Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas cooler Thermalright Ultra 120 Extreme. Passivo?


Posts recomendados

Colega é problema nos parafusos de fixação do cooler ao suporte que passa por trás da placa mãe, não sei te explicar pois nunca tive um thermalright (nem mesmo vi um), mas já aconteceu comigo com um outro cooler que ficava pendendo também, foi questão de apertar os parafusos pra ganhar mais tensão na mola e fazer com que ele ficasse pianinho.

Rafael, o problema é esse: não consigo apertar mais os parafusos, pois eles chegaram no limite. Mesmo assim, não apertou direito.

Acho que vou retirar a MoBo e tentar tudo de novo, quem sabe ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal, voltei a desarmar todo o PC. Coloquei o cooler na MoB o, mas o problema da "falta de aperto" continua. Ele ficou até um pouco mais firme, mas continua dando pra "mexer" no cooler. Nunca tinha visto isso antes!!!

O que eu quero saber é:

1-Existe algum risco para o meu sistema?

2-Acredito que o problema esteja nos parafusos, já um pouco velhos, devem estar sem compressão nas molas. Será que dá para substituir os mesmos? Onde devo achar algo que sirva?

O guia de Instalação do cooler é este:

http://www.thermalright.com/new_a_page/product_page/cpu/u120ex/installation_cpu_cooler_u120ex.html

Segui tudo que está aí. Acredito que o problema esteja nos parafusos mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, voltei a desarmar todo o PC. Coloquei o cooler na MoB o, mas o problema da "falta de aperto" continua. Ele ficou até um pouco mais firme, mas continua dando pra "mexer" no cooler. Nunca tinha visto isso antes!!!

O que eu quero saber é:

1-Existe algum risco para o meu sistema?

2-Acredito que o problema esteja nos parafusos, já um pouco velhos, devem estar sem compressão nas molas. Será que dá para substituir os mesmos? Onde devo achar algo que sirva?

O guia de Instalação do cooler é este:

http://www.thermalright.com/new_a_page/product_page/cpu/u120ex/installation_cpu_cooler_u120ex.html

Segui tudo que está aí. Acredito que o problema esteja nos parafusos mesmo...

Parece que tem o parafuso para socket intel e o parafuso para socket amd, já tentou os dois?

image011.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade eu tentei apenas o da Intel. você acha que devo tentar o AMD também?

Se for o caso só posso tentar isso no final de semana por causa do trabalho ...

Bem, no desespero pode-se tentar de tudo :D

Também seria bom conversar com o cara que lhe vendeu o cooler, pedir a opinião dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, no desespero pode-se tentar de tudo :D

Também seria bom conversar com o cara que lhe vendeu o cooler, pedir a opinião dele.

Olá Jorno,

Mais uma vez obrigado pela força.

Vou passar um email para o cara que me vendeu (se eu achar o contato dele de novo) e vou, no fim de semana, tentar o parafuso para AMD...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz hoje todos os testes possíveis, e consegui colocar o Ultra 120 mais firme com os parafusos do socket 1156 que são um pouco menores e estão novinhos, com molas fortes. No entanto, ficou longe de uma instalação perfeita. O cooler não está mais "dançando", mas mesmo assim, se empurrar com força, ele dá uma escorregadinha.

Vou deixar assim, mas queria saber se posso ter algum prejuízo muito (???) ...

Sei que estou com o cooler operando longe de sua capacidade (dando 31~35º em idle com a ventoinha setada em 5V e 37~40º em idle com ventoinha desligada). Em full, ainda não fiz testes por falta de tempo até para jogar alguma coisa. Acho que ele pode dar bem mais que isso ...

Mas o que vocês acham, dá pra deixar o sistema assim???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para dizer algo mesmo só com testes em full.

Execute o HWmonitor e vá jogar o jogo mais pesado que tem ai... veja a que temperatura chega depois de 15min.

Depois verifique alguma outra tarefa que seja comum você realizar e veja o quanto fica as temperaturas máximas (para resetar a temperatura máxima medida, vá em view --> clear min/max)

Também poderia rodar um Prime95 no modo blend, por curiosidade.

E também seria bom você fazer um Undervolt no seu processador. Saiba mais aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/undervolt-visao-diferente/621418

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Fiz uns primeiros testes com o Ultra no Modo Passivo.

Não tenho jogos pesados aqui...

Joguei uns 15 minutos de Volvo The Game (pois estou sem outros instalados no momento). No HWMonitor variou assim:

Núcleo 0: min: 42º / max: 75º

Núcleo 1: min: 36º / max: 75º

Abri vários programas como Media Player, um filme em Full Hd no Nero, o Anti Vírus e um joguinho de corrida (Ferrari).

No HWMonitor variou assim:

Núcleo 0: min: 59º / max: 76º

Núcleo 1: min: 56º / max: 74º

Lembrando que:

-Todas as ventoinhas desativadas (exceto fonte)

-Tampa do gabinete aberta (já virou hábito aqui)

-O dia está bem ameno, não dá pra dizer que está frio, mas não dá pra sair de camiseta de casa ...

Depois faço uns testes com a ventoinha em baixa rotação para ver o resultado. Minha curiosidade mesmo era no Modo Passivo, sem nenhuma ventoinha.

Fiquei bastante apreensivo com estes resultados com o Ultra no modo passivo. Uso ele em passivo para as seguintes tarefas (raramente todas de vez), nunca trava: filmes (mesmo Full Hd), música, Internet, Downloads.

Não sabia que tava ficando tão quente assim.

Será que corro risco do PC fritar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, fiz os testes com o Ultra 120 em baixa rotação, a menor possível (ventoinha a 5V)

Usei o Prime 95 durante uns 20 minutos, com o processador em 100% de uso:

Ventoinha do processador ligada em baixíssima rotação 5V

Janela lateral aberta (como uso sempre)

Nenhum outro cooler ligado, só o do processador e a ventoinha da fonte de alimentação.

Resultados medidos no HWMonitor:

Core # 0 --> min: 39ºC --> max: 64ºC

Core # 1 --> min: 36ºC --> max: 60ºC

Os resultados continuam ainda preocupantes. Sei que o C2D aguenta até 72ºC, mas chegar a 64ºC com um Ultra 120 é um vexame, mesmo sem nenhuma ventoinha adicional. Não há nenhum travamento nem perda de desempenho. O resultado em outros medidores de temperatura é parecido, portanto, acho que o HWMonitor está medindo corretamento.

Toudecepcionado com o Ultra 120, e acho que o problema está no sistema de encaixe e na "folga" que ele apresentou.

Por favor, peço que comentem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentou o Undervolt?

Não Jorno. Andei lendo sobre o assunto, mas não tenho ainda segurança ainda pra tentar algo do gênero. Além do mais, adoro meu C2D com a potência que ele tem, pois é rápido, estável e nunca me deixa na mão. Não quero perder desempenho...

Mas o que você achou dessas temperaturas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, antes de fechar o tópico, gostaria de mais alguma opinião sobre as temperaturas encontradas. Já estou praticamente desistindo do Ultra 120, não deu certo mesmo. E estou convencido que é por causa da folga na fixação do dissipador. Mas vou ter que conviver com ele por, pelo menos, mais uns 6 meses antes de passar para o próximo dissipador.

A despeito desse problema com temperatura, estou usando ele com um fan Noctua, e o silêncio é quase que absoluto. Nem tudo é perfeito, mas bem que ele poderia ser um pouco mais eficiente e manter esse silêncio todo!!

O que vocês acham, ele aguenta ainda um tempo????

Opinem, pra eu não ficar achando que estou fazendo burrada, he he he ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não Jorno. Andei lendo sobre o assunto, mas não tenho ainda segurança ainda pra tentar algo do gênero. Além do mais, adoro meu C2D com a potência que ele tem, pois é rápido, estável e nunca me deixa na mão. Não quero perder desempenho...

Mas o que você achou dessas temperaturas?

Pelo visto você nem leu o link que mandei... assim fica difícil, muito difícil ajudar (_(

Undervolt não afeta o desempenho.

Undervolt não é perigoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo visto você nem leu o link que mandei... assim fica difícil, muito difícil ajudar (_(

Undervolt não afeta o desempenho.

Undervolt não é perigoso.

Olá Jorno,

Então isso quer dizer que você considera as temperaturas obtidas muito ruins?

Li todo o ópico sobre undervolt. Gostei do que vi, mas o mundo do Undervolt é muito novo pra mim. Nunca mexi com voltagens antes, daí a minha calma em relação ao assunto. Conclui que preciso de mais leitura e pesquisa sobre o assunto. Não excluí ainda fazer o Undervolt.

Fiz mais alguns testes (estou monitorando sempre as temps) e vejo que, no Prime, com o fan em velocidade média não passa de 55º (processador em plena carga e apenas o fan do Ultra 120 ligado). Acho que fiquei meio neurótico com as temperaturas de 64º em plena carga. Mas andei vendo tópicos com processadores atingindo 60º com fans adicionais.

Ah, e tô desistindo de usar o Ultra 120 passivo, pois com o fan no mínimo é a mesma coisa, não há praticamente barulho. estou apenas mantendo ele com o fan na rotação mínima.

Abs!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Undervolt é bem simples.

Veja no site da intel o Vcore padrão de se processador e vá baixando ele de pouco em pouco.

Quando o computador completar mais o boot, aumente um pouco. Ai é ver se com esse aumento ele fica estável sob stress (prime95, linX), se não ficar, ir aumentando até ficar.

Basicamente diminuir até não querer entrar no windows (pois rodar prime depois de cada diminuição faria o processo levar incontáveis horas) e depois aumentar até passar nos testes de estabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ooooops,

Aconteceu um probleminha aqui (probleminha é apelido, né!!!!). O PC, de repente, parou totalmente de funcionar.

Já tentei alguns procedimentos (CMOS, limpar memórias, etc), mas não deu nada. FIz o teste da fonte e é praticamente certo que seja ela.

VOu abrir um tópico específico para falar disso e buscar ajuda na sessão sobre hardware geral.

Por enquanto, esse "probleminha" das temperaturas terá que esperar...

Abs!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá gente!

Como podem ver, já resolvi o problema da fonte. As temperaturas do C2D com o Ultra 120 continuam aquém do que eu esperava. Já estou seriamente cogitando em substituí-lo. Mas ainda vou fazer um teste: lapidar a base dele, e fazer um Mod em que se coloca um objeto metálico ou de borracha perfurado ao meio, para firmar o dissipador melhor. Pesquisando em fóruns descobri que muita gente teve problemas como o meu do Ultra 120 "dançando" sobre a plataforma do pr4ocessador.

Vi uns Mods na internet, e vou buscar algum adaptador de borracha para tentar fazê-lo. Mesmo assim, provavelmente vou comprar um 10x eXtreme, por que o Ultra 120 é extremamente pesado e ruim de montar. Chega a ser estressante mexer com ele.

Pra não dizerem que estou maluco, ou que sou o único a fazer este Mod, lá vai o link que mostra ele:

http://www.overclock.net/t/425814/thermalright-ultra-120-extreme-mods

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha cara, se for trocar de cooler, dê uma olhada no Hyepr Z600:

http://forum.clubedohardware.com.br/review-cooler-master/630309

http://www.overclockersclub.com/reviews/coolermaster_hyperz600/2.htm

Ele foi feito para ser um cooler passivo, mas não tenho certeza absoluta de que ele vá ter uma performance melhor que o Thermalright.

Um problema seria que o Z600 já foi descontinuado, ai achar um novo é impossível (ou quase).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha cara, se for trocar de cooler, dê uma olhada no Hyepr Z600:

http://forum.clubedohardware.com.br/review-cooler-master/630309

http://www.overclockersclub.com/reviews/coolermaster_hyperz600/2.htm

Ele foi feito para ser um cooler passivo, mas não tenho certeza absoluta de que ele vá ter uma performance melhor que o Thermalright.

Um problema seria que o Z600 já foi descontinuado, ai achar um novo é impossível (ou quase).

Olá Jorno. Como sempre com boas opiniões, heikm!!!:aplausos:

Problema do Z600 é só um: achar ele, novo ou usado ...

Vou dar uma busca na internet e até mesmo na feira do rolo:rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá,

Fiz a compra de um Zalman CNPS 10x Flex, e instalei ele no sistema.

À priori, os resultados são bem parecidos com os do Ultra 120. Totalmente passivo, em idle um pouco mais frio (começa com 33~35º e vai aumentando gradativamente, pois não há nenhuma "válvula de escape" para o ar quente.

Com um único fan traseiro, sem nenhum fan setado no dissipador, as temperaturas estão ficando bem agradáveis, entre 35 e 45 graus, com uso normal (internet, música, vídeos).

Acho que essas temperaturas são bem aceitáveis, dá para trabalhar dessa forma. Como estou monitorando tudo, se precisar, sento à mão nos Fan Mate e dou um pouquinho mais de ar.

Por fim, meu sistema será esse: Zalman 10x Flex sem ventilador, e um ventilador de exaustão para todo o sistema (Noctua NF-P12). Acho que as temperaturas se manterão, em uso normal, entre 35 e 55 graus. Para jogos ou filmes full HD, ligo mais fans no PC.

Faloooouuuuuuuuu!!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Olá amigos,

Nem bem terminei meu primeiro projeto de ventilação (que estou gostando muito), já quero partir para um projeto revolucionário! Seguinte: Quero um PC totalmente FanLess em IDLE. Em full (jogos, filmes FulllHd, renderização de vídeos), boto os fans para funcionarem.

---------------------------------------------------------------------------------------

O primeiro item que pensei em comprar foi um Cooler Passivo. Achei esse Thermalright Ultra 120 Extreme, por 150 ~200 reais no Mercado Livre.

O link é esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-227438768-cooler-cpu-thermalright-ultra-120-extreme-revc-_JM

Mas ficaram algumas dúvidas sobre ele:

1-Nas especificações diz que ele é passivo, mas diz que é recomendável adquirir um fan para ele. Não entendi direito (???). Não diz até que tipo de TDP ele aguenta, não diz nada sobre processadores suportados no modo passivo.

Ficou a dúvida: Posso confiar nesse Thermalright Ultra 120 Extreme para um processador de baixo TDP, tipo um Core i3 ou um Pentium Dual Core em idle?

2- Vi que ele suporta a plataforma 775 e 1366. Mas queria saber se há alguma placa de fixação para se adquirir para colocá-lo num i3 de socket 1155.

Aguardo a ajuda dos amigos do fórum ...

Abs

Jorge Ramos

Olá Jorge Ramos.

 

Sei que já tem um booooom tempo desde o início desse seu tópico, mas bisbilhotando pelo fórum me deparei com ele e me identifiquei pois ao longo dos último 8 anos (desde 2006), também tenho essa obsceção, ou seja, ter um PC totalmente fanless mesmo. Já montei e desmontei dezenas (e dezenas mesmo) de configs diferentes e volta e meia acabo tentando de novo afinal os anos passam e as tecnologias mudam né.

A última que montei que deu muito certo e ficou totalmente estável sem absolutamente nem um fan em nenhum componente da config era: um Core 2 Duo E8400, com Cooler Master Z600, PSU FSP-Group ZEN400 100% fanless e uma HIS Radeon HD 6570 e por último um SSD da Corsair, afinal com tudo em silêncio, o barulho dos HDs mecânicos são um incômodo considerável, hehehehehehe.

Pois é, brinquei cerca de dois anos com essa config e vendi por causa de um outro projeto gamer (e aí não dá pra ser fanless) que também vendi semana passada após 1 ano de uso.

E aí, resolvi brincar de fanless novamente.

Hoje, acabei de receber uma Seasonic 520W 80 Plus Platinum 100% fanless e um Zalman FX70 também 100% fanless até 95W de TDP. Vou utilizar essas peçinhas em um outro Core 2 Duo E8400, numa ASRock G41M-VS3, com a mesma HIS Radeon HD 6570 100% fanless. Falta só pegar um SSD qualquer para terminar de compor a config.

Hoje vou montar tudinho e venho aqui pra dizer como ficou, ok.

 

Grande abraço e não sei mais se você continua nesses projetos, mas que são legais pácas, são, não é mesmo?!? É pura diversão ficar montando esses brinquedinhos só pra ver se conseguimos estabilidade sem utilizar absolutamente nenhum FAN, hehehehehehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!