Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD clonado Win2008 server R2 c/ Acronis Backup não habilita o recurso Disco Dinâmico


Perry

Posts recomendados

Saudações senhores!

Vou descrever a situação por partes para facilitar o entendimento e talvez algum dos senhores possa me ajudar:

Dados:

Sistema Operacional Windows 2008 server standard r2 (srv pack 1)

HD original: maxtor 250 Gb

HD substituto: seagate barracuda 500 Gb

HD para espelhamento (Raid 1): seagate barracuda 500Gb

Software de clonagem: Acronis Backup True image Home (via disco de boot)

Servidor: Dell PowerEdge T105

1º situação:

Há alguns dias o Windows reportou falha no funcionamento do Hd e recomendou a substituição do mesmo. O mesmo rodava somente este SO com uma partição para o sistema e outra para Dados onde funciona um banco de dados baseado em SQL.

Para substituir o HD e não ter que configurar o SO do zero com as dezenas de diretivas de domínio foram comprados 02 Hds de 500 Gb com a intenção de deixar um deles configurado como espelho.

2º situação:

A tentativa inicial fora utilizar o Norton Ghost, uma versão antiga (3.2 se não me falhe a memória), mas sem sucesso visto que mesmo fazendo o clone sem erros, na hora de inicializar o Hd clone o windows reportava erro e não abria.

A tentativa que reportou sucesso de inicialização foi com o Acronis Backup que realizou um clone "disk to disk" perfeitamente inicializável e operacional sem qualquer erro durante o boot... até aí tudo bem.

3º situação:

Após o boot com o Hd de 500 clonado tentei configurar o Raid 1 por software com o segundo hd de 500 Gb seguindo as instruções de um video muito bom postado no you tube: Windows 2008 Server Files - RAID 1 ESPELHAMENTO - Segurança - Aula 5.2 - www.professorramos.com - YouTube

4º situação:

Seguindo as instruções do tutorial deveria tudo ter corrido sem problemas...Porém:

> O Disco zero (onde está instalado o SO e a partição de dados) não está mudando de Disco Básico para Disco Dinâmico, quando tento fazê-lo ocorre a seguinte mensagem de erro: "Não há espaço suficiente para converter o disco"

> O Disco 1 (onde será feito o espelho) converte numa boa, mas não habilita a opção de "Novo Volume Espelhado"

Estou pesquisando na net, mas ainda não encontrei nada significativo que se relacione ao problema acima descrito.

Minhas dúvidas são:

a) O uso da clonagem está interferindo nessa funcionalidade?

B) Há algum recurso ou serviço que deva ser habilitado nessa versão de Windows server?

c) Há outra maneira de habilitar raid 1 sem destruir os dados do hd clone?

Obs: Embora o hd de 250 esteja reportando falha o mesmo ainda funciona e está reservado para utilização relacionada ao problema aqui postado.

Qualquer sugestão será bem vinda.

Grato pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Saudações senhores!

Vou descrever a situação por partes para facilitar o entendimento e talvez algum dos senhores possa me ajudar:

Dados:

Sistema Operacional Windows 2008 server standard r2 (srv pack 1)

HD original: maxtor 250 Gb

HD substituto: seagate barracuda 500 Gb

HD para espelhamento (Raid 1): seagate barracuda 500Gb

Software de clonagem: Acronis Backup True image Home (via disco de boot)

Servidor: Dell PowerEdge T105

1º situação:

Há alguns dias o Windows reportou falha no funcionamento do Hd e recomendou a substituição do mesmo. O mesmo rodava somente este SO com uma partição para o sistema e outra para Dados onde funciona um banco de dados baseado em SQL.

Para substituir o HD e não ter que configurar o SO do zero com as dezenas de diretivas de domínio foram comprados 02 Hds de 500 Gb com a intenção de deixar um deles configurado como espelho.

2º situação:

A tentativa inicial fora utilizar o Norton Ghost, uma versão antiga (3.2 se não me falhe a memória), mas sem sucesso visto que mesmo fazendo o clone sem erros, na hora de inicializar o Hd clone o windows reportava erro e não abria.

A tentativa que reportou sucesso de inicialização foi com o Acronis Backup que realizou um clone "disk to disk" perfeitamente inicializável e operacional sem qualquer erro durante o boot... até aí tudo bem.

3º situação:

Após o boot com o Hd de 500 clonado tentei configurar o Raid 1 por software com o segundo hd de 500 Gb seguindo as instruções de um video muito bom postado no you tube: Windows 2008 Server Files - RAID 1 ESPELHAMENTO - Segurança - Aula 5.2 - www.professorramos.com - YouTube

4º situação:

Seguindo as instruções do tutorial deveria tudo ter corrido sem problemas...Porém:

> O Disco zero (onde está instalado o SO e a partição de dados) não está mudando de Disco Básico para Disco Dinâmico, quando tento fazê-lo ocorre a seguinte mensagem de erro: "Não há espaço suficiente para converter o disco"

> O Disco 1 (onde será feito o espelho) converte numa boa, mas não habilita a opção de "Novo Volume Espelhado"

Estou pesquisando na net, mas ainda não encontrei nada significativo que se relacione ao problema acima descrito.

Minhas dúvidas são:

a) O uso da clonagem está interferindo nessa funcionalidade?

B) Há algum recurso ou serviço que deva ser habilitado nessa versão de Windows server?

c) Há outra maneira de habilitar raid 1 sem destruir os dados do hd clone?

Obs: Embora o hd de 250 esteja reportando falha o mesmo ainda funciona e está reservado para utilização relacionada ao problema aqui postado.

Qualquer sugestão será bem vinda.

Grato pela atenção.

Amigo pelo que me parece você esta criando o raid via software pelo 2008 certo?

caso sim tente criar o raid via hardware pela rom da placa-mãe e restaure a imagem criada do disco defeituoso.

discos dinamicos nao podem conter sistemas instalados por isso você nao esta conseguido converter o disco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...