Ir ao conteúdo

Sapphire HD 7850 dual fan com zumbido

Skare

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

Comprei há uma semana, esta HD 7850

Peguei alguns jogos, como BF3, FIFA 12, PES 2012, rodei todos no máximo possível, até aí ok, tudo como esperado

para a minha surpresa, quando fui rodar The Sims 3 para o meu irmão, logo quando o jogo está carregando dá para ouvir um zumbido, algo parecido com o CPU Throttling da intel, ou com o grilo (não o canto, apenas o tipo de zumbido).

Quando o jogo começa, o zumbido para.. fiquei surpreso pois achava que este the sims 3 requeria menos da placa do que os outros jogos citados:

então, como ganhei o Shogun II na compra desta placa, decidi fazer o download, pois é um jogo de 16 gb, e provavelmente muito pesado também, não deu outra.. logo ao carregar o zumbido apareceu novamente.. e como o gameplay deste jogo é com os mesmos gráficos do vídeo (e que graficos..), o barulho não para quando ele começa.. só diminui um pouco.

Vale ressaltar que, em relação a desempenho, nada muda.. tudo continua rodando, sem nenhuma espécie de travamento nem nada.. o jogo rodando perfeitamente, porém com aquele zumbido.

suspeito da placa porque ao minimizar o jogo (alt + tab), o zumbido para imediatamente.. mas o jogo continua lá carregando sendo lido e processado.

suspeitei de superaquecimento, manualmente coloquei os fans a 90%, o que já exclui a possibilidade do barulho ser dos fans, pois apesar de barulhento em 90%, é outro tipo de barulho.. e ao abrir o jogo, dá para ouvir o zumbido em meio ao barulho dos fans..

e agora? segunda feira contactarei a kabum sobre o problema, mas até lá.. gostaria de ouvir algumas sugestões, obrigado!

se existir algum programa que monitore o funcionamento da placa de vídeo, gerando os dados, também gostaria de saber... obrigado!

se existir algum programa que monitore e gere dados sobre o funcionamento da placa de vídeo, também gostaria de saber.. obrigado!

Postado

cara tem bastante caso assim o ideal é mandar para a garantia evitando assim um problema maior futuramente e depois q a garantia terminar ai você fica na mao...

peça a troca da placa, pois normalmente é algum componente que faz esse barulho...

e sim é só quando força a vga...

Postado

engraçado é que eu tinha baixado crysis 2, daí fui testar neste jogo.. os gráficos também são muito poderosos, e quem disse que fez zumbido? rodou o jogo normalmente

e olha que a placa de video tava operando no 100% ou perto disso, daí quando vai pro the sims 3 ou shogun II, o zumbido aparece.. isso me intriga

mas vou acionar a garantia sim.. farei isto segunda

tem jogo mais pesado que battlefield 3 e crysis 2? (de gráficos)

to com um hd externo de um amigo meu cheio de jogo, tem max payne 3 também que é 26 gb de tamanho, mas não instalei ainda porque to sem espaço no hd

tem GTA, entre outros.. se alguém disser um jogo realmente pesado para ver como a placa vai se sair nele também seria uma boa!

Postado

cara sera que é a vga mesmo?

entra no catalyst ou afterburner e vai testando manualmente a ventoinha da placa de video 30%...até 100% deixa um pouco no 100% e veja se o barulho começa se nao for isso pode ser ventoinha do processador tambem

Postado

não é isso porque já deixei ela em 90% e fui jogar shogun, daí o barulhinho começou, dava pra ouvir entre o barulho dos fans.. mas é só minimizar o jogo que o barulhinho sai..

e o crysis usou 90 a 100% do processador da placa e o barulhinho não apareceu mesmo com os fans em 20%.. joguei por 20 minutos e nada de barulho

não sei se é a placa de video, mas é como eu falei.. quando minimizo o jogo continua lá, sendo processado.. se fosse o processador o barulho não pararia com o jogo minimizado (e tenho certeza que não é barulho de fan)

vou instalar max payne 3 aqui pra ver se nele tem o barulhinho

Postado
Jogo mais pesado que Crysis tem o Metro 2033, Max Payne 3 parece tá bem pesado (ainda não joguei)

instalei max payne 3 ontem, rodei com tudo no máximo possível, teve que reiniciar o jogo e logo na abertura já deu um zumbidozinho que não tinha antes

porém no decorrer do jogo, mesmo nos menus, filmes e gameplay, não teve mais zumbido algum... e isso usando o AA no máximo.. o que requeria 2030 de memória da placa (tem 2040)

não sei se esse zumbido é besteira e eu estou preocupado à toa.. mas que eu saiba, não é normal a placa fazer barulho algum, quando ela não aguenta o jogo, simplesmente não roda.. não é isso?

obrigado pela atenção!

Postado

Sim é exatamente alguns usuarios das GTX 670 estão tendo o mesmo problema é um zoombido de pequenos estralinhos mas sequenciais e intermitentes.... eu por via das dúvidas pediria a garantia a substituição

ninguem tve problema por enquanto além do barulho mas vai saber se com 1 ano a bicha abre o bico...

Postado

resposta da técnica da kabum:

"Segue a resposta de nosso(a) atendente Tatiana Forti:

Olá, bom dia Eugênio! Peço por gentileza que teste a VGA com outros componentes ou em outro computador encaixando-a corretamente, inclusive seus cabos. Verifique principalmente a fonte, que pode estar não fornecendo energia suficiente (verifique se o cooler roda quando é ligada, se a mesma está na tensão correta e se o cabo de energia está funcionando). Se o problema persistir nos retorne o contato clicando no link abaixo ´responder ao atendente´. Aguardo Resposta. Obrigada, tenha uma ótima semana!"

ela deve estar desconfiando da minha fonte, porém é uma corsair de 500w, não é genérica.. pode ser que a energia esteja mal distribuída, mas aí eu já não me meto

enfim, levarei a um técnico, e vou mantendo aqui informado caso alguém esteja com o mesmo problema.

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

E aí amigo, resolveu o problema. Já tive placa mãe e 2 placas de vídeo que fazia zumbido quando eram exigidos. Há quem diga que são bobinas de ferrite que vibram numa frequência audível, outros dizem que são capacitores ruins... não sei ao certo o que é. Mas na dúvida é bom requisitar a troca!

Postado

Se você setar pra ficar sempre em 90% , ou 100% , deveria apresentar o problema, tanto no windows , quanto no jogo.. caso fosse problema da fan. Acredito que seja mesmo problema em algum componente, talvez um mosfet (Estes sob alta taxa de trabalho, apresenta ruídos quando estão prestes a darem problema.). Faça como os colegas sugeriram, e troque imediatamente. Até.

Postado

Ative vSync dentro dos jogos e/ou no driver e teste novamente. Pode ser que a placa esteja soltando frames demais o que força alguns componentes elétricos na placa que eu não vou lembrar agora.

Se o barulho desaparecer então é isso mesmo. Para "solucionar" o problema sem usar o Vsync você só precisa aumentar a configuração de qualidade nos jogos (aumentar AA, ativar algumas coisas) e/ou aumentar a resolução. Qual é a resolução que você joga?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!