Ir ao conteúdo

Cooler da VGA XFX 6870 não gira

imgaming

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, ontem meu pc estava desligando sozinho, não entendi o que era, fui olhar as temps, a temp da vga chegou a 110°, notei que o cooler não estava girando. ja abri a vsg, chequei o cooler, ta tudo certo.

qual poderia ser o possivel problema ? :(

Postado

voce mexeu no catalyst?ou voce tem algum programa que controla os fans?

entra no catalyst vai em desempenho e coloca o cooler da vga em 80~100% e ve se ele funciona ve tambem se a caixinha de controlar o fan manualmente está desmarcada

Postado
voce mexeu no catalyst?ou voce tem algum programa que controla os fans?

entra no catalyst vai em desempenho e coloca o cooler da vga em 80~100% e ve se ele funciona ve tambem se a caixinha de controlar o fan manualmente está desmarcada

o catalyst está ok, até coloquei no maximo, e nem sinal de vida, alguma outra sugestão ? :(

Postado
o catalyst está ok, até coloquei no maximo, e nem sinal de vida, alguma outra sugestão ? :(

Veja se ela esta conectada corretamente, e se o cabo do cooler não esta rompido.

Postado
Veja se ela esta conectada corretamente, e se o cabo do cooler não esta rompido.

checado! existe a probabilidade de ter queimado ? pois aparentemente está tudo ok, não teve motivos pra queimar e etc. porém, no catalyst eu dexava sempre em 100% o uso. pode ter sido isso ? :(

Postado

Estou com o mesmo problema no mesmo modelo de placa. Minha 6870 tava batendo 110ºC. Hoje mesmo aconteceu isso.

Estou usando o afterburner para controlar o fan...mas mesmo colocando manualmente a 100%, o cooler não responde e fica meio lento. As vezes o cooler chega a parar por 1 ou 2 segundos, e depois continua a girar.

Ou o problema está na placa ou no cooler.

Estou tentando achar uma ventoinha para substituir. Mas uma igual é meio difícil de achar (80mm 12v 0.5A?!?)

Postado
Estou com o mesmo problema no mesmo modelo de placa. Minha 6870 tava batendo 110ºC. Hoje mesmo aconteceu isso.

Estou usando o afterburner para controlar o fan...mas mesmo colocando manualmente a 100%, o cooler não responde e fica meio lento. As vezes o cooler chega a parar por 1 ou 2 segundos, e depois continua a girar.

Ou o problema está na placa ou no cooler.

Estou tentando achar uma ventoinha para substituir. Mas uma igual é meio difícil de achar (80mm 12v 0.5A?!?)

O meu tava exatamente assim girava, 2 segundos depois parava, e voltava a girar, depois parava de novo, a 2 dias atrás, parou de vez, tive que epgar uma VGA emprestada com um amigo, batia 110° o pc desligava, alguem tem alguma solução ? está fora da garantia..

Postado
O meu tava exatamente assim girava, 2 segundos depois parava, e voltava a girar, depois parava de novo, a 2 dias atrás, parou de vez, tive que epgar uma VGA emprestada com um amigo, batia 110° o pc desligava, alguem tem alguma solução ? está fora da garantia..

Olha, não sei se é o correto, mas EU achei melhor comprar um cooler novo por dois motivos:

1º o stock não é muito eficiente

2º meu gabinete não tem uma boa refrigeração

Eu comprei um zalman vf3000A por 169 dilmas no waz. No ebay ia sair quase a mesma coisa, então resolvi comprar aqui no brasil mesmo. Eu dei uma olhada em alguns foruns e vi que o zalman chega a bater temperaturas 10~15ºC mais baixas que o stock, então aqui vai ser uma boa.

Meu cooler original batia 75~80ºC full load e 40~45ºC idle. Vamos ver agora como fica, acho que o zalman chega na segunda-feira.

Não sei se posso culpar a XFX, mas sempre preferi as VGA da sapphire e HIS por terem os melhores coolers. Mas é uma opinião que não sei se é valida para muitos.

Edit:

Apesar de não estar especificado pela Zalman, eu vi em alguns foruns que o VF3000A é compatível com a 6870.

Postado
Olha, não sei se é o correto, mas EU achei melhor comprar um cooler novo por dois motivos:

1º o stock não é muito eficiente

2º meu gabinete não tem uma boa refrigeração

Eu comprei um zalman vf3000A por 169 dilmas no waz. No ebay ia sair quase a mesma coisa, então resolvi comprar aqui no brasil mesmo. Eu dei uma olhada em alguns foruns e vi que o zalman chega a bater temperaturas 10~15ºC mais baixas que o stock, então aqui vai ser uma boa.

Meu cooler original batia 75~80ºC full load e 40~45ºC idle. Vamos ver agora como fica, acho que o zalman chega na segunda-feira.

Não sei se posso culpar a XFX, mas sempre preferi as VGA da sapphire e HIS por terem os melhores coolers. Mas é uma opinião que não sei se é valida para muitos.

Edit:

Apesar de não estar especificado pela Zalman, eu vi em alguns foruns que o VF3000A é compatível com a 6870.

a sua placa também é da xfx ? se for, poderia me dizer se é compativel essa Zalman VF3000A ? obrigado

Postado
a sua placa também é da xfx ? se for, poderia me dizer se é compativel essa Zalman VF3000A ? obrigado

Sim, a minha é a XFX single fan. Creio que independente do fabricante, a serie sendo a mesma, o "layout" também é o mesmo.

Eu vi em muitos foruns e até no youtube um pessoal montando o vf3000a na 6870, tanto sapphire quanto XFX.

Segunda-feira chega, vou tentar filmar a montagem e o resultado final para você ter uma ideia.

Postado
Sim, a minha é a XFX single fan. Creio que independente do fabricante, a serie sendo a mesma, o "layout" também é o mesmo.

Eu vi em muitos foruns e até no youtube um pessoal montando o vf3000a na 6870, tanto sapphire quanto XFX.

Segunda-feira chega, vou tentar filmar a montagem e o resultado final para você ter uma ideia.

Opa, muito obrigado, vou aguardar, e se for o caso, vou comprar também, achei o site que você citou.:D

Postado
Opa, muito obrigado, vou aguardar, e se for o caso, vou comprar também, achei o site que você citou.:D

O zalman chegou. Bom, não é totalmente compativel, mas aqui ficou até que tranquilo. Vamos aos fatos que você deve levar em consideração antes de comprar:

1º O cooler não fica totalmente alinhado com a placa, de forma que ele fica um pouco pra fora. Assim, o comprimento total da placa aumenta em uns 6~8cm. Caso você tenha uma mobo pequena, isso impossibilitaria o uso das conexões sata.

2º Os dissipadores não são todos compatíveis, apenas os pequenos (dissipadores de RAM).

3º A alimentação do cooler é feito diretamente pela mobo, então você precisa de um conector de 3 pinos livre (conector igual ao de alguns coolers traseiros de 120mm do próprio gabinete).

Mas vamos ao lado bom da coisa:

1º O ruido é minimo, mesmo em full load, parece até que não tem uma VGA como a 6870 rodando.

2º A diminuição de temperatura é absurda. Em idle minha VGA ficava em 45~50ºC. Estou surpreso por agora estar em 32ºC idle. Full load eu ainda não passei de 62ºC. Isso tudo sabendo que meu gabinete é um forninho.

3º Uma consequência disso tudo é o ganho na vida útil da VGA e no desempenho full load.

Enfim, o cooler não é totalmente compativel, mas da pra instalar. Talvez os accelero sejam melhores para a placa. Mas caso você não tenha o problema de espaço e tudo mais, eu recomendo numa boa esse cooler. Acho que o custo/benefício foi absurdo. Muito bom, recomendo mesmo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...