Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cuidado com ds18x20 !!!!!!


aphawk

Posts recomendados

Apenas para dar um aviso para poupar um montão de trabalho...

Sexta-feira eu fui à Santa Ifigênia aqui em SP, para adquirir alguns componentes para fazer alguns projetos no tutorial novo, entre eles comprei o DS1820, DS18S20, e DS18B20 , em duas lojas diferentes. Comprei duas peças de cada um.

Fiquei dois dias maluco.... todos eles mediam temperaturas muito acima da correta, e alguns ainda paravam de comunicar.....

Fiz trocentos códigos diferentes, mudei o cristal, enfim, nada que eu fizesse resolvia, e para mim era impossível 3 componentes diferentes apresentarem defeito.

Hoje de madrugada bateu o desespero, e resolví pesquisar na NET. Pesquisei o site 1wire.org, que apresenta tudo sobre essa tecnologia, e tinha uma relação de problemas de fabricação de alguns modelos.....

ACHEI O PROBLEMA : O LOTE DOS COMPONENTES DS18X20 QUE USA O DIE B7 ESTÁ DEFEITUOSO !!!! Os modelos afetados são os 3 que seguem : DS1820 , DS18S20 , e DS18B20 .

Basta pegar o CI na mão, e ler a segunda linha , se ao final estiver escrito B7, não compre !!!!!

Para resumir, esses CI's possuem 3 linhas de escrita :

PRIMEIRA LINHA - MODELO ( DS1820 , DS18S20 ou DS18B20 )

SEGUNDA LINHA - LOTE DE PRODUÇÃO - SÓ COMPRE SE O FINAL FOR DIFERENTE DE B7 !!

Como curiosidade, ví que tem muita gente na CHINA que vende esses CIs muito barato, e eles anunciam assim : DS1820 B7 !!!!!

Enquanto o CI DS18S20 bom custa na faixa de US$ 2,00 esses componentes defeituosos com B7 no final são vendidos por menos de US$ 0,10 .

Aí , como sempre, o que vale aqui é a lei de Gerson, já viu né ???!!

Boa sorte !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi VTRX,

Reparou que a Dallas liberou esse truque, mas depois retirou o documento do site ?????

É que os problemas são bem maiores conforme o serial interno do chip.

Por exemplo, eu achei o documento deles e tentei fazer o patch para corrigir a temperatura, mas não deu certo de jeito nenhum em nenhum deles. Não são todos os seriais do lote B7 que aceitam os patchs... são apenas os seriais que eles informam no documento !

Os meus mostram -18 graus quando a temperatura é de + 23 graus, mas todos eles variam diferente um do outro, por exemplo, quando coloquei eles a 100 graus, eles davam mais de 30 graus de diferença um do outro.

E se o patch não funciona, não tem jeito.... vou devolver eles na segunda-feira !

Um abraço, VTRX !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!