Ir ao conteúdo

Trocar fan do Corsair H60 por 2 Akasa Apache push and pull?

RenatoUtsch

Posts recomendados

Postado

Então gente, eu quero tentar deixar meu computador o mais silencioso quanto possível, o meu atual é faz barulho igual um carro e não quero mesmo ter computadores assim mais...

Então, o fan do H60 chega a 30 dB, e o akasa apache, que to pensando em usar pra substituir todos do meu gabinete (CM 690 II Advanced) tem somente 16 dB (se não for propaganda enganosa né, se o que todos dizem por aí é verdade, não é). Acham que vale a pena substituir o fan do H60 por 2 apache? Ah, e push and pull é colocar 1 fan para jogar ar no radiador e outro para puxar, né?

Olhei a pressão estática, a do fan do H60 é 3.2mm H2O, enquanto o apache é de 2.64 mm H2O.

Posso fazer isso tranquilo, não vai ter muito impacto na performance do H60 não? Ou, talvez, melhorar? haha

Abraços :D

Postado

Essa fan do H60 é PWM e está conectada na CPU Fan da placa mãe, certo?

Se sim, a fan por ser PWM deveria rodar com menor rpm quando o processador estiver em idle e aumentar a rpm conforme for a carga do processador.

As fans normalmente são silenciosas em baixa rpm, e com mais ruído em rpm média e alta.

Conforme for a temperatura do processador, a placa mãe aumenta a velocidade das fans e consequentemente o ruído delas.

Você já fez um monitoramento na temperatura do processador e na velocidade da fan?

Veja se a sua placa mãe já não tem um software de monitoramento.

Verifique qual rpm a fan se encontra para determinada temperatura da CPU.

Depois poste os resultados.

Postado

Então, tá faltando chegar o meu gabinete para montar o computador, falta só ele de peças, aí eu já queria saber para montar de uma vez.

Como eu já tinha 2 akasa apache aqui, achei que fosse uma boa, mesmo que se o desempenho das 2 juntas se igualasse ao que vem com o H60 sozinho.

Ah, e aproveitando o tópico, onde eu conecto fans PWM, sem contar com o processador? Não tem nenhuma na fonte, tem? Seria só na placa mãe?

Postado

Quanto ao Akasa Apache eu não conheço e também não sei sobre seu desempenho como fan de dissipador.

Creio que a fan que vem com o H60 seja considerada uma boa fan, além de ter boa air pressure.

Não sei dizer se o Apache seria melhor ou não do que a fan do H60.

Eu mesmo testaria o desempenho com a fan stock do H60 junto com o Apache.

Sobre onde colocar as fans do gabinete, veja no manual da sua placa mãe os conectores de 4-pinos. Na minha placa tem o nome de Chassis Fan.

Outras denominações que já ouvi são System Fan e Front/Rear Fan.

Pode ser que a placa mãe também tenha um conector de 3-pinos (Power Fan). Ele também serve, porém a fan vai rodar na velocidade máxima.

Postado

Ok, eu olhei na minha placa mãe, ela já vem com 2 conexões PWM para fan da CPU, já que a maioria dos coolers high-end tem 2 fans. Além disso, ela tem mais 3 conexões PWM e o que parece ser 1 ou 2 conexões de 3 pinos. Como eu tenho 5 apaches, vai dar certinho.

Assim que o gabinete chegar, eu monto e faço o stress test do prime95 com os 2 apaches e com o fan que já vem com o H60, se a diferença for o H60 ser melhor minimamente, ou igual, ou pior, vou ficar com os 2 apaches, já que eles na rotação máxima tem 16dB, enquanto o fan que vem com o H60 tem o "noise level" de 30dB (não tá falando o mínimo nem máximo na caixa)...

Quando o gabinete chegar, que pelo o que parece é amanhã, ou, se eu der azar, semana que vem, eu monto e posto os resultados aqui, ok?

Postado
Ok, eu olhei na minha placa mãe, ela já vem com 2 conexões PWM para fan da CPU, já que a maioria dos coolers high-end tem 2 fans. Além disso, ela tem mais 3 conexões PWM e o que parece ser 1 ou 2 conexões de 3 pinos. Como eu tenho 5 apaches, vai dar certinho.

Assim que o gabinete chegar, eu monto e faço o stress test do prime95 com os 2 apaches e com o fan que já vem com o H60, se a diferença for o H60 ser melhor minimamente, ou igual, ou pior, vou ficar com os 2 apaches, já que eles na rotação máxima tem 16dB, enquanto o fan que vem com o H60 tem o "noise level" de 30dB (não tá falando o mínimo nem máximo na caixa)...

Quando o gabinete chegar, que pelo o que parece é amanhã, ou, se eu der azar, semana que vem, eu monto e posto os resultados aqui, ok?

Nossa 5 conectores PWM na placa mãe, deve ter custado o olho da cara :) Qual o modelo da placa mãe?

Acredito que terá um desempenho parecido ou até melhor com os 2 Apache já que usará 2 fans ao invés de apenas 1.

Postado
Nossa 5 conectores PWM na placa mãe, deve ter custado o olho da cara Qual o modelo da placa mãe?

Acredito que terá um desempenho parecido ou até melhor com os 2 Apache já que usará 2 fans ao invés de apenas 1.

É a ASUS Maximus V GENE... comprei na Alemanha em julho, saiu a mais ou menos 300 reais, por causa do desconto de 30% que a minha tia que mora lá tem ao comprar como produto para o consultório dela.

Sim, eu espero esse nível de desempenho também com os 2 apaches...

Quanto ao computador, eu realmente vou pegar o gabinete amanhã, então monto e posto os resultados ;)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...