Ir ao conteúdo

"fan tachometer" = fan da GTS 450 parado

Claudio Velasco

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Bem, seguinte:

Eu resolvi remover a minha GTS450 (Evga, 1Gb DDR5) para limpeza geral, reposição de pasta térmica, etc. Ocorre que depois que recoloquei ela, de forma alguma o fan gira. Bem, ele rodou por dez minutos e depois, neca.

já cansei de reinstalar o driver da maldita da minha GTS450 para ver se resolvia, estou com o driver 304 (beta) e já atualizei o Evga Precision. Este, apesar de indicar que o fan etá a velocidades variadas, não atua. O tal do tacômetro está zerado - óbvio, o fan está parado...

Alguém aí tem ideia do caso? sei que o fan desta série de placas é controlado via driver mas poxa, eu atualizei, passei driver sweeper, reinstalei... e nada.

Ou se eu me encher, pergunto: o cooler da Zalman, o VF700Cu, cabe nela?

Postado

na hora de tirar o cooler você não danificou aquele conector q vai na pcb da placa de video sem querer??? uma vez eu fui limpar uma placa e acabei arrebentando um fiozinho da fan ¬¬ fio fino da porr@ HSUAHSUAHSU

ou ate pode estar mal encaixado

no site da zalman não ta citando a GTS450 como suportada: http://www.zalman.com/eng/product/Product_Read.asp?idx=139

então não recomendo arriscar não

• Membro VIP
Postado

nem mexi com ele. eu desmonto a PV na mesa, pondo de lado cada parte, nada de desencaixes denecessarios... já fiz essa caca também, em outra oportunidade... e como disse, ela funcionou por uns dez minutos, depois parou e superaqueceu. Está agora com um ventilador Mallory olhando pra cara dela...

Postado

o cooler esta travado? ou ele gira livremente se você mexer com o dedo?

durante o boot, quando mostra a tela da bios...... o cooler ameaça girar ou nada??? porque se não girar nem durante o boot com certeza não é problema com o drivers

• Membro VIP
Postado

cooler solto, gira normal. Durante o boot e depois de inicializar, neca de girar. Sei que o controle do fan é via driver mas eu já pus o driver mais recente do site da Evga mais o software de controle atualizado... E nada. Reinstalei usando Driver Sweeper e...nada. A placa está OK, com vento por cima roda normal, mas com o GPU-Z aparece que o fan está a x% mas o speed fan =0. estou quase comprando um cooler e aparafusando no lugar deste. Engraçado é que quando comprei ela aconteceu a mesmissima coisa mas depois de uns dois dias ela resolveu ligar do nada e assim permaneceu até anteontem, quando eu retirei ela.

(luis, estas pvs tem controle de fan via software. O fan é controlado atraves de um plugin do seu driver - assim ela não dá aquele "cutuco" inicial no fan ao ligar. Bom, minha PV em funcionamento normal só girava o cooler quando o win entrava...)

Postado

estranho o.o...

não tem como você testar o cooler??? tipo tirar ele, e fazer uma gambiarra pra ligar os fios dele direto numa fonte de energia??? porque dai ia ficar bem claro se o problema é no cooler em si ou no hardware da placa, se for no hardware da placa não vai adiantar colocar outro cooler.

o fato de ficar mostrando x% do cooler é normal, esse x% é o que o driver esta mandando pra placa e não quanto realmente o cooler esta, por exemplo se você usar aquelas placa de video mais parrudas e resolve colocar um water cooler nelas, você vai ter que remover o cooler e blocar elas certo??? vai ta mostrando x% do mesmo jeito, só que na verdade o cooler nem esta mais encaixado na placa =s

• Membro VIP
Postado

exato, isso daí é claro. O driver está ok, aparentemente. Mas o fan também está aparentemente ok. Posso testar ele por fora, mas acho que vou mesmo por um fan externo ligado direto no "chassis fan" da placa-mãe e deixar pra lá essa encheção de saco daí... aí, pergunto novamente:

o cooler da Zalman, o VF700Cu, cabe nela?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...