Ir ao conteúdo

Core i5 2500 chegando a 80°

ninjamatheus

Posts recomendados

Postado

Salve galera do clube, antes de tudo, bom dia!

Eu estou com o seguinte problema, como o próprio titulo do tópico já diz, meu CPU esta aquecendo muito.

Minha maquina tem as seguintes especificações:

CPU: Core i5 2500 – 3.3Ghz – Cooler Box - sem over

Fonte: XFX 450W Core Edition

MB: MSI H61M-E23 B3

VGA: EVGA 560 Ti 1Gb FPB Editon – sem over

HD: Samsung 1Tb 7.200 RPM HD103SJ (sim, o barulhento)

Memória: 1x Kingston 4Gb DDR3 1333Mhz (a simples de 68 reais mesmo)

Gabinete: Thermaltake V3 Black – 1 Fan original na traseira que veio junto.

Montei essa maquina em dezembro de 2011, comprei as peças no balão da informática e outras com meu chefe – trabalho em loja e faço manutenção, montagem e instalação - , a maquina funciona perfeitamente nunca travou e faço testes de desempenho todo Mês, uso exclusivamente para jogos, e é ai que começa o problema.

Desde que montei vinha me incomodando com o barulho do cooler do CPU, então fui na BIOS e ativei o Fan-Target e setei para 60° e com velocidade mínima de 25%, portanto a menos que a temperatura atinja os 60° o fan ficará bem lento.

Até ai tudo bem a maquina funcionando perfeito porém qualquer jogo que abria o fan ia em 100% e fazia aquele barulho absurdo.

Comecei então a monitorar a temp com certa freqüência, deixei o HWMonitor para inicializar junto com Windows pois ele deixa registrado o pico de temperatura enquanto esteve aberto, foi ai que levei susto, meu processador trabalha em idle à 40~45° em dias comuns com temp média de 23~25°, e em load chega a 75°, ontem usei o Everest para fazer uma medição, passei o teste de estabilidade, e em full load chegou a 80° em menos de 10 minutos, já chequei as presilhas do cooler, estão OK a pasta térmica é a original que dizem ser melhor até mesmo que a AS5, o gabinete é de boa qualidade ate mesmo recomendado pelo CdH, só me restou desconfiar da fonte, mas penso que uma XFX não seria de baixa qualidade.

Outra coisa que tenho dores de cabeça desde que comprei, é o termostato da MB, ele acusa temps altíssimas, tenho um termômetro que tirei de um Xblade velho, uso o HWMonitor, o Everest, e já peguei alguns outros aleatórios pelo Google, todos media exatamente a mesma temp no processador, porém eu reiniciava o PC e rapidamente ia conferir na BIOS e estava pelo menos 8° acima, sempre as vezes ate 12° de diferença, sempre a mais.

Desculpe pelo enorme texto, gosto de especificar detalhes e acabo me alongando, obrigado.

Postado

Boa tarde, ninjamatheus

Tenho um amigo que tem um i5-2500K com cooler box, e tem o mesmo problema de temperatura que o seu. Cooler box da Intel é assim mesmo, não aguenta o tranco. O jeito é você por outro cooler. Só tá estranho esse barulho que você mencionou, pois esses cooler costumam ser quase silenciosos.

Será que não é sua vga que tá fazendo esse som?

Postado

Opá,tarde, intao cara o barulho que me referi é justamente a aceleração, todo cooler quando passa dos seus 70~80% ele começa zunir feito um helicoptero, não me refiro a barulhos estranhos, fio justamente pela aceleração que descobri que as temps estavam altas, ja tirei fora o cooler e recoloquei, mas estava bem encaixado, o processador estava bem marcado pela pasta termica fazendo o circulo de contato do dissipador.

mas obrigado pela ajuda

Postado

é cara esse seu cooler está com problema,

eu tb uso o cooler box no meu i5 e durante o battlefield 3 por exemplo ele fica por volta de 47Cº~48Cº e em idle fica 36Cº~37Cº

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!