Ir ao conteúdo

Dúvida sobre perda de dados na conversão e voltar para formato original.

Posts recomendados

Postado

Boa noite nobres amigos, minha dúvida é a seguinte, tenho um DVD de mesa da Philco com entrada USB onde é possível reproduzir vários conteúdos de diversos formatos através do Pendrive,inclusive arquivos de vídeo (como filmes). Descobri que este aparelho permite rippar CDs de áudio para o formato MP3 com Bitrate de 128kbps e isso pra mim foi uma mão na roda, pois tenho alguns CDs de musicas que estão travando no PC devido serem um pouco antigos e terem alguns riscos e com isso não consigo copiá-los com o WMP, já no aparelho de DVD que é novo roda sem problemas e consegui rippa-los onde pretendo gravá-los novamente como CDs de áudio e estou na dúvida se por terem sido convertidos em MP3 e depois serem gravados em CDs novamente, as músicas terão a mesma qualidade dos CDs originais? Sei que quando convertidos para MP3 perde 'qualidade' e perde-se também dados? Obrigado.

Postado

Não... Nunca terão.

Uma vez os arquivos ripados e convertidos estarem em mp3, independente do bitrate, informações fora perdidas nessa conversão.

No entanto, se ainda tens os Cds originais e se ripares um a um para o formato wave, aí sim, tu chegas quase ao original gravado. Digo quase porque se os Cds estão riscados, alguma informação fica perdida. Portanto, se queres os originais, cuides de tentar retirar esses riscos. Só não dá pra ripar quando existe algum buraco formado no CD. É uma tarefa bem trabalhosa e vai depender do estado do CD e se compensa.

Retornar ao arquivo original a partir de um mp3 não é possivel, principalmente se for um mp3 de baixo bitrate (de 96 kbps pra baixo). Já com um arquivo de 128 kbps dá para quebrar um galho mas mesmo assim, nem se compara com o original.

Postado

Muito obrigado pela ajuda Jambao, ela me tirou uma grande dúvida. Vejo que fazendo o ripping de um a um como você citou será melhor. Testei os CDs com problemas em outro PC e tocaram, creio que meu leitor óptico esteja cansado, afinal tem 4 anos de uso. Estou comprando um novo e farei o rippin com o Windows Media Player que me dá a opção de copiar o CD sem perdas, mesmo que consuma espaço isso não será problema. Assim que criar um novo CD de áudio postarei o resultado, por enquanto muito obrigado novamente.Abrçs.

Postado

Se tu faz as ripagens com o Windows Media Player, é uma escolha sua porque já estás acostumado com ele. No entanto, falar que ele faz isso sem perdas, aí é outra estória. O "ripador " mais técnico, mais porreta, mais pancada, mais completo, é o EAC (Exact Audio Copy). Porém, tem que saber configurá-lo para saber aproveitá-lo. Outro muito bom é o AudioGrabber. É antigão porém muito bom. Não tem todas as funcionalidades do EAC mas faz um bom trabalho. Se ficas mais a vontade com o WMP, tudo bem, respeito seu ponto de vista mas veja pelo seu nome. Ele é um player com funções de ripagem e básica, tende sempre além de ripar, tentar colocar o audio ripado com a extensão dele (wma), ou seja, passa por um codec proprietário que não é o melhor do mundo, como a Mi..%$@#*& apregoa e essa parte de ripagem,não é o forte dele. Ele é mais cotado a execução de músicas e filmes ou seja, conteúdo multimidia e se executar arquivos com as extensões dele, aí ele tá em casa. Consequentemente, o seu ponto forte não e a extração de arquivos e sim a execução dos mesmos. Que aliás, ele sempre puxa a brasa pra sardinha dele. Player pancada, porrada mesmo, é o KMPlayer. Esse sim. Esse é pancada. Dá de mil a zero no WMP. Bem... Essa é minha opinião. Se quiser saber mais sobre ele, pesquise sobre o mesmo.

.

.

Uso de midias furadas, com riscos, levam o leitor óptico a ter uma "vida" prematura.

Postado

Irei testar sim estes programas que citou agora. Instalei meu novo leitor e os CDs estão rodando. Eu uso o WMP porque não conhecia outro programa dessa categoria. Eu uso um que extrai o áudio de DVDs que é o DVDAudioExtractor, pra mim é muito bom, mas voltando ao assunto irei pesquisar e executar esses programas. Mais uma vez obrigado pelo apoio.

Postado

Aqui mesmo no Forum, tem um tópico só sobre o EAC. Já viu? Claro que o inicio do tópico está defasado em relação ao EAC versão atual mas tá tudo ali. A versão atual trabalha da mesma forma que a antiga. Claro, com mais updates para outros leitores, melhorias do próprio programa, etc. Já vistes os tópicos fixos? É o primeiro tutorial.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...