Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Estou fazendo umas melhorias no carro eletrico que fiz para o meu filho e para isso eu quero usar um booster (conversor/step up converter) de 12v para 18v.

Encontrei este:

http://www.soloelectronica.net/dcdc_12v_a_18v.htm

Corriente de salida: 5A a 18V (10A momentáneos)

Tensión de entrada: Entre 10 y 15V CC

Frecuencia de funcionamiento: 40kHz

Eficacia: 95%

Tensión de salida: entre 12 a 26V

Máxima potencia de salida 100W

Protecciones: por tensión baja 9,2V en CI, por sobre intensidad (10A) F1 en el circuito, por polaridad D2 Y F1 en el circuito.

O problema é a corrente de saída que é um pouco baixa. O ideal seria 8A e que suporte picos de 12A (quando uma roda cai em um buraco por exemplo).

Seria muito difícil aumentar essa capacidade substituindo alguns componentes?

Qualquer ajuda é bem vinda!!!

Abraço a todos,

Rafael.

Postado
Olá,

Estou fazendo umas melhorias no carro eletrico que fiz para o meu filho e para isso eu quero usar um booster (conversor/step up converter) de 12v para 18v.

Encontrei este:

http://www.soloelectronica.net/dcdc_12v_a_18v.htm

Corriente de salida: 5A a 18V (10A momentáneos)

Tensión de entrada: Entre 10 y 15V CC

Frecuencia de funcionamiento: 40kHz

Eficacia: 95%

Tensión de salida: entre 12 a 26V

Máxima potencia de salida 100W

Protecciones: por tensión baja 9,2V en CI, por sobre intensidad (10A) F1 en el circuito, por polaridad D2 Y F1 en el circuito.

O problema é a corrente de saída que é um pouco baixa. O ideal seria 8A e que suporte picos de 12A (quando uma roda cai em um buraco por exemplo).

Seria muito difícil aumentar essa capacidade substituindo alguns componentes?

Qualquer ajuda é bem vinda!!!

Abraço a todos,

Rafael.

Faça uma fonte chaveada push pull e seja feliz.

Existem vários esquemas na internet, feitos para alimentar amplificador automotivo.

Apenas retire a bobina simétrica do secundário, e faça uma regra de três com as voltas do primário, então descobrirá quantas voltas terá que ter a saída para dar 18V.

Com estas chaveada push pull você consegue 60A ou mais fácil fácil.

conseguirá 30A em 18V com apenas 2 mosfets IRF3205

Postado
Faça uma fonte chaveada push pull e seja feliz.

Existem vários esquemas na internet, feitos para alimentar amplificador automotivo.

Apenas retire a bobina simétrica do secundário, e faça uma regra de três com as voltas do primário, então descobrirá quantas voltas terá que ter a saída para dar 18V.

Com estas chaveada push pull você consegue 60A ou mais fácil fácil.

conseguirá 30A em 18V com apenas 2 mosfets IRF3205

Olá Albert, obrigado pela resposta!

Pode parecer pedir demais mas se possível aguém postar um projeto que se enquadre na minha situação. Depois que vi teu post fui atrás mas estou tendo dificuldade em achar, não sou muito fera em eletrônica. Eu já construí um H bridge e uma AVR do zero em casa pra meu simulador de movimento mas tendo o projeto em mãos :D.

Obrigado e um abraço!

ps: vou continuar olhando no google por enquanto...

Postado
Olá Albert, obrigado pela resposta!

Pode parecer pedir demais mas se possível aguém postar um projeto que se enquadre na minha situação. Depois que vi teu post fui atrás mas estou tendo dificuldade em achar, não sou muito fera em eletrônica. Eu já construí um H bridge e uma AVR do zero em casa pra meu simulador de movimento mas tendo o projeto em mãos :D.

Obrigado e um abraço!

ps: vou continuar olhando no google por enquanto...

1510.jpg

Ter o projeto pronto é impossível. Vai ter que calcular e modificar.

Postado
1510.jpg

Ter o projeto pronto é impossível. Vai ter que calcular e modificar.

Oi Albert,

Gostei deste esquema. Mas aí vai uma pergunta: Tu deu uma olhada na placa que está no link do início deste tópico? Como eu já disse eu não sou expert mas acredito ter duas vantagens nela que são o ajuste de tensão de saída (pot) e as especificações são quase perfeitas exceto pela falta de uns 2A a mais.

Bom, vou continuar estudando isso tudo, inclusive estas chaveadas pra chegar a uma solução.

Abraço!

Postado
Oi Albert,

Gostei deste esquema. Mas aí vai uma pergunta: Tu deu uma olhada na placa que está no link do início deste tópico? Como eu já disse eu não sou expert mas acredito ter duas vantagens nela que são o ajuste de tensão de saída (pot) e as especificações são quase perfeitas exceto pela falta de uns 2A a mais.

Bom, vou continuar estudando isso tudo, inclusive estas chaveadas pra chegar a uma solução.

Abraço!

Esta também pode colocar um trimpot para ajuste de tensão.

Não conhece o SG3525?

você pode colocar uma proteção contra corrente no pino 10

Ajuste de tensão no pino 16

O PWM dele permite de ir 0 até 50% de ciclo ativo (Lógico, se passar de 50% os dois transistores irão conduzir ao mesmo tempo já que é Push-Pull).

Pode escolher uma vasta gama de freqüência de operação. Eu sempre uso entre 40Khz a 60Khz.

Este CI é usados nos mais profissionais dos projetos, exemplo:

Tenho aqui um conversor Push-Pull de 2400 watts que usa este CI.

Ele converte uma tensão DC que varia entre 96 a 110V (8 baterias) em tensão de 200Vcc estabilizada, para isso este CI aciona 4 mosfets 38n30 a uma freqüência de 30Khz, que por sua vez aciona um transformador de ferrite.

O 200Vdc é então transformado por outro circuito em 115V em freqüência de 60Hz em onda senoidal pura.

Só para constar: Já dei manutenção em um Conversor de 10000 watts onde este SG3525 era quem controlava os IGBTs de potência. Ele fornecia o sinal PWM para um driver de de IGBT que acionava 8 IGBts de 50A cada.

• 3 anos depois...
Postado

Albert. Beleza cara?

Você tem alguma coisa relacionado a fonte smps dc-dc com entrada variável tipo, entrar de 20vdc ~ 45vdc. (fonte dessa tensão seria um painel solar). Essa fonte seria com essa entrada variável e uma saída de 200vdc ou 350vdc estabilizada. para alimentar um inversor de frequência trifásico para rodar um motor trifásico para bombeamento de água.

Ainda preciso estudar muito para chegar a alguma conclusão, uma ajudinha sua cairia muito bem amigo. grato, Hugo.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...