Ir ao conteúdo

placa de video XFX7970 com coolers travados em velocidade máxima

Edmar Milla

Posts recomendados

Postado

Buenas !!!

Estou com um problema meio chato aqui, não deve ser nada grave, pesquisei muito e não encontrei solução até agora, então resolvi apelar e pedir ajuda dos universitários

Vamos lá

Estava eu feliz da vida com meu PC rodando de boa todos os jogos e aplicativos de meu interesse, até que um belo dia ao ligar a maquina, já de cara os coolers da VGA deram umas osciladas de velocidade e pumba, entraram em velocidade máxima, deixando a maquina muito ruidosa mesmo, incomoda demais. Já ressetei a Bios da placa mâe, renovei os drivers da vga, removi a vga para limpeza dos contatos e resset dos capacitores. Só falta formatar novamente, mas como formatei à pouco tempo, gostaria de ver se alguém não saberia resolver sem precisar desse recurso

Minha configuração é

placa mãe asrock z68 pro3 gen3

processador core i5 2500k

2 pente memoria g.skill sniper 4Giga cada

fonte corsair 550w

HD 1tera caviar green

rodando com Windows7 ultimate 64bits

agradeço desde já a colaboração

Postado

Olá Luis beleza!!

Meu!!!

baixei, instalei e somente o fato de abrir o afterburner, os coolers já voltaram ao normal, nem precisei mexer em nada, pode isso ou, não , não pode ser coincidência

Está uma belezinha agora,não posso nem acreditar

Os coolers estão trabalhando em 50% e a tempreratura da GPU está em 29°C sem executar nenhum trabalho e chega aos 45°C no teste que é executado pelo proprio programa

Mas mesmo assim vamos esperar alguns dias para ver se vai ficar tudo OK mesmo

Qualquer novidade volto a postar

Postado

Novidades

Descobri que o problema dos coolers travando sejam somente a ponta do iceberg

Depois de instalar e executar o Afterburner e conseguir controlar os coolers, resolvi entrar um pouco em algum jogo de bons gráficos dos quais sempre entrei e rodei tudo no máximo, de boa, sem o menor problema, e agora depois de tudo isso esses mesmos jogos estão com muitos legs difíceis de jogar, muito longe do que era antes, e os cooler voltam a ficar oscilantes, mesmo com a temperatura da GPU não untrapassar 48ºC

E relembrando, me parece que tudo começou, por coincidência ou não, depois que houve uma renovação dos drivers da GPU pela xfx, estou procurando apoio diretamente na xfxforce, e ver se eles ajudam, se caso alguém tiver alguma outra dica, fico muito agradecido

Postado

É vou tentar o driver do site da amd

Luis para desinstalar o driver atual, seria bom instalar um programa removedor de drivers? qual você aconselharia?

Ou somente pelo proprio link de instalação do driver que já tenho agora existe uma opção "desinstalar" já é suficiente?

Postado

desinstalei os drivers e fiz uma limpeza de drivers com o revo e depois limpeza geral com cclear

instalei os drivers da HD7970 do site da amd e tudo melhorou muito, os coolers voltaram ao normal, já não disparam mais e nem ficam oscilando, mesmo nos jogos, aqueles lags absurdos já não existem mais, mas não estão como era antes de tudo, a imagem é excelente como antes, mas quando se faz a movimentação do jogo ela não tem mais um movimento liso, uniforme como antes, e lógico, penso eu que não seria mesmo para ficar 100% pelo fato de não ser os drivers corretos desta minha xfx

Vou relatar este fato para a xfxforce e ver se consigo os drivers antigos

Quando tiver novidades volto a postar

A proposito se alguém souber onde encontrar esses drivers da versão anterior à 12.4 ajudaria muito

Postado

a xfx não modifica os drivers cara =) o que voce pegou no site da amd é exatamente o que a xfx ou qualquer outra fabricante tem tambem.

as fabricantes modificam a bios das placas, mudam o cooler, ou manda algum programinha pra overclock ou monitoramento, etc... mas driver vai ser sempre o mesmo, independete da fabricante... tanto é que se você for no site da sapphire e baixar o driver da hd7970 deles, vai funcionar normalmente ^_^

Postado

vichi e agora qual seria o problema?

Será que quando instalei a nova versão pela primeira vez, ela entrou em conflito com alguma coisa, e agora depois de instalar da amd esta ultima vez e fiz a limpeza no pc, talvez tenha sumido com esse conflito e tudo voltou a funcionar? Talvez ainda resta alguma coisa para tudo ficar 100% como era antes. Seria melhor formatar para zerar tudo de novo?

Postado

qual jogo você esta tentando rodar amigo??

se o "vsync" tiver habilitado, desativa ele... ou se tiver desativado, ativa =) ve se roda mais liso com ele ativado ou desativado

Postado

estou testando com Battlefield 3 , Crysis , Modern Warfare 3 , minecraft que antes rodavam tudo no maximo e lisinho de boa. Mas hoje à noite quando estiver em casa vou tentar mexer no vsync pra ver se melhora, meu maior inimigo de todos é o tempo, só chego em casa 10 da noite, até conseguir sentar na frente do pc, já tão passando das 11 e não posso passar da 1hora se não fico um caco pra trampá no dia seguinte, mas devagar e com paciencia tudo se resolve

Postado

É realmente não fica mais como antes, deve estar havendo algum conflito que não tenho tanto tempo assim para ficar fuçando para descobrir o que é. Então vou formatar mesmo e testar bastante, mesmo porque da última vez que formatei demorou um pouco para aparecer o problema

depois volto para postar

Postado

Com essa confusão de driver instalado/desinstalado acho melhor formatar mesmo... E instalar o driver do site da AMD. Só por curiosidade mude a velocidade do cooler pa 100% e veja se o jogo volta a como era antes...

Postado

PC formatado

E nesse meio tempo já lançaram drivers novos versão 12.6

Tudo rodando novamente como antes , tudo 100% , ventiladores com velocidade normal de trabalho e imagem perfeita sem lags ou atraso na movimentação

Mesmo assim vou testar mais alguns dias, porque por duas vezes tudo fica ok ao formatar, mas o problema volta depois de alguns dias

Depois volto com o resultado

• mês depois...
Postado

Tudo resolvido

Diagnóstico: ao atualizar os drivers, os mesmos entraram em conflito com os antigos

Solução: Como não encontrei os drivers antigos para reinstala-los, e não resolveu remover e instalar os novos drivers, nem mesmo fazendo limpeza com revo e cclear, tive que esperar outra nova versão de drivers e formatar para garantir que não houvesse conflito novamente, lembrando que agora sempre mantenho o MSI afterburner instalado para manter o monitoramento da placa de video

Gostaria de agradecer ao Clube do Hardware e aos colegas que me ajudaram na solução do problema

Até a próxima

Valewww

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...