Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlar Pastilha peltier + Cooler Buffalo heat pipe


Posts recomendados

Definitivamente era a fonte que não estava liberando força suficiente...

Consegui gerar aproximadamente 4 ou 3mm de gelo sobre minha pastilha com uma fonte separada de 150W...o molex estava bem quente...sábado pego uma melhorzinha...

Mas, esta gerando bastante agua...Preciso de algo para evitar a condensação...

Se eu conseguir manter meu CPU a 20~25º com OC de 4,6Ghz * (230x20) ~1.48v ficarei feliz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Definitivamente era a fonte que não estava liberando força suficiente...

Consegui gerar aproximadamente 4 ou 3mm de gelo sobre minha pastilha com uma fonte separada de 150W...o molex estava bem quente...sábado pego uma melhorzinha...

Mas, esta gerando bastante agua...Preciso de algo para evitar a condensação...

Se eu conseguir manter meu CPU a 20~25º com OC de 4,6Ghz * (230x20) ~1.48v ficarei feliz...

Boa tarde Christian, se você ler o topico inteiro você vera todas as instruções de como controlar pastilha e evitar a condensação,

Compre os seguintes itens:

1 - potenciômetro analógico ( para controlar quanto vai gelar )

2 - Borracha artistica ( para evitar qualquer problema com condensação )

....................................................................................................

Eu comprei a borracha artistica para testar no meu sistema,

so estou esperando chegar ! mas com certeza sera melhor porque é como se fosse massinha de modelar, muito mais fácil do que comprar laminas de borrachas e ficar cortando !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Amigo lucasdanielgtfr qual potenciômetro deve ser comprado, eu procurei no Mercado Livre e não sei qual é o apropriado e depois como liga ele na pastilha? Esse regulador tem a mesma função do potenciômetro http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-611816409-conversor-redutor-de-tenso-ajustavel-12a-100w-_JMé necessário um desse tipo que tem mais componentes ou apenas o potenciômetro que é apenas um pino ajustável? E hoje em dia você ainda usa esse sistema? Tenho um water cooler corsair H80 e uma fonte seventeam 850W 80 plus, acredito que vai facilitar a brincadeira, o processador é um Phenom x6 1100t 3.3Ghz TDP 140W com over esse bixo esquenta demais. A pastilha que vou comprar é uma de 91,2W = 15,2v 6A. E se deixar o sistema em idle com over sempre em 25°C de mínmo será que vai condensar?

 

Obrigado  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Sr Renato, nossa quanto tempo não entro aqui hahaha, vamos la eu estou utilizando um water cooler que mandei usinar quase caseiro, 

no radiador estou utilizando a pastilha e em cima dela o cooler que eu usava o da bufallo, mantenho a temperatura em torno de 10°C, para não criar aquela condensação,

na época quando fiz a temperatura externa era praticamente a mesma que eu queria no proc, mas como oscila de mais cada dia é uma coisa tem que se atentar a isso.

 

Quanto ao potenciômetro pode ser qualquer um mas se foi uma pessoa que gosta de manter a temperatura certinho usa esse que ele é mais sensível tem uma regulagem maior

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-614381886-potenciometro-bourns-10k-multivoltas-3590s-_JM

 

mas se você quiser para testes faz que nem eu vai em um lugar que arruma tv som esses tio ai kkkk, e compra um potenciômetro dele não vai cobrar quase nada,

o que vai pagar de frete não compensa,

igual a esse que eles tem:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-612521118-potenciometro-dolphin-500k-1816mm-volume-_JM

 

Só chegar e ver se ele tem um potenciômetro sobrando, com certeza tem.

 

Lembrando que você vai ligar isso direto na fonte do computador então se atente ao maximo da sua fonte e se ela aguenta, se aguentar mais 100w vai embora,

esse conversor que o sr colocou nao tem nada a ver com o projeto  :D

 

Falou Qualquer coisa pergunta ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa temperatura que você está mantendo em 10°C é da água do water cooler ou do processador?

 

Ata, tem que prestar atenção nisso, a temperatura ambiente. Aqui fica muito quente de dia e fica um pouco frio a noite e ainda tem a questão de ligar o ar-condicionado kkk

 

Então pra escolher o potenciômetro, pode ser qualquer um igual esses que você colocou que é só um pino que roda mas, e a questão da potencia e sensibilidade, quanto mais K melhor? 5k, 10k, 100k, 500k ou nada a ver, o que interessa é que ele seja multivoltas? Esse nome que tem nele é apenas a marca do fabricante, como esse aí "bourns"?

 

Como liga os fios nele, percebi que tem três pontas metálicas, e o fio preto e vermelho do peltier?

 

A ordem é essa, 1º -> Saída da fonte 2º -> Potenciômetro -> °3 Peltier?

 

Você acha que fica bom assim, Water cooler -> Peltier -> Uma pequena placa de cobre na frente -> CPU ?

 

Amigo o potenciômetro controla a tensão ou corrente ou as duas coisas?

 

Esse sistema é tão eficiente que o problema vai ser a tensão da CPU e não a temperatura kkk Acho que pode arrochar o Vcore a vontade kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mantenho em 10°C o processador.

 

Procure entre 5k a 100k, eu não saberia te explicar se quanto mais melhor. Eu to com um de 10k.

 

Potenciômetro é o nome da peça, o bourns é o fabricante

 

No caso vai funcionar da seguinte forma, você vai pegar o fio vermelho e ligar em uma ponta, ai você pega um pedaço de fio solda na outra ponta e leve até o positivo da fonte.

O fio preto vai direto pra fonte.

 

Nesse caso ele vai controlar a tensão

 

Pode ser uma boa ligar direto so que  sem a placa de cobre Water Coolerr -> Peltier -> Processador ( antigamente fazia desse jeito )

Quando eu usava desse modo mesmo em over no max que a minha placa mãe permitia ele ficava em 0°C, tive que usar aquela borracha que esqueci o nome ta ai em algum post  :D

porque tava criando gelo ao redor do proc e depois ele volta para o estado liquido não era muito bom.

 

Sim no meu eu ficava de olho direto em tensão porque eu trabalhava no limite da fonte praticamente, faça o calculo de quanto puxa todos os componentes 

Um site muito para fazer isso = http://www.extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp calcule com o over que você deseja, veja quanto sobra e se da para usar a pastilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei na dúvida agora, tem muita gente dizendo que só usar um potenciômetro direto pode não conseguir regular direito ou ele pode queimar. Se você pesquisar assim, "Potenciômetro regular tensão", sempre vai aparecer o pessoal dizendo pra fazer o esquema completo igual daquela placa que mostrei do Mercado Livre, um regulador que tem transistor, capacitor, dissipador, bobina etc, tudo isso pra aguentar muita corrente.

 

Mas com você resolveu só isso mesmo, nem estragou nada aí? Consegue regular direito? Esse potenciômetro não está aquecendo muito? Não pegou fogo aí? kkk  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!