Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD Corsair Force GT novo e congelamentos aleatórios


caioattili

Posts recomendados

Boa tarde!

Comprei e depois de muita espera, recebi hoje meu SSD novo (Corsair Force GT 60GB Sata III - Firmware atualizado 5.02) e já o coloquei no meu PC, para ficar somente com o S.O. e os aplicativos, deixando um HD convencional para dados.

Instalei o Windows 7 (x86) do zero, bem como todos os drivers e aplicativos, porém, além de ter achado o desempenho do SSD meio fraco comparado com os reviews que vejo por aí, o Windows fica aleatóriamente dando umas travadinhas de alguns segundos (as vezes até 1 minuto) onde o HD Led fica aceso fixo, todos os aplicativos abertos ficam como "Não respondendo" e só a seta do mouse continua funcionando, embora sem função. Da mesma forma que esse freezing vem, ele desaparece e tudo volta a funcionar normalmente até o próximo congelamento...

Nos eventos do Windows, não há nenhum registro de erro nem nada quando isso acontece.

Nos fórums da Corsair chove reclamação igual a minha mas é basicamente com usuários que possuem controladora SATA da Intel ou da Marvell, nada sobre AMD, como é meu caso...

Alguém já passou ou passa por isso também com essa combinação Controladora SATA 2 AMD + SSD SATA 3? Qualquer ideia será bem vinda...

Segue a configuração relevante do PC em questão:

Athlon II x4 640 AM3

ECS A780GM-A V1.1 AM2+

3GB DDR2-667 OCZ Value (3x 1GB)

AMD Radeon HD5750 1GB

SSD Corsair Force GT 60GB SATA III :angry:

HD Samsung HD154UI 1,5TB 5400RPM SATA II

DVD-RW Lite-On SATA II

Edit: Não consegui colocar a imagem do benchmark em anexo, mas os resultados foram:

Seq Read: 248,26 MB/s

Seq Write: 92,04 MB/s

4K Read: 11,73 MB/s

4K Write: 19,13 MB/s

4K-64Thrd Read: 64,04 MB/s

4K-64Thrd Write: 41,18 MB/s

Access Time Read: 0,228 ms

Access Time Write: 0,373 ms

Score Read: 101

Score Write: 70

Score Total: 219

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema aparentemente solucionado!

Solução:

Instalar manualmente a última versão dos drivers do South Bridge da AMD (12.6) substituindo o driver padrão da Microsoft (Standard AHCI 1.0 Serial ATA Controller) pelo atualizado da AMD (AMD SATA Controller), no Gerenciador de Dispositivos.

Além do driver da controladora SATA, eu atualizei também alguns componentes de sistema que vieram junto no pacote dos drivers do South Bridge, que acredito que não tinha relação com o problema, mas nunca se sabe...

Feito isso, estou usando o computador normalmente há horas, e o problema desapareceu completamente!

Apenas por curiosidade, rodei o AS SSD Benchmark agora de novo e notei uma diferença nos resultados:

-- Em 26/07 -- -- Hoje --

Seq Read: 248,26 MB/s 256,31 MB/s

Seq Write: 92,04 MB/s 91,07 MB/s

4K Read: 11,73 MB/s 12,56 MB/s

4K Write: 19,13 MB/s 42,58 MB/s

4K-64Thrd Read: 64,04 MB/s 50,88 MB/s

4K-64Thrd Write: 41,18 MB/s 85,51 MB/s

Access Time Read: 0,228 ms 0,181 ms

Access Time Write: 0,373 ms 0,370 ms

Score Read: 101 89

Score Write: 70 137

Score Total: 219 269

Na prática, senti uma melhora sensível no desempenho, mas nada muito incrível.

Fica a dica. Aos moderadores, favor fechar o tópico!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!