Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vostro 3450/3550 x HP DV6150


SacaSoh

Posts recomendados

Prezados amigos do fórum,

Peço auxílio na escolha de meu próximo notebook. Não usarei Bluray, nem faz diferença o número de portas, acessórios, etc.

Como o nome do tópico demonstra, em suma as perguntas seriam:

Um vostro com i5-2450M (2,4ghz - 3,0ghz turboboost) e ATI 6630m se sairia melhor em jogos relativamente pesados em CPU, tais como estratégia (série Total War e games da Paradox Interactive, mas também tenho jogos que creio serem GPU bound, como The Witcher 2) do que o HP DV6150, com sua a4-3300M (que um blogueiro que lida com overclock me garantiu que, dado ter somente 2 núcleos, rodaria 24/7 com over @2,5ghz) e sua placa ATI 6750m?

Apesar de a 6750M usar GDDR5, não creio que em baixas resoluções (1366x768) tal tenha um grande impacto.

Além disso, peço a opinião de vocês para saber se uma tela de 14" (Vostro 3450) faria alguma diferença para as de 15,6" (eu tenho um DV6 3240BR). Uso o notebook somente algumas horas, aos finais de semana.

EDIT: Galerinha, após passar essa semana considerando os notebooks mencionados (e tendo flertado com alguns remanufaturados DV7 que estão no ML), efetuei minha compra:

Avell Titanium T5160 FDJ

Para tornar a história curta especificarei os pontos que me fizeram tomar essa decisão:

1º: tela de 15,6" com 1600x900 de resolução. Apesar de haver um Avell com o mesmo preço, mesmo hardware (exceto alguns detalhes, como leitor biométrico - que, após usar o do DV6-3240br, eu garanto que é um excelente acessório - e bluetooth), a tela FullHD me fez evitar esse modelo. 2 motivos: resolução muito alta para uma tela muito pequena, resolução muito alta para uma GPU fraca (GT540M).

Os únicos jogos que jogarei no notebook serão de estratégia (Paradox Interactive, a série Total War) e alguns "management", como Football Manager 2012 e Simcity 4. Não ligo de bater um BF3 no low se der na telha. A resollução de 1600x900 é muito mais confortável que a de 1366x768 nesses tipos de jogos, e não tão alta que deixa as fontes e interface ingame muito pequenas.

2º: Processador i5-2430M. Por experiência própria (O PC que montei para minha namorada é AMD, meu note anterior era AMD, meu PC atual é intel) e por consulta a benchmarks, sei que o i5 detona completamente o Phenom em matéria de jogos, que raramente utilizam mais de 2 cores (mas cito alguns exemplos de jogos que eu jogo que utilizam mais de 2 cores: FM12, Supreme Commander, ArmA 2, Achtung Panzer; mesmo assim o i5 sendo bem mais rápido que meu Phenom N850 com 3 cores, os jogos simplesmente não "escalam" a performance linearmente de acordo com o número de cores). Além do mais, para o meu estilo de jogos, o processador costuma ser o fator determinante na performance e não a GPU. De qualquer manera, em alguns benchs de games "GPU bound", a diferença de processador foi o suficiente para garantir os fps que a GPU mediocre e a resolução mais alta teriam removido. Tendo que ser considerado o fato dos driver NVIDIA geralmente serem melhores que os AMD. Eu tenho uma HD6870 e sei como é complicado de vez em quando).

3º: Garantia de 3 anos. Bem, apesar de com um valor aproximado ao que eu paguei (R$2.138,00) eu conseguir um remanufaturado de 17", com um processador similar, e uma placa de vídeo muito mais f*da que a do Avell, a garantia 3x maior que as oferecidas pelo pessoal do ML (36 meses X 12 meses) com uma loja física reconhecida (contra a garantia do vendedor do ML, lol) fez eu aceitar esse preço.

Enfim, agradeço a todos que deram conselhos aqui, e desculpe por ter f*odido a premissa da thread (Vostro x HP = Avell???). Assim que estiver com o note em mãos (provavelmente segunda-feira) irei tentar arrumar uma cam para fazer uma review aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, como você vai usar para jogos é mais importante a placa de vídeo, então o HP se sai melhor. E sim o fato da 6750m ser GDDR5 influencia sim mesmo sendo em 1366x768 dependendo do jogo. E a respeito do tamanho da tela eu ainda acho melhor ir de HP apesar da reasolução ser a mesma para mim o conjunto é melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço das palavras do colega acima as minhas, e vou dar minhas opiniões...

Mesmo em jogos que usam mais CPU que o normal, o mais determinante continua sendo a GPU. O processador, acredito que, desde que a bios tenha opções de overclock (o que eu não sei) ele rodaria tranquilo a 2.5GHz, afinal, esse é o clock que ele alcança no Turbo Core. A tela faz uma boa diferença, tirando o caso de carregar muito o notebook pra lá e pra cá, aí seria melhor de 14".

O que não entendi foi se tem um dv6-3240br porque quer comprar um desses, com configuração tão similar? Afinal, é o blu-ray o grande diferencial do dv6-6150br em relação ao dv6-3240br.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que não entendi foi se tem um dv6-3240br porque quer comprar um desses, com configuração tão similar? Afinal, é o blu-ray o grande diferencial do dv6-6150br em relação ao dv6-3240br.

Não haverá custo, nenhum absolutamente, para que eu troque o note. Busco apenas um aumento de performance.

Estou realmente em duvidas, especialmente porque em meu desktop, saindo de um AMD para um Intel, tive um ganho de performance muito grande. Além disso, não sei se o A4-3300M acabará sendo um bottleneck para a 6750M.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O aumento de performance será ínfimo. O processador do Vostro é i5, melhor que o seu atual Phenom II n850, mas em jogos a diferença é quase nada e a GPU do Vostro é do mesmo nível da do dv6-3240br. No dv6-6150br, o processador dele é inferior ao Phenom II n850, apesar da GPU ser superior, todavia, apesar do dv6-6150br ser melhor pra jogos, a diferença também não é tão grande assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo conjunto da obra eu ficaria com o VOSTRO meu caro conterrâneo...

Se puder esticar e pegar o modelo com A6-3500M, que é Quad-Core, ai a coisa já muda de figura, mas como tu mesmo disse, esse A4 vai acabar empacando o resto. Outra vantagem do modelo com A6 é a tela full HD, ai sim fica show de bola...

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo conjunto da obra eu ficaria com o VOSTRO meu caro conterrâneo...

Se puder esticar e pegar o modelo com A6-3500M, que é Quad-Core, ai a coisa já muda de figura, mas como tu mesmo disse, esse A4 vai acabar empacando o resto. Outra vantagem do modelo com A6 é a tela full HD, ai sim fica show de bola...

falou <o.

xD

Agradeço a contribuição. Ressalto que não tenho interesse em entrar em uma faixa de preço maior, nem tenho a necessidade de ter uma tela Full HD, na maior parte do tempo estou em meu desktop, usando o notebook aos finais de semana.

Outro fator que me chama a atenção é a capacidade de overclock da 6630M (exceto a memória, que não é DDR5).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sichieri, no geral o Vostro é um notebook melhor, principalmente pelo processador matador, mas em jogos praticamente não vai ganhar nada performance (se ganhar) do notebook atual dele. E lembrando que mesmo o i5 sendo duas vezes mais forte que o A4, o dv6-6150br tem desempenho melhor em jogos pesados, é a placa de vídeo melhor que pucha a carroça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

As configurações são muito parecidas, apesar de não envolver custo, o ganho será pequeno entre os aparelhos já que estão praticamente no mesmo nível, a título de jogos a GPU manda não tem como negar, neste caso o DV6-6150 seria a opção. Se você faz mais do que somente jogar no notebook, o conjunto do Vostro é mais indicado e para mobilidade o de 14" é ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Beleza pessoal !!!

Também estava na dúvida com relação a esses Notebooks. Resolví optar pelo HP dv6 6150br por conta da placa de vídeo e facilidade de overclock do A4 pelo k10stat. No meu caso, o HP sairia (e saiu) por R$1700,00 + R$ 140 (+1 ano de garantia) = R$ 1840 toatal e o Vostro 3550 sairia por 2350 (com frete para Goiânia e apenas 1 ano de garantia). Por essa diferença de preço eu optei pelo HP.

Conselho: se os valores dos dois aparelhos ficarem parecidos (R$100 + ou -) eu recomendo comprar o Vostro (mais robusto, garantia na sua casa, sem notícias de problemas frequentes de BGA, processador sensivelmente melhor), enfim, um conjunto melhor. Mas como eu disse, o Vostro 3550 para mim NÃO VALIA uma diferença de R$400. E nem mesmo o HP dv6 6170br também não vale essa diferença de preço se comparado ao 6150br.

Com relação ao overclock (nem sei se poderia chamar o que eu fiz de overclock) do processador A4, ele é bem simples. Adicionando undervolt as temperaturas não sobem muito não e o desempenho em jogos aumenta um pouco. Basicamente A4 stock (70 graus em média nos jogos), A4 2,5 GZ constante com o k10stat e undervolt para 1,135 (78 graus em média nos jogos e ganho de 3-4fps de média no MW3 que eu testei).

Forte abraço !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!