Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda em cáculos com diodo


Posts recomendados

Primeiramente, como novo membro, gostaria de saudar a todos!

Bom, eu pretendo confeccionar uma fonte para video game que atenda às especificações da saida de corrente e tensão da fonteoriginal.

Tenho aqui um transformador que no secundario tem apenas dois fios. Com um multimetro eu medi a tensão nos fios (com o transform ligado na rede 110/220v) e deu 14,5 volts. A resistência da bobina do secundario saiu no multimetro em 1,5 ohms. Mas não sei a corrente que sai do secundário.

Se alguem souber como calculo a corrente que sai do secund, ficarei grato, mas não sei o numero de espiras tanto do primario quanto do secund.

Outra coisa, pretendo montar uma fonte usando o circuito retificador de onda completa sem o center tap no transformador. Para isso, voi usar 2 diodos 1N5402. Em seguida vem um capacitor ceramico 104, segue com um capacitor eletrol. de 1000uF 35v, outro diodo 1N5402, mais um cap. eletrol. de1000 uF 35v.

Como eu faço para saber a tensão que está entrando nos diodos ligados ao transform., qual a corrente que entra nesses diodos, como saber a resistencia dos diodos e qual a tensão e corrente que saem dos dois diodos iniciais?

Gostaria qe alguem tambem me informasse os calculos que eu posso fazer para saber qual o capacitor certo no circuito, o resistor certo, e outros componentes.

Eu já sei as especificações dos componentes que vou usar, mas eu quero entender melhor o circuito, por que usar um capacitor de 1000 uF 35v, um diodo 1N5402, que calculos a pessoa fez para chegar à conclusão que tem que ser um 1000 uF e não um 220 uF, por exemplo.

Aguardo contatos! Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom para fazer uma fonte com retificação por onda completa com um trafo sem center tape precisara de 4 diodos e não só 2

em um transformador o que conta é a potencia total. então você ja sebe a tensão de saida sabe a tensão de entrada da para medir a corrente de entrada (se possuir um alicate amperimetro) faça os calculos

potencia no primario=potencia no secundario

ta entrando uma corrente(chutando a titulo de exemplo) de 0,05A aplicando a tensão da rede 127V

Potencia no primario= 127*0,05=6,35W

a potencia no secundario tem quee ser a mesma

corrente no secundario= 6,35/14=0,453A

a corrente que passa nos diodos é a mesma corrente que esta passando no circuito (sua fonte caso consuma alguma corrente+carga na fonte)

http://pt.scribd.com/doc/15265313/Retificador-de-Onda-Completa-Em-Ponte

leia esse artigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza, valeu mesmo mister!

certo, e se eu tiver um transform com center tap? aí eu posso usar só os dois diodos?

quando n ão center tap, é uma regra ter que usar 4 diodos em ponte?

e com center tape usar só os dois?

aí no caso de ter o center tap, o procedimento é o mesmo que você descreeu, isso mesmo?

etnho um outro trafo aqui, esse eu sei as especificações:

é um 9 + 9, 800mA no secundário.

Assim, como seria uma simulação de dois diodos ligados no secundário, com a corrente e tensão do secund entrando e saindo nos diodos?

Ah, outra coisa mister:

um dos tranform que eu tenho aqui tem duas bobinas no primario e uma no secund sem o center tap.

Com um multimetro, eu usei a escala 200 ohms e vi que uma bobina (fio verde/azul) mediu 82,5 ohms no multim, e a outra bobina (marrom/ preto) mediu 74,9 ohms. Isso medindo cada bobina em separado.

Mas, conectando os fios em série para a ligação em 220, a resistência das duas bonibas juntas deu 157 ohms.

Então até aqui eu tenho os valores das resistencias.

Não sei a corrente no primario, então, usando a lei de ohm V = R . I e considerando uma tensão de 127v, calculei e deu 1,3A em uma bobina e 1,4A na outra bobina. Mas unindo as duas bobinas para dar resistencia de 157 ohms, a corrente ficou em 1,4A.

Aí, agora é onde eu quero chegar: qual valor de corrente eu posso adotar para fazer o calculo de potencia que você me sugeriu, a corrente em uma bobina do primario, ou a corrente total quando eu uni os fios das duas bobinas? posso jogar o valr de 1,4 A mesmo para fazer o calculo da potencia e achar a corrente do secun?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, para saber da corrente que um transformador consegue entregar (ou sua potência) é necessário exercitar o mesmo, fazer passar uma corrente, colocar uma carga e medir com que corrente de saída a tensão de saída desse transformador cai digamos, em 10%..

Medir resistência das bobinas de nada, absolutamente nada interessa.. quela sua corrente calculada, de 1,4 Amperes no primário de nada adianta, veja só que porcaria iria dar..

Se realmente fosse passar 1,4 Amperes nesse primário a potência ai envolvida seria de 220 Volts x 1,4A = 308 Watts.. Se rebatida essa potência para o secundário, como sugere o colega mister nintendo, daria uma corrente de secundário da ordem de 308Watts / 14,5 Volts = 21 Amperes de saída. Evidentemente que está errado isso dai.. Um transformador com essa potência pesaria coisa de 3 kg ou mais..

O colega mister nintendo não está errado em dizer que as potências envolvidas no primário e no secundário são aproximadamente as mesmas, mas absolutamente não dá para deduzir nada acerca da capacidade de um transformador somente medindo essas correntes sem que se exercite o transformador, submetendo um carregamento sobre o mesmo e monitorando a tensão, que cairá tanto mais corrente fornecida.. Tolera-se uma queda de tensão de 10% e desse modo, quando essa tensão cair desse valor, estará circulando a máxima corrente útil desse transformador..

Há que testar portanto..

Equipamentos e material necessários;

Voltímetro AC

Amperímetro AC

Diversas cargas ou carga variável..

Costumo usar uma resistência de chuveiro para servir de carga e dois fios com garras jacaré para tomar maior ou menor parte dessa resistência. Assim:

tomarpedaodaresistncia.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu pretendo confeccionar uma fonte para video game que atenda às especificações da saida de corrente e tensão da fonte original.

Bem, depois de você realizar o experimento que o colega Faller te indicou para saber a máxima corrente do seu transformador, você precisa dizer qual seria a tensão e corrente da fonte original.

Dessa forma poderemos te indicar uma solução mais completa.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, para saber da corrente que um transformador consegue entregar (ou sua potência) é necessário exercitar o mesmo, fazer passar uma corrente, colocar uma carga e medir com que corrente de saída a tensão de saída desse transformador cai digamos, em 10%..

Medir resistência das bobinas de nada, absolutamente nada interessa.. quela sua corrente calculada, de 1,4 Amperes no primário de nada adianta, veja só que porcaria iria dar..

Se realmente fosse passar 1,4 Amperes nesse primário a potência ai envolvida seria de 220 Volts x 1,4A = 308 Watts.. Se rebatida essa potência para o secundário, como sugere o colega mister nintendo, daria uma corrente de secundário da ordem de 308Watts / 14,5 Volts = 21 Amperes de saída. Evidentemente que está errado isso dai.. Um transformador com essa potência pesaria coisa de 3 kg ou mais..

O colega mister nintendo não está errado em dizer que as potências envolvidas no primário e no secundário são aproximadamente as mesmas, mas absolutamente não dá para deduzir nada acerca da capacidade de um transformador somente medindo essas correntes sem que se exercite o transformador, submetendo um carregamento sobre o mesmo e monitorando a tensão, que cairá tanto mais corrente fornecida.. Tolera-se uma queda de tensão de 10% e desse modo, quando essa tensão cair desse valor, estará circulando a máxima corrente útil desse transformador..

pois é, eu também imaginei isso, fiz os calculos e é como se saisse do secund uma corrente de 14A, acho isso uma carga muito grande.

então, que circuito você me indica montar e com quais componentes, para eu usar as ferramentas que você falou? um resistor variavel seria bom? de quantos ohms mais ou menos? se puder mandar para mim uma imagem de um circuito qualquer que eu possa montar, te agradeço, ou então descreva para mim como eu posso montar um. eu não tenho conhecimento muito parofundado em eletronica, me desculpem, conheço muito pouco, então vou contar com a ajuda de todos rs

Bem, depois de você realizar o experimento que o colega Faller te indicou para saber a máxima corrente do seu transformador, você precisa dizer qual seria a tensão e corrente da fonte original.

Dessa forma poderemos te indicar uma solução mais completa.

Falou

ok matheus, a tensão, corrente e potência da saída do conector da fone tem que ser de respectivamente 9vcc, 1.2A e 17W, é a fonte do mega drive.

o que você pode me indicar também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, essa fonte que você deseja já tem pronta: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-431216466-fonte-9v-2a-1a-cftv-p-cmeras-cabo-p4-bivolt-modem-_JM

Veja que a foto do anúncio é de uma fonte de 12V por 2A e no seu caso, não serveria. Fiz uma pergunta ao vendedor questionando essa incoerência.

Mas se você realmente deseja construir essa fonte, para aprendizado ou hobby mesmo, ajudaremos.

Primeiro você precisa realizar o procedimento descrito pelo Faller:

Pega seu transformador, liga em 110V (caso o mesmo seja para 110V), coloque uma resistência de chuveiro no secundário e meça a tensão na saída.

Sem a resistência você já mediu e disse que é 14.5V.

Com a ajuda de uma garrinha jacaré, vá diminuindo a pegada da resistência para aumentar o consumo de corrente e ccontinue medindo a tensão de saída.

Quando a mesma baixar 10%, ou seja, cair para 13.05V, quer dizer que seu transformador está no limite.

Vamos supor que você mediu 1.2A depois dos 10% de queda. Grande chance do transformador ser de 1A.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, essa fonte que você deseja já tem pronta: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-431216466-fonte-9v-2a-1a-cftv-p-cmeras-cabo-p4-bivolt-modem-_JM

Veja que a foto do anúncio é de uma fonte de 12V por 2A e no seu caso, não serveria. Fiz uma pergunta ao vendedor questionando essa incoerência.

Mas se você realmente deseja construir essa fonte, para aprendizado ou hobby mesmo, ajudaremos.

Primeiro você precisa realizar o procedimento descrito pelo Faller:

Pega seu transformador, liga em 110V (caso o mesmo seja para 110V), coloque uma resistência de chuveiro no secundário e meça a tensão na saída.

Sem a resistência você já mediu e disse que é 14.5V.

Com a ajuda de uma garrinha jacaré, vá diminuindo a pegada da resistência para aumentar o consumo de corrente e ccontinue medindo a tensão de saída.

Quando a mesma baixar 10%, ou seja, cair para 13.05V, quer dizer que seu transformador está no limite.

Vamos supor que você mediu 1.2A depois dos 10% de queda. Grande chance do transformador ser de 1A.

Falou

Fala Matheus!

É, realmente eu prentendo construir a fonte para aprendizado, aprender sobre eletronica e me virar sozinho na hora de construir algum circuito ou precisar dar reparos eletonicos. Também por hobby.

Vi a fonte no ML, aí eu pergunto: esses 2A de corrente que saem da fonte são os mesmos que saem do secundario do transformador ou após passar pelos diodos?

Outra coisa, 14,5 V que eu medi foi colocando a ponteira vermelha do multim em um fio e a preta no outro fio. Fiz certo? Como é um secundario sem o center tap, vai sair 14,5V de um fio e tambem no outro?

Agora, sobre diminuindo a pegada da resistência para aumentar o consumo de corrente, como eu faço isso? Como eu conecto as ponteiros do multim. na resistência? Em caso de eu não conseguir a resistencia, posso usar resistores?

E sobre o que o colega ilkyest falou, a queda de tensão vai até no máximo 10% mesmo por padrão? Ou pode chegar a 15% por exemplo? Em qual percentual eu posso me apoiar para ter a corrente exata?

Matheus,esqueci da falar: se puder postar uma imagem mostrando como eu faço as conecções, ligando resistores ou a ressitencia de chuveiro no secundario para fazer a aferição da tensão, ficarei grato. Com imagem eu posso visualizar e fica mais fácil de entender.

falou!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi a fonte no ML, aí eu pergunto: esses 2A de corrente que saem da fonte são os mesmos que saem do secundario do transformador ou após passar pelos diodos?

sai do transformador, os diodos não "cria" a corrente.

Outra coisa, 14,5 V que eu medi foi colocando a ponteira vermelha do multim em um fio e a preta no outro fio. Fiz certo? Como é um secundario sem o center tap, vai sair 14,5V de um fio e também no outro?

vai sair apenas os 14,5v como é alternados tipo que em determinado tempo quando uma ponta esta 14v a outra esta 0, ai depois inverte e assim vai.

E sobre o que o colega ilkyest falou, a queda de tensão vai até no máximo 10% mesmo por padrão? Ou pode chegar a 15% por exemplo? Em qual percentual eu posso me apoiar para ter a corrente exata?

os 10% é um padrão adotado pelo colega faller, que por sinal é um mestre nessa area, ele deve ter chegado a este valor devido aos anos de estudo e pratica dele.

se puder postar uma imagem mostrando como eu faço as conecções, ligando resistores ou a ressitencia de chuveiro no secundario para fazer a aferição da tensão, ficarei grato. Com imagem eu posso visualizar e fica mais fácil de entender.

cara tem erro nao, seu secundário tem 2 fios, coloque um numa ponta do resistor de chuveiro e o outro na outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

legal, valeu amigo! Já esclareceu bastante.

Outra coisa, tem como eu montar uma fonte que, por exemplo, o secundario do trafo sai 9v , 2A, aí eu quero manter essa tensão, mas diminuir a corrente para 1A, por exemplo? Ou uma tensão maior para uma menor, por exmplo, 12V, 2A e eu quero abaixar para 9V e 1A na saida da fonte. Tem como fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
pergutinha... é padrão essa queda de 10%? em nenhum momento um trafo apresentará seu limite a 5% ou 15%?

Não tinha visto essa sua pergunta.. É importante que responda...

O limite de 10% é absolutamente escolha minha..

Parte do princípio de que tenho de ter alhguma tensão útil na saída e de que não quero que meu tranformador aqueça demasiadamente, pois se existir uma queda de 10% sobre ele ele dissipará o produto de 10% da tensão x a corrente, como calor basicamente..

Escolha o valor que desejares.. Se escolheres 50% o trafo vai dar, mas se deixares ligado nesse rate, pega fogo em menos de 3 minutos...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpa carte = carga, erro meu, o 317 é um ci controlador de tensão, diferente dos 78xx que sao tensões fixas exemplo lm7812 = 12 volts, lm7809 = 9v, e assim vai, o lm 317 você varia a tensão com um potenciômetro

entendi. então beleza, vou tentar arrumar esse CI e fazer os testes.

valeu mesmo, precisando de mais ajuda eu posto aqui de novo.

até mais!!

Não tinha visto essa sua pergunta.. É importante que responda...

O limite de 10% é absolutamente escolha minha..

Parte do princípio de que tenho de ter alhguma tensão útil na saída e de que não quero que meu tranformador aqueça demasiadamente, pois se existir uma queda de 10% sobre ele ele dissipará o produto de 10% da tensão x a corrente, como calor basicamente..

Escolha o valor que desejares.. Se escolheres 50% o trafo vai dar, mas se deixares ligado nesse rate, pega fogo em menos de 3 minutos...

mas Faller, por exemplo, se eu quero confeccionar uma fonte que saia 9cc, 1,2A e 17W de potência na saida, essa queda de 10% vai me permitir ter essa potência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas Faller, por exemplo, se eu quero confeccionar uma fonte que saia 9cc, 1,2A e 17W de potência na saida, essa queda de 10% vai me permitir ter essa potência?

no dia que voce fizer uma fonte com 9v e 1,2A e der 17W eu paro de mexer com eletrônica...

amigo, potencia é tensão VEZES corrente...

W = V*I

W = 9 * 1,2

W = 10,8

com 9v e 1,2A o maximo que voce conseguiria é 10,8W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vamos la então, se a fonte diz que é 17w e no secundário temos digamos 12 volts, saira uma corrente de ?

I = P/V

I = 17/12

I = 1,41

não li o topico todo, mas creio que o que o faller quis dizer com 10% seria o seguinte, digamos que voce tem ai seu trafo e dele sai 12 volts, mas tu nao sabe quanto de corrente ele pode oferecer, ai voce colocar uma carga, digamos uma resistência de chuveiro de 12ohm, ai saiu 1A e continuou 12v, ai voce pensa ta mas sera que ela pode fornecer mais? e coloca uma carga de 6ohms

12v/6ohms = 2A, mas digamos que quando saiu 2A ela já nao conseguiu dar os 12 volts, digamos que caiu pra 8v, opa ja tem coisa errada ai certo, ai o trafo ja vai começar a esquentar

to meio com sono não sei se deu pra entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É isso dai meu amigo, como o colega hamdan citou..

Um transformador em aberto entrega uma determinada tensão.. Tão logo comeces a puxar corrente dele, essa tensão de saída cai, mais corrente saindo mais cai a tensão de saída..

Desse modo considero útil ainda quando essa tensão de saída cair até 90% de seu valor sem carga, mais não vou usar pois ele, o transformador aquecerá muito... Essa queda de 10% significa que ele não vai poder operar a contento, numa boa, se puxares mais corrente ainda. Lembre-se, isso dai serve para exercitar, para descobrir em um transformador os dados de corrente, insabidos..

Quando se projeta um transformador ou quando se especifica, ou se compra, já sabemos o que queremos, ai é só fazer a coisa certa..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

claro, deu para entender sim.

com os 8 V que você disse, agora a queda de tensão ultrapassou os 10% que o faller sugeriu. calculei e deu + ou- 35% de queda. aí pelo que o faller falou, isso pode acarretar dano para o trafo.

então querer 2A de corrente é demais para o trafo e está perto de queima-lo.

melhor é deixar a tensão cair para 10,8V e pegar a corrente naquele momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

senhores, acho que descobri a corente que sai do meu tranformador. eu fiz o procedimento do faller:

não usei resistência de cheveiro, mas sim rsistores.

comecei com 1K, a tensão não caiu, continuou 14,5 v, igual quando com eu mei em aberto com o multimetro;

segundo resistor: 960 ohms, continuou a mesma tensão;

terceiro rsistor: 680 ohms, sem alteração na tensão;

outro resistor, de 120 ohms, agora caiu um pouquinho, deu 14,2 V.

depois abaixei a resistencia bem mais, com um de 36 ohms, e a tensão medida foi de 13,5 V;

outro ressitor menor, de 24 ohms, a tensão deu 13,2. Reparem que agora a tensão medida foi bem próximo de 10% da tensão do transformador de 14,5V.

resolvi abaixar mais um pouco para ver o que vai dar, e mediu 12,5V com um resitor 15ohms.

fiz o calculo i = v/r:

para o resistor de 24 ohms: i = 13,2/24 = 0,55A

para o resistor de 15 ohms: i = 12,5/15 = 0,83A

reparem que quando usei o de 15ohms, a tensão em torno de 13%, e com o de 24 ohms ainda não caiu os 10%, então se eu usasse um de 18 ohms talvez teria dado os 10% de queda exatos. Fazendo os cálculos;

i = 13,05/18 = 0,73A

logo, acredito que o meu trafo deve ter uma corrente de saida do secundario em torno de 600mA.

o que vocês acham? todo esse meu procedimento foi correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bacana faller, valeu toda a ajuda aí!

agora, quem se habilita a me ajudar a ter 9Vcc, 1.2A, 17W de saida de uma fonte para console video game, a partir desse meu trafo?

Isso com a ajuda de cálculos. O melhor diodo, o capacitor correto, o resistor correto...

Sabendo que eu tenho 14V e 600mA na saida, como começar a calcular? Faller, pode ensinar aí?

Deve dar um trabalhão para alguém me explicar por aqui, mas ficarei grato, vai me ajudar pracaramba a entender. Tenho pesquisado na net esses cálculos, mas se alguém me explicar melhor, vai facilitar o entendimento.

Desculpem se estou sendo chato, mas é assim mesmo que se aprende, é correndo atrás mesmo rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!