Ir ao conteúdo

Como controlar um motor DC 12V com o arduino

rodrigoredstar

Posts recomendados

Postado

Olá Bom Dia a todos, estou precisando saber como faço para ligar um motor de 12V DC no arduino pois o arduno só gera tensões de 5v ~ 9V, e não 12V, queria saber se tenho q fazer um circuito controlador com Relés ou qualquer ontro para controlar? pois não tenho muito conhecimento nessa area de controle de motores de 12v ou mais.... Desde ja Grato quem puder me ajudar... :unsure:

Postado

Minha sugestão é usar um driver com transistores

Conheço duas opções para seu caso.

Fonte simétrica

circuit-motor-control-1.jpg

Fonte assimétrica

BipolarHBridgeSchematic.gif

Essas configurações permitem inverter a rotação do motor.

O único cuido que tens que ter é para não fazer um curto circuito!

Abraço

Postado

Os transístores você dimensiona pela corrente do motor e a base deles conecte aos pinos I/O do Arduino. Um resistor de 1k na base deve funcionar bem.

Cuida na na hora de desenvolver o software, deves entender bem como funciona o circuito para não causar um curto!

Não esqueça de unir o zero da fonte do arduino com o zero da fonte do motor

Postado

Olá amigo, quando você fala controlar, é só ligar / desligar, ou é necessario o controle de inversão ? se não necessitar a inversão 1 unico transistor pode fazer o serviço ... caso necessite controlar a direção ... ai vai ter que usar a Ponte H que o amigo passou mesmo...

abs

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...