Ir ao conteúdo

Em relação as fontes com projetos novos, trabalhando com Processadores Antigos

Gabriel Brum

Posts recomendados

Postado

Então, queria saber o que seria melhor usar em pc's com processadores mais antigos (Atlhon XP 2000 ou Athlon 3200):

Fontes novas com qualidade, só que entregando mais potencia em 12V?

ou fontes com projeto antigo, entregando a tensão de 5V para qual estes processadores (antigos) foram construidos e geralmente sem qualidade, pois não se encontram fontes de qualidades nesse tipo de projeto antigo no mercado?

E no exemplo destes processadores antigos, como eles foram projetados para trabalhar com 5volts, colocar uma fonte com 12V em foco, não poderia danificar o processador?

E aquelas fontes Thermaltake, Cooler Master que são reprovadas nos testes por utilizarem projetos antigos, seriam escolhas sensatas para estes casos, apesarem de ter eficiência baixa e blá, blá, blá ?

Muito Obrigado !

Postado

Amigão, ficar preocupado em danificar processadores antigos que não custam nem R$ 20 é demais... (Pra você ter uma ideia, um Celeron g440 32nm NOVO custa R$ 96).

Ficaria mais preocupado em danificar uma fonte com pfc ativo que custa em média R$ 200 em mobos antigas ou na conta de energia no final do mês.

Postado

E aquelas fontes Thermaltake, Cooler Master que são reprovadas nos testes por utilizarem projetos antigos, seriam escolhas sensatas para estes casos, apesarem de ter eficiência baixa e blá, blá, blá ?

Muito Obrigado !

Tais fontes não foram reprovadas por serem projetos antigos, mas por serem produtos ruins. Por um lado é certo que fontes antigas não atendem a promessa de potência numa configuração moderna, mas por outro lado não é este o maior problema delas. Coloque a fonte melhor e mais moderna que você puder. Fonte moderna e boa atende bem não só configurações modernas, como também configurações antigas. Nas fontes antigas, falta potência em +12V numa configuração moderna; nas fontes modernas, sobra potência em todas as linhas para configurações modernas e antigas também.

Postado

Muito Obrigado Kayke, era isso mesmo que eu queria saber!

Era mais uma dúvida mesmo !

sjrduarte, é por causa deste tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/desktop-antigo-x/1047772

que eu abri este ! fiquei em dúvida !

Eu uso um P4 2.40GHz Prescott e uma fonte genérica.

Como só comecei a ler as verdades sobre fontes no meio do ano passado e aprendi bastante até aqui, ai me apareceu esta duvida, pois sempre falam de configurações mais modernas e acabei aproveitando o outro tópico!

E eu não quero gastar trocando de fonte, pois o pc é velho e prefiro que queime, ai eu compro outro pc ! Não gasto mais dinheiro com este dinossauro !

E kayke, quantos esses processadores antigos consumiam ?

Ouvir falar que estes P4 com Prescott consumiam barbaridades !

Muito Obrigado !

Postado

E kayke, quantos esses processadores antigos consumiam ?

Ouvir falar que estes P4 com Prescott consumiam barbaridades !

Muito Obrigado !

Consumo era alto para a época, considerando os demais processadores daquele tempo. Mas que no geral não passa de 200W para a máquina inteira, numa configuração típica. Veja tabela abaixo.

50-552524adbc.jpg

Postado

Este gráfico representa o consumo da maquina inteira (CPU, GPU, MEMORY, ETC...)?

Analisando ele sem ler a sua resposta, pensaria que fosse da CPU em questão!

E se for da máquina inteira, então poderia dizer que continua mesma coisa hoje, no quesito de consumo, pois aquelas configurações de 3500 dos tópicos de micros para jogos não passam do consumo de 250W na maioria das vezes?

Correta esta linha de pensamento ?

Muito obrigado !

Postado

Alto pra época? Consumo é uma coisa inversa do desempenho, evoluir significa consumir menos. Além disso, fontes modernas de qualidade tem por volta de 50W nas linhas 3 e 5V, os outros 150W são da linha 12V?

Postado
Este gráfico representa o consumo da maquina inteira (CPU, GPU, MEMORY, ETC...)?

Analisando ele sem ler a sua resposta, pensaria que fosse da CPU em questão!

É do PC inteiro mesmo, numa configuração típica da época.

E se for da máquina inteira, então poderia dizer que continua mesma coisa hoje, no quesito de consumo, pois aquelas configurações de 3500 dos tópicos de micros para jogos não passam do consumo de 250W na maioria das vezes?

Correta esta linha de pensamento ?

Muito obrigado !

Hoje até diminuiu. Computadores avançados atuais consomem até 160W em média sem considerar a placa de vídeo, caso tenham uma placa de vídeo de bom desempenho. Ou seja, consomem até menos. O meu que é um Core i3 com GTS250 consome 240W no total. Mas o consumo pode ir muito longe com placas de vídeo top.

Alto pra época? Consumo é uma coisa inversa do desempenho, evoluir significa consumir menos.

Exato. Era um consumo alto para a época (os processadores da AMD consumiam menos) e é um consumo alto para os dias de hoje também.

Além disso, fontes modernas de qualidade tem por volta de 50W nas linhas 3 e 5V, os outros 150W são da linha 12V?

Fontes modernas de qualidade têm de 120 a 150W de potência combinada para +3.3V e +5V. Já a potência para +12V depende inteiramente da potência da fonte. Será de uns 30A (360W) para fontes de 400W, será em torno de 80A em fontes de 1000W.

Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...