Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carregador baterias Li-ion


Projetos_afg

Posts recomendados

Bom dia pessoal do fórum!

Estou projetando um datalogger para ler temperatura e umidade. Estarei usando um painel fotovoltaico de 5W, 18V para alimentar o circuito. Precisarei usar baterias para manter o datalogger funcionando durante a noite.

Comprei 3 baterias de Li-ion 600mAh, vai ser o suficiente para 20 horas de funcionamento (o circuito consome apenas 30mA). Gostaria de projetar um circuito microcontrolado para carregar essas 3 baterias em série. A velocidade de carregamento não importa muito, mas quero manter a vida útil da bateria ao máximo.

Alguém poderia me explicar em detalhes de como funciona o carregamento dessas baterias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procurei um pouco sobre o assunto, descobri que essas baterias são carregadas com uma fonte de corrente a no máximo 0,7*C onde C é a corrente que a bateria pode oferecer por hora. Então a corrente máxima para carregar para minhas baterias seria de 420mA.

Ainda tenho uma dúvida: Qual a tensão de uma bateria descarregada e de uma totalmente carregada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou usar esses carregadores pelos seguintes motivos:

Não são confiáveis;

Geralmente só carregam células individuais;

É bem difícil que eles atendam as características de corrente e tensão que o meu circuito pode fornecer.

Não tenho certeza se é o melhor jeito, mas estou usando um lm317 como uma fonte de corrente constante para carregar as 3 células ligadas em série até que chegue a 12,6 volts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Caro amigo, geralmente a tensão de carga de qualquer tipo de bateria ou pilha é de 20% a nominal. Logo se uma pilha possui 1,2V nominal ela precisará de 1,44V para ser carregada, a tensão de flutuação(tensão de repouso após a carga) é de 10%.

Se você está usando 3 pilhas tem uma tensão nominal de 3,6V, precisará de 4,3V para carregalas!!!!!

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!