Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade do controlador do display com o PIC


Danilo.Andrade

Posts recomendados

Gostaria de saber se o controlador de Display gráfico ST7920, através de sua interface serial, pode comunicar-se com o PIC 16F876 através da USART, ou então através do módulo I²C. Se eu tiver que utilizar a SPI pra fazer a comunicação, posso simular a SPI utilizando outros dois pinos além do SDA e CLK? Já utilizo estes pinos para conectar uma memória e um RTC e não tenho pinos suficientes para conectar os 11 pinos do Display para interface paralela sem retirar as funções que eu quero que haja no PIC, precisando portanto da interface serial do Display.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu tiver que utilizar a SPI pra fazer a comunicação, posso simular a SPI utilizando outros dois pinos além do SDA e CLK?

Se for o caso, posso simular em qualquer outro pino do PORTB, independente do protocolo?:confused: Estou pensando em criar um driver primeiro pra resumir a comunicação, e depois, usando as funções do primeiro driver, criar outro driver para o Display. Imagino que sobrecarregue o stack do PIC...:unsure:

Gostaria muito que alguém me ajudasse. Segundo o datasheet do controlador, o período completo do clock deve ter no mínimo 400ns.:huh: Somando os gastos das linhas de código, mais os delays necessários, usando como base meu cristal de 20MHz, posso fazer com que um pino do PORTB "oscile" de acordo com o necessário para o LCD. Para o SDA, faria algum teste lógico para testar quando o CLOCK simulado estivesse a nível lógico baixo, usando esse tempo para transmitir o byte correspondente.:seila:

Gostaria de saber se minha ideia daria certo, se alguém já tentou isso antes.:music:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poste um código para sabermos qual compilador vai usar.

Pretendo usar o Hi-tech C, da própria Microchip. Por enquanto, estou estudando as possibilidades-_-. Achei essa página no site da própria Microchip, inclusive:

http://www.microchip.com/stellent/idcplg?IdcService=SS_GET_PAGE&nodeId=1824&appnote=en011045

O autor do documento desenvolve o código para a série PIC16Cxx, que não tem USART interna (acho). Adaptando o código, e evitando as linhas inúteis ao meu caso, talvez consiga um código enxuto e preciso para o que eu quero. Como eu disse, por enquanto estou estudando as possibilidades. Assim que eu estiver com algum código em mãos, posto aqui. Com certeza, com ele também virão minhas dúvidas.^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...