Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ASUS M5A78L-M LX com Bulldozer FX-6100


Posts recomendados

Olá a todos!!

Comprei uma máquina recentemente e estou tendo alguns problemas com ela, principalmente na configuração da BIOS. A Placa-mãe oferece algumas utilidades de melhoria de CPU mas aparentemente, qualquer uma delas que e ligue, faz meu pc desligar do nada em algum momento. =/

Eu desabilitei todas e o pc está rodando legal, mas parece que poderia ter mais dele. Vou postar aqui as opções de CPU e se alguém puder me ajudar a configurar eu agradeço MUITO! (E se alguém quiser palpitar em mais alguma coisa que seja bacana, faça esse favor).

GART Error Reporting

Microcode Updation

Secure Virtual Machine Mode

Cool 'n' Quiet

C1E Support

Advanced Clock Calibration[Disabled][Auto][All Cores][Per Core]

-> Unleashing Mode

-> Active CPU Cores

--> 2nd/ 3rd/ 4th Core [on][off]

--> Value[vai de -12% a 12%]

(as setas indicam submenus)..

Têm várias opções de JumperFree Configuration também. Se for necessário eu posto elas aqui também.

Muito obrigado povo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos!!

Comprei uma máquina recentemente e estou tendo alguns problemas com ela, principalmente na configuração da BIOS. A Placa-mãe oferece algumas utilidades de melhoria de CPU mas aparentemente, qualquer uma delas que e ligue, faz meu pc desligar do nada em algum momento. =/

Eu desabilitei todas e o pc está rodando legal, mas parece que poderia ter mais dele. Vou postar aqui as opções de CPU e se alguém puder me ajudar a configurar eu agradeço MUITO! (E se alguém quiser palpitar em mais alguma coisa que seja bacana, faça esse favor).

GART Error Reporting

Microcode Updation

Secure Virtual Machine Mode

Cool 'n' Quiet

C1E Support

Advanced Clock Calibration[Disabled][Auto][All Cores][Per Core]

-> Unleashing Mode

-> Active CPU Cores

--> 2nd/ 3rd/ 4th Core [on][off]

--> Value[vai de -12% a 12%]

(as setas indicam submenus)..

Têm várias opções de JumperFree Configuration também. Se for necessário eu posto elas aqui também.

Muito obrigado povo!

Olá,

Qual sua configuração completa? Quando você percebe que poderia tirar mais da maquina? Ou é simplesmente para leva-la ao extremo( eu adoro fazer isso, somente por fazer :D).

As funções acima não vão te ajudar muito o Advanced Clock Calibration só funciona em processadores da geração anterior(Phenom, Athlon, Sempron) que possuiam núcleos desativados, seu FX não permite isso...

A maneira mais fácil de tirar mais do seu FX é aumentando o multiplicador de frequencia que no seu processador é desbloqueado.

Porém isso se trata de overclock caso queira seguir por esse caminho é vital postar sua configuração completa com a marca da fonte no link abaixo, já que over implica em risco se não for feito com o estudo apropriado:

http://forum.clubedohardware.com.br/placas-mae-processadores/f13?f=13

Boa sorte,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmmm.. Realmente foi de muita ajuda sua resposta. Não sabia mesmo que não funcionava no meu =X..

Mas enfim, eu não gostaria de levar ela ao extremo não. Primeiro porque não mexo com Hardware há muito tempo, segundo que a máquina é (ou deveria ser) mais usada para trabalho que pra diversão.

Na verdade, eu não faço ideia do quanto eu conseguiria a mais com ela. Só gostaria mesmo de deixar a BIOS configurada certinho para esse processador para ter o que ele pode oferecer, entende?

Aqui vai a configuração dele:

Placa-mãe: MB ASUS AMD 940 M5A78L-M LX

CPU: AMD Bulldozer FX-6100 Six Core 3.3GHZ 14MB AM3+

Memória: DDR3 8GB PC1333

Vídeo: GeForce 450GTS 1GB

Fonte: 500W reais WISECASE WSCW-500W-1*12-K

Acho que é isso... Se puder me dar algum conselho, estamos aí! =D

Mas muito obrigado mesmo de qualquer forma!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já atualizou a bios para a versão compatível? (http://br.asus.com/Motherboards/AMD_AM3Plus/M5A78LM_LX/#CPUS)

se puder nos ajudar a fazer uma comparação de desempenho, estaria disposto a testar o superpi desenvolvido para usar instruções SSE2 e 3?

SSE2: http://i4memory.com/AMD64_tools/superPi/super_pi_SSE2.zip

SSE3: http://i4memory.com/AMD64_tools/superPi/super_pi_SSE3.zip

Basta marcar para calcular o 1M: http://en.wikipedia.org/wiki/Super_PI

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já atualizou a bios para a versão compatível? (http://br.asus.com/Motherboards/AMD_AM3Plus/M5A78LM_LX/#CPUS)

se puder nos ajudar a fazer uma comparação de desempenho, estaria disposto a testar o superpi desenvolvido para usar instruções SSE2 e 3?

SSE2: http://i4memory.com/AMD64_tools/superPi/super_pi_SSE2.zip

SSE3: http://i4memory.com/AMD64_tools/superPi/super_pi_SSE3.zip

Basta marcar para calcular o 1M: http://en.wikipedia.org/wiki/Super_PI

obrigado

Já atualizei a BIOS sim. Está com a última versão. Aliás, tive que atualizar, pois a versão que veio nem aceitava meu processador.

Quantos aos testes, faço sim! Com certeza! Confesso que nem sei do que se trata, mas faço sim =b. Só que só vou poder segunda-feira, pois o pc está no escritório.

Obs.: A BIOS também tem ajustes de JumperFree Configuration. Nem compensa ver do que se trata também?

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu amigo!

olha, esses FX atuais são meio novos pra galera por essas bandas, o que eu sei é que fazendo over nele você pode ter algum ganho de desempenho, mas não adianta aumentar somente o clock do processador, tem de aumentar tudo.

uma dica abaixo de como fazer over em processadores Phenom X6 deve ajudar um pouco, mas há limites a serem considerados, como seu cooler não pode ser o que vem na caixa, precisa de outro mais potente, limite que as memorias suportam e a ventilação do gabinete.

apesar de geralmente relatarem ser preciso desativar os mecanismos de redução de consumo, como C1E e Cool'nQuiet, eu recomendaria tentar manter ativo ao menos o C1E, isso por conta do processador não precisar ficar 100% do tempo no clock máximo, a menos que o preço a mais na conta de luz não seja problema para você.

http://www.noticiastecnologicas.com.br/2009/05/como-fazer-overclock-em-processadores.html

no geral o que se pode tentar sem fazer overclock e baixar aos poucos os tempos das memórias ou tentar aumentar um pouco o clock, mas tudo isso é experimental, varia de máquina para máquina, tem memórias que aceitam over e outras não, assim como tem processador que aceita over altíssimos e outros não.

a otimização do equipamento vai de testar aos poucos item por item, ai você vai sentindo se vale a pena ou não, e as vezes dá pane mesmo e você precisa voltar em alguma coisa, por isso é bom ir anotando e mudando uma coisa de cada vez.

http://adrenaline.uol.com.br/forum/cpu-s-placas-mae-e-memorias/312734-memorias-topico-dedicado-testes-overclock-e.html

apenas acrescentando aqui, tem links onde fazem testes com o bulldozer, basta ver no google, um deles mostra várias configurações de over e se há benefício

http://www.tomshardware.com/reviews/bulldozer-efficiency-overclock-undervolt,3083.html

lembro de ter visto um teste onde há ganho se é feito over em tudo, mas não lembro onde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já atualizou a bios para a versão compatível? (http://br.asus.com/Motherboards/AMD_AM3Plus/M5A78LM_LX/#CPUS)

se puder nos ajudar a fazer uma comparação de desempenho, estaria disposto a testar o superpi desenvolvido para usar instruções SSE2 e 3?

SSE2: http://i4memory.com/AMD64_tools/superPi/super_pi_SSE2.zip

SSE3: http://i4memory.com/AMD64_tools/superPi/super_pi_SSE3.zip

Basta marcar para calcular o 1M: http://en.wikipedia.org/wiki/Super_PI

obrigado

Então, não estou conseguindo enviar os resultados do superpi.. (ignorante viu... -.-')

Como faço? Colar dá erro no servidor e não consigo anexar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, não estou conseguindo enviar os resultados do superpi.. (ignorante viu... -.-')

Como faço? Colar dá erro no servidor e não consigo anexar...

bom, se quiser mostrar a tela basta pressionar o botão [Print Scrn] que é o Print Screen, ele copia a tela e você poderia usar o Paint ou outro programa para salvar a imagem.

mas não precisa desse trabalho, basta dizer quantos segundos gastou para calcular 1M em cada versão (SSE2 e SSE3). O PhenomII 955 gasta 21segundos nessas versões, elas só mostram o tempo inteiro, sem milésimos de segundo.

valeu a força!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, se quiser mostrar a tela basta pressionar o botão [Print Scrn] que é o Print Screen, ele copia a tela e você poderia usar o Paint ou outro programa para salvar a imagem.

mas não precisa desse trabalho, basta dizer quantos segundos gastou para calcular 1M em cada versão (SSE2 e SSE3). O PhenomII 955 gasta 21segundos nessas versões, elas só mostram o tempo inteiro, sem milésimos de segundo.

valeu a força!

Ahhhh!! É só isso que precisa? Achei que precisava de todos os números lá.. Aqui demorou 25s. Depois posto o print! :D

Se pudesse me falar o que isso quer dizer também eu agradeço.. hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhhh!! É só isso que precisa? Achei que precisava de todos os números lá.. Aqui demorou 25s. Depois posto o print! :D

Se pudesse me falar o que isso quer dizer também eu agradeço.. hehehe

é o cálculo do número Pi (3,1415926535...) com milhoes de casas decimais, esse programa efetua esse cálculo tanto usando instruções x87, que são antigas, desde os tempos dos primeiros pcs, até essas versões com SSE2 e SSE3.

Resumidamente:

SSE2 são instruções de ponto flutuante que visam substituir as x87.

SSE3 são instruções de ponto flutuante que também podem substituir as x87, mas são feitas para "contribuir" com as SSE2.

veja no link http://pt.wikipedia.org/wiki/SSE

sobre o x87: http://pt.wikipedia.org/wiki/X87

temos visto que as x87 estão sendo retiradas dos processadores AMD mais modernos, por conta de já ter instruções mais eficientes, como há versões x87, SSE2 e SSE3 para esse programa havia uma dúvida se o desempenho ficaria melhor comparando um PhenomII contra o FX.

como disse, um PhenomII 955 com 3,2GHz fez o mesmo cálculo em 21segundos, isso nos mostra se essas instruções trabalham de modo mais eficiente ou não nas novas versões da AMD, quanto menor o tempo, melhor.

seu processador tem clock de 3,3GHz em uso normal, com overclock de fábrica ele chega a 3,9GHz, provavelmente ficou em 3,9GHz durante o teste do SuperPi, apesar do tempo "ruim", há outros fatores que podem ter comprometido o teste, como ninguém mais atualizou essas versões SSE, não sei se andaram compilando nos programas da Intel que tinham problema com processadores AMD ou se o software tem algum bug que possa estar utilizando estas instruções de maneira pouco eficiente.

valeu! obrigado por compartilhar esses testes!! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera sera que não é uma boa ele trocar essa fonte não em ?

dependendo da quantidade do over,não sei se essa fonte aguenta com essa config !!!

talvez colocando uma OCZ,uma CORSAIR...Etc

varias marcas boas a um preço acessivel

a Mobo é a mesma da minha config,e também estou pensando em passar para os Bulldozer

então vamu caprixar nas dicas ai que também serverm pra mim hehe :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar da M5A78L-M LX ter um bom potencial pra over com os phenom, não se sabe como ela se comportaria com os FX. Eu apenas recomendo que use o Asus PC Probe II pra medir as voltagens fornecidas pela fonte, e veja o teste da mesma aqui no Clube do Hardware(sua fonte Wisecase) para se certificar da estabilidade de voltagens. Pro Over, tanto placa-mãe quanto memórias e fonte precisam estar preparadas. Eu só recomendo OverClock pra quem tem fontes de primeira(com PFC e tudo mais, como a CX430V2 ou a Antec NEO eco 400w...).

Com o ASUS PC Probe II, realize alguns testes de stress com superpi e wprime no pC. E confira o review de sua fonte, eu não conheço, não sei dizer pra você qual é o naipe dela...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Eu estou querendo comprar um bulldozer, mas não sei se ele é melhor que o phenom ii, já aproveitando o tópico, alguém ai já fez uns testes com esse FX 6100? Será que precisa de overclock, o unico jogo até hoje que eu sofri com processador foi o GTA IV, os outros até que o C2D guenta rodar, quero algo como um phenom x4 ii 965 ou melhor, só queto meio duro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Galera preciso de ajuda:

Configurações:

Placa Mãe: Asus M5A78L-M LX

CPU: Bulldozer FX-8120

Memória Ram: 2X 4GB AMD 1666 Hz

Placa de video: Integrada, por enquanto (futura 6950)

Bom o que gostaria de saber é;

Sei que é necessário que seja feito o update nas bios para que a minha placa mãe aceite meu CPU, porém mesmo após eu ter feito este update depois que inicializo a máquina ele diz que meu CPU não é compatível com a placa, dando-me duas opções, F1 - Setup F2 - NVRAM, com o F2 eu consigo ligar normalmente o PC e foi até assim que atualizei as bios, só que tem dois problemas, baixei o medidor de desempenho do meu processador e constatei que ao deixar ele um tempo parado todos os cores dele começam a trabalhar no máximo e ao mesmo tempo o que força bastante o computador e é perceptível no barulho que os coolers fazem ao serem obrigados a tratar com tanta demanda de calor, outro problema é que a placa de video integrada da minha placa mãe está começando a distorcer as imagens dos jogos 3D, não sei se ela está queimando, o que seria um absurdo já que tenho a placa mãe a míseros dias ou se é algum problema de driver ou configuração, queria deixar claro com relação aos gráficos que eles estavam normais a algum tempo atrás e esta mudança foi repentina! E se quando eu comprar a placa de video 6950 vai ser necessário que eu troque a placa mãe.

Agradeço qualquer ajuda! :) Um bom dia a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Fala amigos beleza? Sou novo aqui, logo mais vou ler as regras do fórum, e aproveitando do mesmo, vim pedir um auxilio, seguinte!

Comprei uma mobo M5A78L-MX Igual a do nosso amigo Kcio, e eu estou tendo problemas, fiz download de um jogo, e ele da tela azul, reinicia , eu jogo Battlefield 3 , e nunca deu problema. Meu processador é um FX4100, 4gb DDR3. Certo. Alguém pode me auxiliar a como resolver? Fucei aqui e vi no minudump do windows.

"Crash dump directory: C:\Windows\Minidump

Crash dumps are enabled on your computer.

On Tue 07/08/2012 05:42:59 GMT your computer crashed

crash dump file: C:\Windows\Minidump\080712-17440-01.dmp

This was probably caused by the following module: ntoskrnl.exe (nt+0x70040)

Bugcheck code: 0x101 (0x31, 0x0, 0xFFFFF88002D63180, 0x2)

Error: CLOCK_WATCHDOG_TIMEOUT

file path: C:\Windows\system32\ntoskrnl.exe

product: Microsoft® Windows® Operating System

company: Microsoft Corporation

description: NT Kernel & System

Bug check description: This indicates that an expected clock interrupt on a secondary processor, in a multi-processor system, was not received within the allocated interval.

This appears to be a typical software driver bug and is not likely to be caused by a hardware problem. This problem might be caused by a thermal issue.

The crash took place in the Windows kernel. Possibly this problem is caused by another driver which cannot be identified at this time.

"

Se alguém souber, agradeço

Bom dia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala amigos beleza? Sou novo aqui, logo mais vou ler as regras do fórum, e aproveitando do mesmo, vim pedir um auxilio, seguinte!

Comprei uma mobo M5A78L-MX Igual a do nosso amigo Kcio, e eu estou tendo problemas, fiz download de um jogo, e ele da tela azul, reinicia , eu jogo Battlefield 3 , e nunca deu problema. Meu processador é um FX4100, 4gb DDR3. Certo. Alguém pode me auxiliar a como resolver? Fucei aqui e vi no minudump do windows.

"Crash dump directory: C:\Windows\Minidump

Crash dumps are enabled on your computer.

On Tue 07/08/2012 05:42:59 GMT your computer crashed

crash dump file: C:\Windows\Minidump\080712-17440-01.dmp

This was probably caused by the following module: ntoskrnl.exe (nt+0x70040)

Bugcheck code: 0x101 (0x31, 0x0, 0xFFFFF88002D63180, 0x2)

Error: CLOCK_WATCHDOG_TIMEOUT

file path: C:\Windows\system32\ntoskrnl.exe

product: Microsoft® Windows® Operating System

company: Microsoft Corporation

description: NT Kernel & System

Bug check description: This indicates that an expected clock interrupt on a secondary processor, in a multi-processor system, was not received within the allocated interval.

This appears to be a typical software driver bug and is not likely to be caused by a hardware problem. This problem might be caused by a thermal issue.

The crash took place in the Windows kernel. Possibly this problem is caused by another driver which cannot be identified at this time.

"

Se alguém souber, agradeço

Bom dia!

Poste a sua configuração completa. E caso esse problema ocorra principalmente em jogos ou qualquer aplicativo que faça uso da placa de vídeo, considere testar a mesma em outro computador.

Sei que é uma pergunta *****, mas quando trocou de processador e placa-mãe, formatou o PC? Sei que vão me dizer que não precisa, mas prefiro ser precavido e optar por fazer a formatação e reinstalar o sistema operacional do que conviver com possíveis travamentos e telas-azuis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Japz, formatei sim! Já formatei umas 2 vezes depois que montei essa configuração.

Placa Man M5A78L-MX LX

Memória 4GB Markvision 1333

HD 500 Seagate

VGA 9800GT 1GB 256bit

Fonte 500w C3Tech

Processador FX4100 Quad Core 3.6

Eu acho ser o clock , cheio de frescura , tem de configurar , calibrar, engraçado que Battlefield roda tranquilo, já o Prototype 2 não. Quando ele vai usar o 2 núcleo do processador ele da a tela azul, deixei em modo x2, x4, nada, mas resolver é aí que ta. Terei que trocar o processador? Espero que alguém já tenha visto isso,

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 9 meses depois...

Pow amigo estou Tendo um problema aqui com a minha placa-mãe tambein cara ASUS M5A78L-M LX pow as vezes quando to jogando ela reinicia cara eu tenho o Fx 6100 4gb cara o que posso fazer você sabe (s) ?

Amigo eu tenho o mesmo processador e a mesma novo, e acabei de resolver o mesmo problema, o PC reinicia sempre q o processador chega em 50C , resolvi desligando o Q-Fan (power > hw monitor configuration > Q-Fan disabled.

Mas acredito ter alguma solução diferente, a é e também troquei minha pasta térmica porque a q eu tinha colocado tava vencida a 5 anos kkkk

Se alguém souber alguma configuração pra n ficar reiniciando sem desligar o q-fun me avisem!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!