Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tomadas de 10A e 20A


Posts recomendados

aí pessoal...

Acabei de ter uma dúvida aqui. Minha tomada é de 20A, e nela está ligado o filtro de linha (que é 10A), e no filtro estão ligados o computador e o monitor. Minha dúvida é: Tem algum problema de ligar o meu filtro de linha de 10A numa tomada de 20A???

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que você está fazendo alguma confusão... tomada com 20 A? Tomadas só possuem tensão, não corrente... a corrente que sai da sua tomada vai depender da potência total dos seus aparelhos... ou você quer dizer que seu disjuntor suporta até 20 A? Se seu filtro suporta até 10 A de corrente máxima, você tem que ter certeza que a potência dos aparelhos que você vai ligar nele não exija uma corrente maior, através da fórmula P = U.i. Numa rede de 110 V, isso dá 1100 W, é potência pra mais de metro, só não pode ligar o secador como falaram lá. Como o limite do filtro é menor que do disjuntor, não vai ter problema. Se você ligar entre 10 e 20 A no filtro, ele queima antes do disjuntor abrir. Se ligar mais, alguns dos 2 vai acontecer primeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que você está fazendo alguma confusão... tomada com 20 A? Tomadas só possuem tensão, não corrente...

A norma NBR 14136 estabeleceu a padronização de tomadas em duas versões: 10A e 20A, com diâmetros diferentes nos pinos.

novopadrao_imgs_tomadas.jpg

Na prática, um aparelho eletro-eletrônico com corrente de 20A não pode ser conectado em uma tomada de 10A, já que seu plugue é compatível apenas com tomadas 20A. Já um aparelho com corrente de até 10A pode ser conectado tanto na tomada de 10A quando na de 20A, pois os pinos são iguais e não existe risco de sobrecarga nesse circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Aproveitando o tópico já que fala do mesmo assunto. Eu comprei um PC com a configuração anexa... Mas quero usar um filtro de linha porque aqui de vez em quando tem quedas de energia. Tem algum problema em usar um filtro de linha de 10a para esse PC? Ou tenho que comprar um filtro de 20a? Agradeço quem souber me explicar sobre isso.

Configuração.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra começar nunca vi filtro de linha de 20A, mas mesmo considerando a possibilidade no seu caso um de 10A é suficiente e, neste caso o q vale é a qualidade do mesmo. A diferença de um e outro seria na capacidade de carga, enquanto o de 20A suportaria uma carga de até 4.400w, o de 10A suportaria 2.200w, considerando q a rede fosse de 220v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Aí rapaziada, comprei um Pc a pouco tempo, queria saber se posso ligar minha fonte que é uma Pichau nidus 500, num filtro de linha 10a, e esse filtro ligar na tomada 20a?acho que a fonte é 20a.

adicionado 0 minutos depois
agora, Fabio Drawanz disse:

Aí rapaziada, comprei um Pc a pouco tempo, queria saber se posso ligar minha fonte que é uma Pichau nidus 500, num filtro de linha 10a, e esse filtro ligar na tomada 20a?acho que a fonte é 20a.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fabio Drawanz

 

Pode sim, fica tranquilo.

 

Se a sua tomada é de 20A quer dizer que ela foi feita para suportar até 20A de corrente, então você pode ligar aparelhos de 0.1A até 20A. Corrente (ampère) é diferente de tensão (volts), você não deve ligar um aparelho de 127V em uma tomada de 220V, por exemplo.

 

A sua fonte não é 20A, ela é 500W, o que significa que em carga máxima ela utiliza 3,93A em redes 127V e 2,27A em 220V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!