Ir ao conteúdo

Por onde começar a aprender?

Wendell Menezes

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

Gostaria de algumas dicas a respeito de como começar a aprender sobre programação em PHP.

Pergunto isso porque pensei que o ideal seria começar com HTML, mas parece que algumas coisas que você faz com HTML acaba sendo substituído por CSS (Me corrijam se eu estiver errado, apenas li isso, não tenho certeza de nada).

Instalei um servidor no pc chamado "Wamp" (Não sei configurá-lo) e até agora tudo que fiz foi escrever "Hello World" com a função echo.(_(

Aceito sugestões de tutoriais, apostilas e afins.

Não curso nem sou formado em ciencias da computação e nunca fiz nenhum curso de programação. Apenas sei programar em VBA e conheço um pouquinho de SQL, que tive que aprender para usar o Access como banco de dados para minhas planilhas do Excel.

Muito obrigado :)

• Moderador
Postado

bem.. de fato é importante você aprender o HTML e CSS.

bom.. se você ja aprendeu VBA.. você ja deve ter noção de logica de programaçao... enfim..

uma coisa que você precisa ter em mente é que nao podes confundir as coisas.. HTML é linguagem de marcaçao, portanto nao é programaçao. assim como o CSS. então é bom você aprende-los.. porque depois com o php você será capaz de criar sites dinamicos.

pra começar no php.. se você ja aprendeu a usar o echo..

experimente fazer alguns calculos.

por exemplo:

<?php
$num1 = 10;
$num2 = 5;

//soma
$somar = $num1 + $num2;

//subtrai
$subtrair = $num1 - $num2;

//multiplica
$multiplicar = $num1 * num2;

/divide
$dividir = $num1 / $num2;

//mostra o resultado das operaçoes
echo "Soma: $somar <br/>
Subtração: $subtrair <br/>
Multiplicação: $multiplicar <br/>
Divisão: $dividir <br/>

?>

veja video aulas em www.videoaulasbrasil.com.br .. leia apostilas na www.apostilando.com

enfim.. pesquise sobre outros metodos de operaçoes matemáticas no php... bom estudo

Postado

Boa noite dif,

Agradeço muito pelo retorno!

Se possível, por gentileza me responda algumas perguntas.

1) Como funciona a estrutura de mensagens na WEB? Refiro à MsgBox do VBA por exemplo.

2) Plano de fundo, alinhamento, cores e etc, CSS é responsável por esta parte?

3) Com o que devo me preocupar quanto à configuração do servidor Wamp?

4) Há como alterar o nome "localhost" o ínicio das páginas?

Aproveito para elogiar seu avatar, também gosto de Bleach :D

Abraços

• Membro VIP
Postado

Me intrometendo, hehehe

Respondendo suas dúvidas:

1) Para essa dúvida, é importante que você tenha em mente como FUNCIONA o PHP. Precisa ter em mente que o PHP é server-side. Isso significa que, ao fazer uma requisição, o servidor interpretará o PHP e gerará um output (HTML, CSS e Javascript) para o cliente.

Isso significa que o que o usuário vê no browser não é mais o PHP, pois já é o output dele.. o que significa que você não pode fazer um Msgbox por PHP.

É nessa parte que entra o Javascript, linguagem client-side, ou seja, interpretada pelo BROWSER. Ela é responsável por exibir alertas (alert()). Você poderia fazer uma gambiarra usando divs (HTML), mas não recomendo.. foi só por curiosidade :P

2) Sim, qualquer coisa relacionada a estilo (aparência) é responsabilidade do CSS.. novamente, o PHP não tem relação com isso pois quem cuida disso é o navegador (que interpretará o CSS), e não o servidor.

3) Por enquanto não muito.. o máximo que você deve se preocupar por enquanto é o error_reporting pois ele pode ser bem chato.

4) Sim.. mas sinceramente não vejo motivos pra fazer isso..

Você pode utilizar o arquivo hosts (que é exatamente como funciona o localhost):

http://www.linhadefensiva.org/2005/02/hosts/

Sobre aprender o PHP.. recomendo.. PROGRAMAR :B

Sim.. pegue umas video-aulas e mão na massa! como você já tem lógica, mais fácil ainda porque o PHP é lindo!

Se não tiver problemas com inglês, recomendo seguir essa série de video-aula

PHP/MySQL : News System + Login System (Part 1) - YouTube

Vai te dar um bom início.. inclusive sobre como trabalhar com o phpMyAdmin, ferramenta maravilhosa.

Abraços!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...