.jpg

(Peguei essa imagem conforme o modelo do seu HD.)

Com a placa sobre a bancada, o que você vai fazer:

Irá testa-la antes para ver se o problema é mesmo a placa.

Feito isso, você irá enxergar 3 diodos:

hd101s.jpg

ATENÇÃO: Você terá que levantar um por um e terá que testar a PLACA e o DIODO. Entendeu? Tirou um diodo, testou a placa, tirou outro diodo e testou a placa... assim por diante.

Digamos que você tirou um diodo, apenas, e a placa ligou... Sabemos então que aquele é a causa de tantas aflições. Fácil: Você irá substituir aquele diodo por um diodo qualquer assim:

Diodo.jpg

Provavelmente, você irá encontrar esse diodo em qualquer lugar, seja numa placa de circuito antiga, loja de eletronica...

ATENÇÃO: Cuidado para não perder as posições corretas dos diodos. Lembrando que todo diodo tem (NEGATIVO E POSITIVO). Se não funcionar de um lado tente do outro.

Irá ficar desse jeito:

pcba-modified.jpg

É isso, qualquer duvida...

BOA SORTE!

Obs.: Se você não souber testar os diodos ou não conseguir levanta-los. Leve em alguma loja de eletrônica próxima e pede para um tecnico especializado fazê-lo para você.

Maravilha de aula.

Parabéns !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara essa dica foi uma mão amiga, deu uma queda eletrica aqui no meu bairro e uma cliente minha estava com o pc que não queria ligar !!!

Percebi que quando tentava liga-lo ele tava um golpe de giro no cooler do processador e despluguei o HD e liguei de novo o pc !!!

O PC ligou e falei para ela que e Problema era o HD com placa em curto, ela ficou doida, por que havia muita coisa dela lá do curso e faculdade :eek: !!!

Bem disse a ela que tentaria resolver a bronca, dai lembrei desse tópico, fiz os procedimentos logo no primeiro diodo maior, e achei o capeta, o HD ligou bonito !!!

Eu fiz só pegar outro diodo de outro HD antigo e pimba HD resucitado :lol: !!!!

Bem quando levei de volta para ela, ela ficou tão alegre que só faltou me beija, se bem que ela e bem bonita :wub:, mais sempre tem alguém para estragar o momento, namora do dela (_( !!!!

Mais eu recomendaria esse topico como destague para os demais aqui do forum muito boa a dica !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo HD tem fusiveis em media 4 a 8 em alguns caso mais um qualquer tecnico que saiba eletronica sabe idetificar os fusiveis em qualquer circuito eletrônico
E esses fusíveis vêm identificados na PCB tipo "F " ou " FUS " ou não ?

Poderia identificá-los na imagem dos posts anteriores ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!