Ir ao conteúdo

Placa E1 - Telefonia VOIP

smblec

Posts recomendados

Postado

Bom Dia,

Tenho uma dúvida a respeito das placas E1.

Sinceramente, já fiz várias pesquisas e não consegui solucionar minha dúvida.

Qual a verdadeira finalidade da placa E1 em um ambiente VOIP ? Tem algo a ver com a quantidade de ligações simultaneas ? No meu ambiente, irei utilizar 100% tecnologia IP, não terei nenhum contrato com telefonia fixa convencional e os ramais todos serão Telefones IPS, nenhum analógico.

Desde já agradeço e aguardo retorno.

• Membro VIP
Postado

Cara se as suas ligações não vão sair por DDR, que chegaria por E1, então você não vai usar e nem precisar de uma placa E1.

Mas eu recomendaria que tivesse, pelo menos um feixe de 10 ramais DDR, em caso de falhas e se você estiver implantando o seu servidor SIP em um ambiente crítico.

Por onde você vai escoar seu tráfego VoIP: fibra, ADSL, LP-Dados ou o quê?

Postado

llBom Dia,

Po, ai complicou porque a placa ja ta na mão. Comprei as peças por base no projeto que um cidadão me fez e não acabei esclarecendo 100% as duvidas e deu nisso.

Nao tera nenhuma utilidade no meu caso ?

Vou utilizar fibra...

• Membro VIP
Postado

Não sei se você vai utilizar um PABX IP puro, ou um servidor propriamente dito. Mas geralmente você consegue até trocar essa placa por outro tipo de placa que você acabará usando, por exemplo uma placa (tronco ou de ramal) mista/digital (que suporta terminais digitais/analógicos) pois é frequente que o cliente tenha uma linha analógica ou terminais analógicos e queira usar, ou deixar na reserva. Aí se precisar você não precisa futuramente se preocupar em adquirir esta placa.

Postado

Boa Tarde,

Então, vou utilizar 100% Asterisk.

No meu caso não terá utilidade mesmo ?

Obrigado pela ajuda chefe.

Abraço

• Membro VIP
Postado

É amigo, em uma solução 100% IP sem utilização de Discagem Direta à Ramal (DDR) E1, você realmente não irá utilizar uma placa E1, ponto!

Eu no seu lugar não dispensaria essa placa tão cedo, hoje você pode integrar muito bem uma solução híbrida (VoIP/Digital).

Bons empreendimentos. :joia:

Postado

Entendido...

Vou ver se troco por um gateway pra utilizar algumas linhas analógicas ou vou ficar com a placa mesmo.

Obrigado pela ajuda.

Abraço

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!