Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processadores AMD - E350; E450 - Desempenho.


Posts recomendados

Estou querendo comprar um Netbook mas estou com um pouco de receio em comprar algo de qualidade inferior, pesquisando um pouco sobre os processadores dos Netbooks, percebi que não existem muitas variedades. Tem os Intel Atom, que já recebi a recomendação para fugir deles e os AMD's - C50, E350 e E450. Sendo o E450 o Top da linha. Minha dúvida é saber a real capacidade desse processador. Já recebi a informação para não esperar muito em relação a desempenho, capacidade e agilidade, mas há quem diga que eles "quebram um galho" em funções mais básicas no dia a dia, como por exemplo Office, Internet, programinhas básicos e o próprio Windows. Ele realmente dá conta do recado nesse quesito, mais básico (sem travamentos) ? Alguém tem mais informações sobre esse processador ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Estou querendo comprar um Netbook mas estou com um pouco de receio em comprar algo de qualidade inferior, pesquisando um pouco sobre os processadores dos Netbooks, percebi que não existem muitas variedades. Tem os Intel Atom, que já recebi a recomendação para fugir deles e os AMD's - C50, E350 e E450. Sendo o E450 o Top da linha. Minha dúvida é saber a real capacidade desse processador. Já recebi a informação para não esperar muito em relação a desempenho, capacidade e agilidade, mas há quem diga que eles "quebram um galho" em funções mais básicas no dia a dia, como por exemplo Office, Internet, programinhas básicos e o próprio Windows. Ele realmente dá conta do recado nesse quesito, mais básico (sem travamentos) ? Alguém tem mais informações sobre esse processador ?

E como dão conta. Você sentiria a real diferença se colocasse dois net's lado a lado, sendo um com Atom da Intel e outro com o Bobcat da AMD (C-50, E-350/450). Esta diferença é absurdamente mais gritante ainda em tudo que utiliza a parte gráfica.

Tem alguns camaradas aqui no fórum que possuem nets com estes processadores e falaram que são maravilhosos para o que custam.

---------- Edit ----------

Tem cuidado ao comprá-los. Mesmo sendo bons, os fabricantes aproveitaram disto para colocá-los para concorrer contra o i3 da Intel e este não é o mercado dele, pois seu concorrente é o Atom. Você vai encontrar vários modelos por aí com a mesma configuração, mas uns custando R$ 9xx,00 e outro R$ 1.7xx,00. Se atente a isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Outra coisa que não da para esquecer é que o atom só fica bom usando o chipset Nvidia "ION"....só assim o desempenho netbook com atom chega perto netbook com AMD E350... mas é muito difícil de achar algum netbook com o chipset nvidia ion hoje em dia, e se achar, não compensa o preço, o mesmo estaria mais caro que o netbook com o amd e350...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Olá, boa tarde. Apesar do tópico ser antigo, gostaria de compartilhar minha experiência com o AMD E-450, em primeiro plano, e por tabela do Intel Atom N450 em segundo plano, pois creio que possa ser útil a futuros visitantes desse tópico.

 

Pra efeitos de comparação, eu tinha um netbook Philco modelo PHN10303 com Intel Atom N450 de 1.66 ghz , 2 GB de ram DDR2-800 mhz e uma HD de 160GB, rodando Windows 7 Home Premium de 32 bits. Usei esse netbook por um ano aproximadamente, e claro, era consciente de que não poderia esperar grandes coisas dele. Mas pro uso básico funcionava bem: navegava na internet sem grandes transtornos. Sentia às vezes pequenos engasgos, principalmente qdo abria muitas abas do navegador (Firefox), mas nada suficiente para me aborrecer. Era um uso básico digno.

 

Seu desempenho de vídeo (Intel® GMA 3150) era aceitável, eu usava o Youtube razoavelmente bem no Firefox e ainda assisti às 3 temporadas disponíveis do anime "Sailor Moon Crystal" nele em resolução standard (480P) usando o Media Player Classic, sem grandes problemas também. Diga-se de passagem, a qualidade do seu display LCD era ótima, imagens vivas e nítidas.

Porém, vídeos em 720P ele já não dava conta... e como sou aficcionado por vídeos (animes, séries e afins), passei a sentir necessidade de algo com desempenho mais digno. Paralelamente, desejava um portátil com plataforma AMD, por mero gosto pessoal. Fui pesquisar e as lendas da net davam conta de que os AMD E-xxx "espancavam os Intel Atom", e acabei comprando um Lenovo X121e.

 

Porém, o desempenho do netbook é horrível. Horrível mesmo, nem o básico é possível fazer nele sem passar raiva. Sua configuração é AMD E-450 de 1,65ghz com Radeon HD6320, 4GB de ram DDR3-1600mhz, e uma HD de 250Gb WD. Quando o comprei, formatei-o com WinXP Pro SP3, pra ficar mais leve (já sabendo que o XP por ser 32 bits aproveitaria apenas 3 dos 4 GB da RAM disponíveis), drivers atualizados e todos os programas atualizados em suas últimas versões.

 

Com três abas do navegador abertas, ele já vira uma carroça. Engasgos o tempo todo, inclusive com a ampulheta do mouse morosa e onipresente. O ICQ, que é um programa leve, fica em "câmera lenta", é preciso esperar as letras aparecerem aos poucos na tela muitos segundos após ter digitado, tornando a experiência de comunicação instantânea inviável. Uso de CPU em 100% quase o tempo todo, principalmente com o navegador. Whatsapp WEB fica quase impossível de usar, de tanto que trava e fica lento. A experiência de uso de forma geral, é uma lástima.

 

E eu não experimentava nada disso no netbook Philco anterior com Intel Atom, como foi explicado mais acima. Esperava que este E-450 fosse dar um banho no Intel Atom N450, que não era ruim, mas foi o oposto: ele se arrasta até pra rodar um messenger ou simplesmente navegar na internet, parece um K6 II 500 com 128 mb de tão ruim. Curiosamente, os vídeos do Youtube ele roda muito bem, creio que devido à força da Radeon HD6320, que é a única coisa que presta nessa APU ridícula da AMD. Mas Vídeos 720p engasgam igual engasgavam no Atom N450, não satisfazendo o principal objetivo de ter comprado esse X121e, que era ter desempenho melhor pra vídeos.

 

Cheguei a desconfiar de problemas de hardware, mas fiz todos os diagnósticos possíveis de memória, placa mãe, HD e afins, usando todos os softwares plausíveis como MemTest e PCCheck, e nada, tudo redondo.  Resolvi colocar outra HD (desta vez uma Samsung slim de 500GB) e instalar o Windows 7 Home premium de 64 bits, desconfiando que pudesse ser o HD ou o Windows XP o problema... mas a lentidão prossegue idêntica, sem mudanças. É a APU que não presta mesmo, infelizmente. E isso sendo a E-450, a mais top da linha... fico imaginando a bagaceira que devem ser os E-350 e E-300 da vida.

 

Sei que não se pode esperar desses netbooks e desses processadores ultraportáteis AMD/Intel um desempenho megaparrudo. Mas existe um limite de dignidade mínima na experiência de uso, que é a navegação na internet com fluidez, sem engasgos, pois essa é a tarefa mímina e básica de qualquer computador. Coisa que o Intel Atom, apesar das críticas que recebe, conseguiu me entregar. Já o AMD E-450, apesar dos elogios internet afora, infelizmente não fez o mesmo.

 

De modo que não posso recomendar essa linha E da AMD a ninguém, a não ser que seja masoquista e goste de passar raiva com lentidão e engasgos constantes e irritantes ao simplesmente navegar na internet. Engraçado que ambos têm praticamente a mesma frequência (1,66 Ghz pro Atom N450 e 1,65ghz pro AMD E-450), mesma quantidade aproximada de cache L1 e L2 ( 64k e 512k, respectivamente), mas o AMD parece uma lesma letárgica, ao passo que o Intel flui razoavelmente bem. Contrariando os reviews especializados inclusive, que dizem que o E-xxx é sempre mais forte que os Atom de mesma frequência... mas não é o que a minha prática mostrou, infelizmente.

 

Espero que essas informações sejam úteis a quem um dia estiver em dúvida em relação a um equipamento baseado nessas duas plataformas da AMD e da Intel, que apesar de já fora de linha, ainda são muito comuns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!