Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV Plasma LG 42 PX 4RV: Defeito


dkrio

Posts recomendados

Prezados;

Estou com um "pequeno" problema com um antigo televisor 42" modelo PX 4RV-MC da LG. Não sei absolutamente nada sobre conserto de televisores, então resolvi abrir um tópico pra saber se vale a pena ou não, consertar este televisor, bem como quais os problemas prováveis para que haja uma solução.

O aparelho já possui 5 anos desde quando foi adquirido. Durante esse tempo, o televisor teve pouco uso, as vezes ficava dias sem ligar. O problema apareceu recentemente, quando o televisor não funcionou mais.

Ao pressionar o botão Power o Led ligava, no entanto a imagem não aparecia. Um profissional, numa rápida visita e sem inspecionar o problema mais a fundo estipulou em 600,00 somente em peças. Não houve acordo.

Três (3) meses com a TV encostada, meu tio, que trabalha a mais de 20 anos consertando televisores de tubo resolveu que iria mexer nela:

1-Uma vez o televisor estando em sua oficina, o mesmo funcionou normalmente. Ligou, reproduziu imagem, som, tudo nos conformes até o momento em que ele desliga e religa o aparelho;

2- Ao religá-lo o aparelho simplesmente apresentou uma imagem alaranjada na tela, logo voltou a apresentar problemas;

3-Meu tio acredita que pelo fato do aparelho estar tanto tempo exposto a maresia (residência na calçada da praia) e sem uso, seus componentes estão oxidados. Então ele fez uma limpeza na placa fonte visando atenuar os agraves de oxidação, esperou secar de um dia para o outro e recolocou a placa. Não funcionou!:angry: Pouco tempo depois funciona!:confused:; E fica essa alternância de funcionando pra não funcionando.

Segundo meu tio, a TV possui 3 placas principais, no entanto uma depende do funcionamento da outra. Ele notou que em uma das placas havia solda fria, onde prontamente proveu ao reparo dos pontos e o problema persiste até o presente momento. Quanto ao preço da placa fonte ele afirma que não é prejuízo algum adquiri-la tendo em vista o preço razoável de R$

300,00. O problema é: se não for a placa fonte? Pela falta de experiência dele com este tipo de TV, surgiu a dúvida se o problema é realmente o que parece ser. Há algum modo de saber qual o problema sem ter que comprar as peças até resolver; compra uma, se não for, então

compra a outra, e assim sucessivamente até resolver?

As autorizadas recomendam trocar tudo de uma vez, porém já ouvi falar que isso é uma daquelas soluções padrões de quem não quer perder tempo ou de quem não conhece, ou seja, atualmente os profissionais já possuem conhecimento suficiente para discernir os problemas. No caso do meu tio, ele sabe que não precisa trocar as três, mas a falta de experiência e a falta de peças para teste impedem o diagnótico final.

Será que alguém experiente com esse tipo de televisor sabe qual é o problema?

Qualquer esclarecimento, conselho, dica, serão muito bem vindas! Tudo e qualquer detalhe técnico será repassado imediatamente para o meu tio.

O que eu não quero é ver R$ 5500,00 na lixeira, mas também não quero gastar desnecessáriamente pra tentar consertar este televisor. Por favor, me ajudem! Desde já agradeço aos tempestivos comentários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Nesses casos, o principal suspeito de defeito é a placa de fonte mesmo, sugiro que seu tio experimente trocar todos capacitores eletrolíticos do secundário da fonte.

Na maioria dos casos só esse procedimento já resolve o problema.

Não custa seu tio tentar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!