Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa para PIC 16F84


zara dz

Posts recomendados

Boas pessoal!!

Eu estou a desenvolver um projeto para a escola, que consiste em controlar um cruzamento simples com 15 Led´s. Isso já está concluído, falta agora essa placa que parece que é constituida por 1 coket, 1 cristal, 2 condensadores e as respetivas resistências. Mas não tenho nenhum esquema em que me basear para fazer isso.:(

Alguem tem um esquema que me possa fornecer?

Obrigados!!:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lá vem um português!

brincadeiras a parte.

Bom, o pic16f84 não pode controlar 15 leds independentes porque ele só tem 12 pinos I/O. A não ser que você multiplexe os leds.

Com apenas esses componentes que você citou não dá para montar o projeto.

Condensadores seriam capacitores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite. Os capacitores e o cristal devem ser conectados aos pinos OSC1 e OSC2, da seguinte maneira:

http://www.maicas.net/bot/pic16f84.gif

Se o seu uC possuir 18 pinos, os pinos OSC1 e OSC2 são os pinos 16 e 15, respectivamente.

Se for o de 20 pinos, estes pinos são o 18 e o 17.\

É importante também manter o pino MCLR em nível alto, como na figura. Também é bom colocar um capacitor cerâmico de 100nF próximo ao pino de alimentação do PIC, ajuda a filtrar os ruídos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!