Ir ao conteúdo

Economizando um pouco mais!

Posts recomendados

Postado

Alguns anos atrás o cenário na área de impressão era um pouco diferente, os cartuchos suportavam uma quantidade maior de tinta e sua maioria aceitava recargas. Hoje as coisas mudaram para pior,cartuchos com 1,5ml de tinta a preços absurdos,com o mililitro de tintas de impressão chegando a ser tão caras quanto o ouro,sobrando apenas para maioria dos consumidores e empresas criar uma forma de economizar o máximo possível na quantidade de impressões e correndo atrás de alternativas mais baratas como bulk ink e recargas.

Então como não está fácil pra ninguém ficar pagando cartuchos originais sempre que acaba a tinta resolvi fazer uma simples pequisa sobre como melhorar a performace nas impressões visando a economia dos cartuchos.

Eu já estava sem impressora a uns 3 anos e a ultima que eu usava era uma HP a qual não me recordo o modelo, agora adquiri uma outra HP sendo a multifuncional HP-OfficeJet 4500 jato de tinta.

Após imprimir umas 20 páginas no modo rascunho verifiquei no software da HP que os cartuchos deram uma baixada legal o qual levei um susto, apenas 20 páginas na cor preta sem negrito, já fizeram um grande efeito na quantidade de tinta.

imgn.jpg

Procurando na web assunto sobre como a reduzir o consumo, descobri que a fonte usada na impressão e quantidade de negrito nos textos também influenciava diretamente na quantidade de tinta impressa, e que algumas fontes poderiam diminuir um pouco mais o consumo, então encontrei a fonte “ecofont” que segundo seus criadores economizaria até 25% de tinta.

Fonte:

img6_eco.jpg

“A Ecofont é resultado de uma pesquisa da agência (SPRANQ) que buscou reduzir o formato das letras ao limite da legibilidade. Após diversos testes, eles chegaram a um resultado simples: uma fonte com pequenos círculos brancos no meio das letras. A equipe garante que as letras são bastante legíveis, tanto na tela do computador quanto impressas.”

Seguindo a pesquisa encontrei referencias ao blog chamado Printer, os quais fizeram vários testes com as fontes mais utilizadas em documentos e as mais populares, o qual chegaram a conclusão que a fonte “Century Ghotic” é a mais econômica chegando a economizar 31% de tinta,só que devido ao espaçamento das letras gasta-se mais papel,em segundo lugar ficando a Ecofont e terceiro a Times Roman.

Planilha do Blog Printer:

img5plan.jpg

Acredito que nesse ponto temos que analisar as vantagens e desvantagens de cada fonte e tentar achar um equilíbrio no custo da impressão. Mesmo para quem imprime bastante utilizando bulk ink se faz necessário ter um bom rendimento dos mesmos,já que o papel está no custo total das impressões.

Outra coisa que devemos atentar e para as configurações das propriedades da impressora, é aonde poderemos conseguir um melhor equilíbrio de qualidade e economia nas impressões.

Depois de alguns testes acredito que encontrei uma configuração equilibrada com o uso da fonte “ecofont”,utilizando tamanho de nº10 fica perfeita, podendo utilizá-la em qualquer documento,com algumas restrições a documentos oficiais que exige uma formatação pré definida,mas vamos ver as configurações da impressora que achei melhor para meu perfil que também pode servir para outros:

No Win7,menu iniciar,”dispositivos e impressoras” e depois “propriedades da impressora”, “preferências de impressão”:

img1.jpg

Nas preferências configurei dessa seguinte maneira:

A esquerda da imagem “Impressão rápida/econômica” a direita em “Qualidade de impressão”, selecionei “rascunho rápido”.

img2.jpg

Agora na aba “recursos” configure conforme está na imagem.

img3.jpg

Na aba “avançado” deixe como está só altere algo se souber do que se trata.

img4.jpg

Ainda temos a opção de numero de páginas que eu acho muito boa caso queira imprimir um e-book ou trechos do mesmo com menos qualidade, ou algum texto do Word ou algumas planilhas com um numero menor de folhas.

img2_2.jpgimg3_3.jpg

Ex: Duas páginas em uma folha.

img7_pag.jpg

Configuração Ideal:

Uma das maneiras mais eficientes de poupar na hora de imprimir é criar um perfil personalizado e ajustar a impressora para que ela economize o máximo possível, seja com tinta ou com papel. Fiz esse simples passo a passo da HP que é uma das mais utilizadas é a que tenho no momento, porém, apesar das variações, todas as impressoras possuem alguns pontos em comum que facilitam o processo.

Com um pouco de paciência vale a pena fazer um configuração especifica para o nosso perfil de impressão,mas de nada disso adianta se não soubermos definir o que precisa ser impresso e o que não precisa.

Com um pouco de disciplina, a economia será considerável, já que os fabricantes não estão nem aí para os consumidores, criando todos os dias artifícios para impedir uma forma de economizarmos nas impressões, e nos restando apenas procurar alternativas de economia para nosso bolso.

Espero de alguma forma ter ajudado os colega que igual a eu não dispõem de grana para comprar sempre cartuchos originais e fazer recargas com frequência.

Fontes:

http://goo.gl/Q2Wv1

http://goo.gl/cyvD

http://goo.gl/IuyZi

http://google.com

Postado

Pois é Alexandre Magnus,Bulk Ink para quem ainda está com a impressora na garantia talvez não vale a pena, correr o risco de fazer algo errado e comprometer o bom funcionamento da mesma, e ainda tem o lance de que o Bulk Ink seja pra quem imprime bastante não é o caso da maioria dos usuários.

Eu não sei nas outras impressoras mais na minha HP não fica fraco não,dá pra ler perfeitamente.

Imprimi conforme as config acima e depois fiz o scan,da pra ler perfeitamente.

Scan_Pic0001.jpg

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!