Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como estabilizar um OP 741


chacalgbi

Posts recomendados

Pessoal, estou fazendo um projeto com PIC16F877A, um uma porta analógica estou pegando a tensão e na outra através de um resistor shunt quero pegar a corrente e assim coloco tudo num display: Tensão / Corrente / Potência.

A questão é, a tensão tá normal, e a corrente mesmo sem nada vai nas alturas! Pesquisei sobre o UA741 (o mesmo que o LM741) e levei ele pra protoboard e acho que descobri o erro: Quando coloco uma pequena tensão, através de um divisor resistivo e com os resistores corretos, ele dá aproximadamente a tensão amplificada correta na saida do 741. Mas quando tiro o sinal de entrada a tensão sobe na saida quase ao valor da alimentação, ou seja 12V! Não sei como não queimou meu PIC, acho que é porque a corrente de saida é só 5mA e eu tirei na hora!!

Então, meu 741 precisa de uma "referência" e ele não tá tendo essa referência. Preciso fazer que sem nenhuma tensão na entrada, a saida fique em 0V.

Alguém pode me ajudar? Será que vou precisar fazer uma fonte negativa?

PS: estou fazendo um amplificador não inversor, só mesmo pra aumentar o ganho.

Segue a foto com os valores que estou usando nos testes.

post-801738-13884961669035_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tive uma experiencia parecida... estava utilizando o lm358, depois o lm741. eles amplificam mas qd o sinal supera aprox 30 a 40mv. então utilizei o lf393 e ele superou amplificando mesmo qd o sinal estava bem abaixo disso..

sobre a questao da tensão da saida subir nas "alturas" insere no circuito diodos nesse esquema, mas fique atento a tensão maxima q espera na saida do amp op.... se nao me engano neste esquema q postei nao deixa ultrapassar aprox 1V..

bom espero que ajude e aguarde mais dicas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem um nome para esse erro é o tensão de offset essa tensão se da pelo fato de os transostores da fase amplificadora não serem iguais mas ja foi pensado como corrigir esse erro veja no link o datasheet ele mostra dois pinos chamados offset null é para anular essa tensão com um ajuste atraves de um potenciometro veja como deve ser feito na quarta imagem do link

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm741.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Primeiro, 741 somente fonte simétrica!, se quiser single supply troque para um LM358 ou 324;

- Segundo poste o esquema atual da engenhoca, acho que ja sei onde está o erro (além de você estar alimentando o 741 com fonte simples)

Abs.

Pessoal, valeu pelas dicas.

Mas foi como o colega Felipe disse. Tem que ser fonte simétrica mesmo. Testei aqui e funcionou.

Eu vi uns esquemas de fonte simétrica aqui e tudo são com trafos. Tem como fazer uma fonte simétrica a partir de uma bateria?

Eu fiz um amperímetro com o CI ICL7107 que vi em um outro tópico (muito bom por sinal, recomendo) e para obter a tensão negativa ele usou um pequeno Ci de 8 pinos: o 7660. Será que posso usar ele tb? Acho que sim né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com uma bateria não mais com duas tem

Carolzinha, o pior é que da pra fazer com uma só, porém a corrente consumida deve ser baixa, senão, sem chance:

http://www.bratfich.com.br/img/fonte_simetrica.jpg

detalhe o operacional também é um 741. Lembrando que a tensão que vai aparecer entre os 0V é de +VBAT/2 e -VBAT/2

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe, valeu pela dica. Vou testar aqui com esse 741 ai que você passou. Para fins de consumo eu acho que não tem problema, porque o 741 que precisa de fonte negativa usa apenas como parâmetro de comparação (eu acho).

O CI ICL7660 tb é um inversor de tensão e fornece 10mA de corrente.

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/maxim/ICL7660-MAX1044.pdf

Obrigado a todos! Pode fechar o tópico!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!