Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CPUs INTEL: K versus X


Phas

Posts recomendados

Galera, sei que os CPUs Intel com final K e X, são os direcionados para o público entusiasta, devido à grande capacidade de overclock proporcionada pelo multiplicador de clock destravado.

Mas além disso, afinal, o que diferencia um caríssimo Extreme Edition (X), de um "simples" K? Alguém sabe dizer?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

K tem o multiplicador destravado.. só que vai até 45x no maximo eu acho... não tenho certeza... mas eu sei que tem um limite maximo

X tem o multiplicador destravado só que não tem limite nenhum... você pode colocar o multiplicador em 99x por exemplo... geralmeente o desempenho desses processadores são maiores do que os processadores K tambem =)

por isso em eventos de overclock em que se usa ate nitrogenio liquido, se usa processador X e não K

mas pra nós usuarios um processador K ja esta mais do que suficiente, até porque bem antes de você atingir esse limite o processador provavelmente ja vai ter queimado por superaquecimento =) você so vai precisar de um processador X se você quer fazer um overclock ULTRA MEGA ****.. no minimo voce vai ter que usar refrigeração liquida das mais potentes, ou até nitrogenio =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, sei que os CPUs Intel com final K e X, são os direcionados para o público entusiasta, devido à grande capacidade de overclock proporcionada pelo multiplicador de clock destravado.

Mas além disso, afinal, o que diferencia um caríssimo Extreme Edition (X), de um "simples" K? Alguém sabe dizer?

Valeu!

Nos processadores LGA2011 na versão "X" há 3MB de cache L3 a mais que na versão "K", clock ligeiramente mais alto e fora um status de processador "Extreme" (O "X" tem nome Core i7 Extreme, enquanto o "K" tem nome de Core i7). Fora isso são processadores six core baseados na mesma arquitetura e com multiplicador de clock destravado. Particularmente acho um péssimo investimento, pois é o dobro do preço para ter um ganho de performance de menos de 5% na maior parte das aplicações.

Nos processadores LGA1366 havia os "X" e os "EE", que na verdade era uma nomenclatura idêntica: "X" = Extreme (nomenclatura usada nos six core 32nm, mais recentes); "EE" = Extreme Edition (nomenclatura usada nos quad core 45nm, mais antigos). Os "K" até então só existiam nos LGA1156 e LGA1155.

K tem o multiplicador destravado.. só que vai até 45x no maximo eu acho não tenho certeza... mas eu sei que tem um limite maximo

X tem o multiplicador destravado só que não tem limite nenhum... você pode colocar o multiplicador em 95x por exemplo...

por isso em eventos de overclock em que se usa ate nitrogenio liquido, se usa processador X e não K

Disso eu não sabia, mas continuo achando péssimo investimento. Na prática quase não faz diferença, a menos que o usuário vá participar de campeonatos de overclock usando nitrogênio líquido, ou se for filho do Silvio Santos, claro.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente acho um péssimo investimento, pois é o dobro do preço para ter um ganho de performance de menos de 5% na maior parte das aplicações.

Sem dúvida, Pistigrilo. Socar alguns milhares de reais num processador soquete 2011 Extreme Edition é pra quem está rasgando dinheiro, ou está desinformado.

O lance é que estou prestando uma consultoria, e preciso saber as diferenças técnicas entre um e outro.

dei uma pesquisada e o limite não é 45x como tinha dito.. e sim 57x =)

Valeu man, ajudou bastante! =]

EDIT: Pessoal, aproveitando a vossa sapiência. Os "bã-bã-bãs" da AMD continuam sendo os "Black Edition", ou houve alguma mudança nessa nomenclatura?

Thanks again.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dei uma pesquisada e o limite não é 45x como tinha dito.. e sim 57x =)

Piorou a opção de compra de um "X". 57X é MUITA coisa! Dá para fazer um over nervoso com isso, ainda mais se subir o clock base junto. Fala sério!

Sem dúvida, Pistigrilo. Socar alguns milhares de reais num processador soquete 2011 Extreme Edition é pra quem está rasgando dinheiro, ou está desinformado.

O lance é que estou prestando uma consultoria, e preciso saber as diferenças técnicas entre um e outro.

Valeu man, ajudou bastante! =]

EDIT: Pessoal, aproveitando a vossa sapiência. Os "bã-bã-bãs" da AMD continuam sendo os "Black Edition", ou houve alguma mudança nessa nomenclatura?

Thanks again.

No caso da AMD a resposta é sim e não. "Sim" porque os Phenom II Black Edition, apesar de terem saído de linha recentemente, ainda não sumiram completamente do mercado, sendo ainda uma opção em alguns casos (eu tenho dois e os adoro). "Não" porque a linha nova são os Unlock FX. Todos eles desbloqueados para overclock. Entretanto a primeira geração dos FX não está com uma performance interessante... Ao que parece a segunda geração será uma opção viável e interessante e que vai ser lançada em breve, mas isso é especulação. 100% de certeza vamos ter só após o lançamento.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!