Ir ao conteúdo

Componente TV Audinac, Seria CI ou Codificador ??

Paulo Tacco

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

A TV Audinac ST 2110, tem este componente no circuito responsável na conversão e saída do áudio. Tem as opções Estéreo/Mono/Sap/.

Onde poderia achar o esquema apenas deste componente (MT-1000). Tentei mas sem sucesso. Seria um circuito integrado, decodificador ou conversor.

post-947253-13884963814011_thumb.jpg

• Membro VIP
Postado

Bcpetronzio, lembra a uns tempos atrás postei sobre o defeito de áudio nesta TV de fabricação Argentina, na época que nosso governo liberou importações de produtos nas lojas, foi em 1991/92.

O defeito que o áudio sumia, passava uns minutos voltava, apresentava roncos e ruídos, ficava muito baixo o volume. De repente entrava um Apito altíssimo de não aguentar o barulho. Agora sumiu direto. É um modelo que a maioria das Oficinas nem aceitam pegar o serviço. Um técnico conseguiu localizar este componente com defeito, disse que resolveu alterando o circuito (Parece que modelos da Philco usam este tipo). Ele deve conhecer segredo de um Macete. Verifiquei e foi retirado 02 componentes (Não sei se foi diodo,capacitor ou transistor). Sei que no lugar colocou substituindo 02 capacitores eletrolíticos. Um de 22uf/50V e 4,7uf/50V. O televisor ficou maravilha no áudio, acabou o defeito. Achei que ficou meio caro o conserto. Mesmo os técnicos ficam admirados com a qualidade perfeita da imagem e definição, a convergência nada de defeitos. Tem mais 20 anos, parece que foi comprada hoje na loja.

OBS: Penei um tempão nesta TV, troquei até no chute a saída de áudio (TDA 2007A), troquei eletrolíticos suspeitos e nada. Tenho certa prática na área eletrônica. Desconfiei que seria justo este componente,mas, como não acha, deixei quieto.

Este técnico matou em cima. Estou intrigado nesta substituição que deu certo. Pondo eletrolítico no lugar.

Pegarei depois o celular de um colega e posto a foto deste componente no circuito, dará uma ideia melhor.

Obrigado.

• Coordenador
Postado

Problemas com audio, podem ser detectado com o auxílio de um osciloscópio..., mas se esse técnico já matou a charada, eu não hesitaria em pagar para ele recuperar o Tv por mim!...

PS: Uma dica, tire fotos de boa qualidade da placa, lado dos componentes e lado das soldas..., depois que ele te devolver o Tv, compare com as fotos e verifique o que foi trocado!...:D

• Membro VIP
Postado

Bcpetronzio, voltei com novidades. O primeiro técnico testou o TV com osciloscópio, porque levei o esquema do aparelho. Disse que tudo que testou estava perfeito, mas, esta placa citada acima era o defeito, não existindo e não tendo jeito de consertar, além do aparelho ser importado piorou achar as peças. Este (MT1000), fica ligado aos CI KT63156 BLL/LA7685/TDA2007A Saída Áudio. Então não decodificava as etapas.

O segundo técnico localizou o defeito neste circuito e disse que faria uma alteração de componentes e mudaria o circuito para funcionar. Testou o Áudio ficou excelente na saída do Som. Gastei R$140,00 (Reais), valeu porque a imagem e o cinescópio estão excelente.

Na foto abaixo, não prestei atenção nos 02 componentes de metal na placa, tenho certeza que eram transistores destes metálicos. Ele retirou estes e no lugar substituiu por 02 eletrolíticos no lugar. Apenas mexeu neste item e mais nada.

Se era transistor pode ser colocado eletrolítico no lugar ??. Diodo neste formato nunca presenciei ??? Diodo trocar também por capacitor eletrolítico nunca vi ??

Senão que tipo de componente poderia ser ?? Parece que a Philco tem este mesmo circuito e o pessoal tem o macete em fazer esta troca alterando, porque não acha a peça também para reposição no mercado.

Se puder explique este mistério do circuito.

Obrigado.

post-947253-13884963862717_thumb.jpg

• Coordenador
Postado

Nunca vi esse circuito!, no minimo esses transistores estavam em uma etapa amplificadora e provocava distorções, ai é só remove-los e acoplar o circuto com capacitores...

• Membro VIP
Postado

Eletrônica tem momentos de canseira batendo aquela Estafa, resolvi mandar logo na Oficina com recursos de osciloscópio. Terminei nem pegando o código destes transistores e como o esquema não cita, agora jamais ficarei sabendo quais eram.

No minimo estavam em curto ou junções abertas pelo defeito apresentado. O sinal estava cortado no meio do caminho, não chegava nestes CIS que citei acima.

O transistor tem base, emissor e coletor, se foi acoplado eliminou qual terminal ?? Ou uniu quais no caso.

Obrigado.

• Coordenador
Postado

Geralmente se faz o acoplamento removendo o transistor e colocando um capacitor de base para coletor, se houver resistores do coletor para a alimentação, tem que remove-los também...

Quanto mais baixo o valor do capacitor, mais agudo será o som....

• Membro VIP
Postado

Então, tudo solucionado desta vez. Espero que este famoso televisor dure muito tempo. É de estimação. Vou torcer para que não pife componentes que jamais serão encontrados no mercado. Apesar que a Argentina fabrica hoje novos modelos desta marca em LCD.

Se durar como este que tenho, vale a pena fazer uma pequena viagem para comprar.

Obrigado, pela ajuda.

Resolvido.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...