Ir ao conteúdo

Roteador Linksys WRT160N e Dlink DI-524 como access point wireless

doctorderose

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Preciso de ajuda para o seguinte.

Tenho um roteador Linksys WRT160N e um roteador Dlink DI-524.

Quero deixar o Linksys WRT160N como roteador principal e configurar o Dlink DI-524 como access point retransmitindo o sinal do Linksys WRT160N para lugares da casa onde o sinal do Linksys não chega.

Não tenho como fazer a ligação entre os dois roteadores via cabo. Quero que o Linksys WRT160N transmita sinal sem fio para o Dlink DI-524 retransmitir também sem fio.

Só achei tutoriais na internet ensinando a fazer do Dlink DI-524 um access point, mas ligado com fio ao roteador principal, por isso criei esse tópico.

Também gostaria que os dois roteadores transmitissem a mesma rede, ou seja, quando eu entrar na área da casa de abrangência do Dlink DI-524 não precisasse me conectar a outra rede.

Alguma ajuda?

• Membro VIP
Postado

Olá amigo,

Você precisaria de um roteador com a função WDS ou repetidor. Infelizmente o DI-524 não tem, será possível somente com cabo mesmo transformá-lo em Access point.

Esse sistema de não perder a conexão com o roteador não é possível com esses aparelhos mais comuns, você perceberá a mudança de rede ao passar de um para o outro. Existem alguns sistemas mais avançados em que você não percebe a troca de access points, mas é caro e não conheço muito bem, normalmente é usado em grandes instituições.

Aqui na USP em São Carlos já estão implantando isso.

falou

Postado

Obrigado pelas informações Serza.

você sabe se o roteador Linksys WRT160N tem essa função WDS ou repetidor, pois estava pensando em comprar mais um Linksys WRT160N, fazendo do segundo um access point wireless que retransmitiria o sinal do primeiro.

Postado
Só fique de olho pois tem alguns aparelhos que o wds não funciona se voce usar senha wpa psk,só com wep(não sei se é o caso desse que voce quer).

Na verdade gostaria de manter aproteção por senha wpa psk, por isso preciso saber se é possível fazer do Linksys WRT160N um access point wireless repetindo o sinal de outro Linksys WRT160N e se possível mantendo a proteção da rede wi-fi.

• Membro VIP
Postado

APs geralmente possui a função de repetidor.

Mas este modo traz um problema, ele faz com que a performance na rede caia entre 25 a 50% porque utiliza o mesmo canal para retransmitir pacotes. Desta forma, se existe problema de sinal, não é interessante utilizar este tipo de conexão pela performance muito aquém do esperado.

Postado
APs geralmente possui a função de repetidor.

Mas este modo traz um problema, ele faz com que a performance na rede caia entre 25 a 50% porque utiliza o mesmo canal para retransmitir pacotes. Desta forma, se existe problema de sinal, não é interessante utilizar este tipo de conexão pela performance muito aquém do esperado.

Mas você quer dizer que cai a performance do sinal do roteador principal ou do sinal do access point? Não entendi direito, favor explicar melhor.

• Membro VIP
Postado
Obrigado pelas informações Serza.

você sabe se o roteador Linksys WRT160N tem essa função WDS ou repetidor, pois estava pensando em comprar mais um Linksys WRT160N, fazendo do segundo um access point wireless que retransmitiria o sinal do primeiro.

Olha amigo, dei uma olhadas e parece que esse Linksys também não tem configuração WDS.

att.

Postado
Olha amigo, dei uma olhadas e parece que esse Linksys também não tem configuração WDS.

att.

Qual roteador com WDS você recomenda e que converse bem com o meu Linksys?

• Membro VIP
Postado
Mas você quer dizer que cai a performance do sinal do roteador principal ou do sinal do access point? Não entendi direito, favor explicar melhor.

A performance total do sistema. Existe essa explicação no fórum, mas porque eu estou com tempo vou tentar ilustrar.

Você tem um valor para implantar uma estrada, se a estrada for menor, você poderia aplicar em múltiplas vias, ao passo que se ela for maior ela seria uma estrada de mão dupla simples.

Fazendo a analogia que pacotes são carros, ao adicionar um repetidor, mais carros passam a trafegar na estrada, ela vai mais longe, mas como tem mais carros trafegando pode haver sempre uma limitação do números de carros na estrada.

Ao passo que se você adicionar um outro AP, como outra sub-rede sem fio, mas utilizando a mesma rede IP ambas as estradas seriam de múltiplas vias porém sempre que fosse necessário comunicação entre elas passariam pelo acesso do cabo.

Uma opção para seu caso, onde você provavelmente não pode (ou não quer) utilizar um cabo é o powerline. Assim você usa o bridge direto para prover acesso ao dispositivo via cabo ou então, depois do powerline você conecta outro roteador ou AP.

Obs: O Rangeexpander é um repetidor. Ele aumentará o alcance de sua estrada, mas deixará ela sempre com menor vazão de carros!

• Membro VIP
Postado

Olá amigo,

O ideal acredito seria arranjar um modelo da linksys, mas é para funcionar com roteadores de outras marcar.

Andei pesquisando e o Tp-Link 941ND possui WDS, é um roteador que o pessoa do forum gosta muito, tem a versao gigabit que é o tp-link 1043ND deve ter WDS também, nao tenho certeza.

Existe alguns modelos da Edimax, como o 7209, o 6204wg, esses aparelhos da Edimax tem muitos recursos peculiares que os mais comuns nao tem, é bom dar uma pesquisada para ver qual o modelo mais atual, esses modelos que eu passei ainda sao vendidos no Mercado Livre.

falou

Postado
Olá amigo,

O ideal acredito seria arranjar um modelo da linksys, mas é para funcionar com roteadores de outras marcar.

Andei pesquisando e o Tp-Link 941ND possui WDS, é um roteador que o pessoa do forum gosta muito, tem a versao gigabit que é o tp-link 1043ND deve ter WDS também, nao tenho certeza.

Existe alguns modelos da Edimax, como o 7209, o 6204wg, esses aparelhos da Edimax tem muitos recursos peculiares que os mais comuns nao tem, é bom dar uma pesquisada para ver qual o modelo mais atual, esses modelos que eu passei ainda sao vendidos no Mercado Livre.

falou

Beleza!

Obrigado pelas intormações Serza!

Vou pesquisar sobre esse Tp-Link 941ND.

Abraço

Interessante esse expansor de alcance da Cisco.

Mas andei pesquisando e parece que ele não é comercializado aqui no Brasil.

Alguém sabe mais informações sobre esse produto? Alguém tem ele ou já viu um funcionando?

Postado
Olá amigo,

falou

o Tp-link tl-1043nd tem wds brigde

haolsi

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!