Ir ao conteúdo

Posso colocar um capacitor na saida do lm317

jhonalvez

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Fonte ajustável com montagem em impresso, alimentando motor de escova, e fiação mal dimensionada e não enxuta facilmente apresenta esse tipo de problema.

Possíveis causas:

- Oscilação

- FCEM

- Indução na fiação de espurios..

Postado

eu nem tenho esquema, eu fiz exatamente do datasheet com os capacitores de 100nf um de 10000uF, mas ta caindo muito pode ser porque a tensão do terminal ADJ esta alta? ta 1.5, antes tava 1,4, eu acho que esta queimando.

lm-317-regulator-IC-power-supply-circuit.jpg

pode ser por caisa dos fios? é fio 0,5 mm² na saida e no trafo.

• Membro VIP
Postado

Essa história de ter 1,4 ou 1,5 Volts no terminal de adj é que está estranha..

Quando você lê 1,4 Volts no pino de ajuste, qual a tensão de saída???

Postado

de qualquer forma, eu coloco no minimo, da 1.5v na saida, coloco no maximo, da 12v, e 1.5v no adj e neutro.

Fiz outros testes: A 300 mA, a tensão cai de 12.01, para 11,82, a 930mA, a tensão cai dos 12 para 7,1v.

em curto, o voltimetro, que esta calibrado, mostra 0.62v, e 2.62A.

Eu nao entendo muito dessas coisas, mas seria possivel deduzir qual q corrente maxima que a fonte esta conseguindo suportar dentro dos limites? falando nisso, qual a tolerancia de queda na tensão?, outra coisa:

O trafo tem 11.8 v, mas na retificacao e filtro, da 15,6v e estou tentando usar 12v regulados, com uma carga baixa. Sera que é por isso que está caindo a tensão tanto, sendo que o ci tem uma certa queda de tensão, devo considerar essa queda de tensão no ci e na ponte, contando com os 15v ou com a tensão do transformador, 11.8v?

• Membro VIP
Postado

Amigo.. Tem gato a tuba ai no seu circuito...

Salve seu potenciômetro esteja ruim, a menor tensão na saída deveria ser de 1,2 Volts, sendo que o pino de ajuste, com relação ao massa, deve ter zero volts nessa condição de mínima tensão na saída..

A partir dai o CI estará funcionando dentro da normalidade se e somente se a tensão de saída estiver 1,2 Volts acima daquela do pino de ajuste..

Se tiveres 5 Volts na saída, vais ter (5-1,2) = 3,8 Volts do ajuste ao massa..

Qualquer coisa diferente disso dai está mal...

Postado
O problema é o seguinte: quando eu ligo um motor de +- 500 mA de carga, a tensão cai de 12V para 3V!

Qual seria o problema?

Que motor é esse? ele consome apenas 500mA mesmo?

Já pensou que o mesmo pode estar com defeito?

Liga esse motor direto, antes de passar pelo LM317, (no pino 3) e veja como o mesmo se comporta; se a tensão também cai; se o mesmo gira normalmente ou se há um superaquecimento no transformador.

Agricio

Postado

a tensão cai quase que completamente direto no trafo.

outra coisa, eu estou pensando em enrolar um trafo, mas nao consigo identificar a bitola dos fios. eu tenho umas bobinas aqui mas nao sei a bitola. o qq eu faco? da pra enrolar pela resistencia mesmo?

Postado
a tensão cai quase que completamente direto no trafo.

Motor está consumindo mais corrente do que o "trafo" pode fornecer.

eu estou pensando em enrolar um trafo, mas nao consigo identificar a bitola dos fios

Uéé????? Por que não compra um "trafo" novo, já enrolado??????

Se você não souber qual a real corrente que esse motor consome, você só vai perder tempo e gastar dinheiro à tôa.

Descubra qual a corrente que esse motor consome p/ continuar com o trabalho.

Agricio

Postado

eu ja enrolei o primario do trafo, sem gastar nada.

Eu calculei todas as medidas com um programa, e a corrente no primario era pra ser 712mA, mas deu 780mA, nao sei se isso influencia. Mas eu nao estou achando um fio para o secundario. é um 1.6mm², mas o unico que tenho aqui é 1.5, e encapado.

daria certo eu enrolar fio encapado para o secundario?

e uma coisa que eu nao sei, a corrente no primario deu 780mA, como eu disse, mas então quantas espiras eu terei que enrolar para conseguir 18V, 5A, e qual seria a bitola do fio?

valeu a todos pela ajuda.

Postado
da uma olhada neste topico, no penúltimo post tem um link de um site que tem uma calculadora. http://forum.clubedohardware.com.br/construindo-transformador/964183?t=964183&highlight=hamdan

Valeu pelo link cara, mas tipo, eu enrolei o primario, e advinha? esqueci quantas voltas eu dei!

mas pela resistencia, em 127 v tem uma corrente de 780 mA,

sera que pela corrente no primario tem como eu determinar quantas voltas eu preciso para 18v 5A?

outra coisa que eu nao sei, é onde eu vou consegir um fio awg 15, ou o que precisar.

eu tenho aqui um awg 22 o suficiente, mas daria certo eu enrolar ele duplo?

e qual seria a medida dele se colocar 2 awg 22 em paralelo?

Postado

rapaz não se te informar nao, porque até onde sei pra enrolar o secundário você pegaria o numero de voltas do primário e dividiria pela tensão, obtendo a relação volt por espiras, e ai se pensaria no secundário, desenrola ele e enrola de novo, daria menos trabalho...

boa sorte.

Postado

eu sei onde tem, mas nao quero comprar ja, eu me sinto inutil por nao conseguir enrolar um trafo. tem muita gente que consegue mas eu to quase terminando. vou ter que usar um fio mais fino e usar 240 voltas para dar 18v e 3A. mas ja esta de bom tamanho isso pra mim.

na http://soldafria.com.br

tem bastante ate de 10 A.

Postado

Cidadão

Tira uma foto desse motor com tudo o que está escrito nele p/ que possamos te ajudar... AJUDE P/ PODER SER AJUDADO, NINGUÉM É MÁGICO.

Sinceridade: eu estou acreditando que você está usando um motor de limpador de parabrisas de carro, e aí meu chapa, você vai acabar até queimando o LM317, porque o mesmo não vai aguentar o tranco.

Nesse link abaixo tem informações sobre a construção de tranformadores. Veja se te ajuda. Boa sorte.

http://www.4shared.com/office/uCOakaPb/Projeto_e_construo_de_transfor.html

Agricio

• Membro VIP
Postado

Eu realmente acho, pelos teus relatos, que montaste ai um LM317 de modo errado, invertido quem sabe, ou com um desses carimbados de quinta categoria..

Ai não adianta conversar mais nada, se não resolves a tua regulação, teu circuito..

Ou seja, queres enrolar um transformador e estás te perdendo, para botar em um regulador que não funciona para tocar um motor do qual não tem os dados..

Me lembra aquela discussão no meio da mata, entre dois perdidos, mortos de fome, na hora do rango....

Dizia um para o outro...

"Se tivessemos batatas poderiamos fazer bife com batatas, mas não temos carne!!!"

Postado

Acabei de "upar" um programa p/ calculo automático de transformadores. É só aprender a usa-lo e isso é p/ lá de fácil. Divirta-se.

Estou admirando sua persistência, isso é muito bom p/ você mesmo.

Segue o link

/Programa_para_calculo_de_trans.html'>http://www.4shared.com/zip/vnFajTW4

Segue o link

/Programa_para_calculo_de_trans.html

Agricio

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...