Ir ao conteúdo

Retificador de Onda Completa

Evertton Laddaga

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, no meu projeto necessito de uma fonte de tensão de 12V com uma corrente alta, chegando muitas vezes a 5A, na dificuldade de achar uma fonte. Resolvi utilizar um trafo 110/12 e depois retificar essa onda senoidal, gostaria de saber se isso me permitirá trabalhar de forma aceitavel, quais os capacitores e diodos eu devo usar pra essa aplicação?

Postado
Olá pessoal, no meu projeto necessito de uma fonte de tensão de 12V com uma corrente alta, chegando muitas vezes a 5A, na dificuldade de achar uma fonte. Resolvi utilizar um trafo 110/12 e depois retificar essa onda senoidal, gostaria de saber se isso me permitirá trabalhar de forma aceitavel, quais os capacitores e diodos eu devo usar pra essa aplicação?

Pode usar estes diodos:

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/WINGS/P600M6A10.pdf

Para que a saída retificada e filtrada dê os exatos 12V, a saída de corrente alternada do trafo tem que ter 8,6Vac mais queda de tensão dos diodos (0,7 vezes 2 no caso de ponte completa).

Deverá usar 1000uF para cada Ampère.

Não espere saída estabilizada. A tensão varia um pouco quando se coloca a carga.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...