Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conversor AD


Ghostinho

Posts recomendados

Gente sou novo no mundo da eletrônica então desculpe algum erro técnico. Estou programando um Pic em linguagem C e estou tendo muita dificuldade para utilizar o conversor do PIC 16f877A.

Eu queria saber como faço para ler uma tensão de 0 a 5v em uma das entradas analógicas, como faço isso no código para que eu consiga gerar uma variável e guardar esse numero para usar depois em outra parte que não vem ao caso.

Mais necessito saber esse código em C como obtenho esse valor de 0 a 5v e gere uma variável.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moleza!

Segue um exemplo:

#include <16F877.h>//PIC usado
#device ADC=10//Configura o conversor AD para 10 bits (máxima resolução)
#use delay(clock=4000000)//Frequência do cristal
#use rs232(baud=9600,parity=N,xmit=PIN_C6,rcv=PIN_C7,bits=8)//Configura o módulo serial
#fuses XT, NOWDT, PUT, NOBROWNOUT, NOLVP//Fusíveis, para saber a função de cada um vá no datasheet do PIC na seção "Special Features of the CPU"

int16 Valor_ADC;//Declara uma variável inteira de 16 bits
char Caracter1;//Declara um caracter (um byte)

#int_rda //-->Interrupção da porta serial: Interrompe o programa principal (main) quando recebe um byte na porta serial
void serial_isr() {

Caracter1 = getc();

if (Caracter1 == 'A'){//Caso receba o caracter 'A' (maiúsculo) envia o valor lido no conversor AD
printf("%Lu\r\n", Valor_ADC);//O "%Lu" significa que estamos enviando um número de 16 bits pela porta serial (Valor_ADC), o "\r\n" é o enter (0x0D + 0x0A)
}


}

void main() {
enable_interrupts(int_rda);//Habilita interrupção da porta serial
enable_interrupts(global);//Habilita interrupções gerais
setup_ADC(ADC_CLOCK_DIV_8);//Configura o clock do conversor AD como 500KHz (o período mínimo deve ser de 1,6uS, nesse caso é de 2,0uS)
setup_ADC_ports(RA0_ANALOG);//Habilita somente a porta RA0 como analógica
set_adc_channel(0);//Seleciona o canal analógico 0

while (true)//Loop principal
{

delay_us(60);//Aguarda 60 uS para a próxima leitura do conversor AD
Valor_ADC = read_adc(); //Faz uma leitura do conversor AD e armazena na variável Valor_ADC


}
}

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!