Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Servidor caseiro da arquivos e banco de dados


Posts recomendados

Olá amigos!

Bom, preciso montar uma máquina nova de ótimo desempenho.

Não sou muito assíduo aqui no Fórum, mas li as Regras e pesquisei um pouquinho, acredito que esta seja a seção correta para criar este tópico - pois essa máquina NÃO será para Jogos, mas qualquer problema ou qualquer besteira que eu faça, peço a Moderação que me perdoe e me corrija.

Vamos ao que interessa: sou profissional da área de TI (DBA Oracle), portanto trabalho muito com software, mas estou muito desatualizado em relação a Hardware para micros. São muitas novidades o tempo todo e fica complicado conseguir se atualizar.

Bom, recentemente perdi um HD de 1 TB - com todos meus arquivos pessoais, sem backup, etc. Agora pretendo montar outra máquina nova, inclusive com RAID + HD externo com eSata para backup, para diminuir meus riscos de acontecer isso novamente.

Eu não uso para JOGOS, portanto não preciso de várias placas gráficas caríssimas. Meu foco é alto desempenho principalmente de I/O.

Tenho hoje uma BASE, alguns componentes que me foram oferecidos pelo meu fornecedor, mas queria uma ajuda de vocês para ver se esses componentes realmente são de boa qualidade, quais eu posso comprar tranquilamente e quais eu preciso reconsiderar e talvez trocar por outro.

A minha necessidade é a seguinte: quero montar uma máquina com um HD SSD e mais 2 discos SATA 3 em RAID 1 de pelo menos 1 TB, 16 GB de RAM (inicialmente, e já deixar mais 2 slots livres pra upgrade num futuro próximo para 32GB).

Placa de vídeo: como já citei, não uso pra jogos, mas quero uma de qualidade razoável que rode tranquilamente um filme em Full HD.

Por que preciso de tanto desempenho?

- Vou instalar VM's nesta máquina. So principal será Windows 7, mas terei vm's com Linux, com servidores de banco de dados Oracle e também servidores de aplicação, rodando aplicações de B.I., entre outras coisas. Por isso bastante memória RAM e também velocidade máxima em I/O, transferência de dados, etc.

Faço muitos downloads também e é importante portas USB 3.0 para transferir meus downloads para HDs externos e pendrives.

Me foram oferecidos os seguintes modelos, que são o que tenho como base de referencia hoje:

placa-mãe (1155) ASUS P8Z68-V PRO S/V/R/BT
PROCESSADOR INTEL PENTIUM CORE I5 2500 3.3GHZ 6MB LGA1155 BOX
MEM DDR3 8GB 1600MHZ CORSAIR VENGEANCE
SSD 90GB CORSAIR SATA 3 FORCE 2.5" CSSD-F90G
HD SATA3 1.0TB SEAGATE 7200 32MB
FONTE ATX 850W ENTHUSIAST SERIES 80 PLUS BRONZE V2 s/cabo de força

- Monitor eu já tenho, quero me focar somente na montagem dos componentes principais, ou seja, tudo que vai dentro do gabinete... rs...

- Vale a pena investir em um i7? Qual o melhor i7 pro meu caso na questão custo x benefício? O que me sugerem?

- Corsair é uma boa marca pra HD SSD?

- Já tive varios problemas com HDs seagate. Wester Digital de 1TB com 64M seria melhor? é confiável? qual modelo recomendam?

- Preciso também de um gabinete pra tudo isso, qual recomendam?

- Placa-mãe, o que acham? Esse modelo é bom? Gosto de placa da Intel, mas não sei se há algum modelo da Intel com configuração melhor que este da Asus (velocidade de barramento, velocidade dos SATA, USB 3.0, etc...). O que acham? Qual recomendam? Troco este modelo?

Valor disponível: de 3 a 4 mil reais.

Toda ajuda é bem-vinda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!