Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Portas SATA e Controladora Marvell


Juntao

Posts recomendados

Pessoal, preciso da ajuda de vocês!

Estava saindo pra comprar o SSD, porém, lendo o tópico Guia de instalação e otimização do Windows 7 para SSDs e HDs, quandoli o seguinte:

"7 - Se você estiver utilizando um SSD, use as portas SATA 3GB/s ou SATA 6GB/s nativas da AMD ou da Intel. NÃO use portas Marvell ou de outra controladora SATA na sua placa-mãe para seu SSD/HD."

Bom baixei o manual da minha placa mãe lá consta o seguinte:

"Intel ICH10R controller

6 xSATA 3.0 Gb/s portas

Intel Matrix Storage Technology Suporta RAID 0,1,5,10

Controladora Marvell® 9128 PCIe SATA 6Gb/s (Drive Xpert Technology)

- 2 portas x SATA 6.0 Gb/s (gray)

- Suporta o EZ Backup e funções SuperSpeed"

Pelo que entendi as portas SATA III estão na controladora Marvell, o que faço nesse caso?

Instalo nelas mesmo ou na SATA II?

Se instalar na SATA II vou perder muito desempenho?

Juntao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A velocidade pode ser maior na porta Marvell mas a estabilidade de uso do SSD é maior na porta Intel. Perder 50MB/s de escrita e leitura sequencial para ter melhor estabilidade de uso é um ótimo negócio.

Pelo que eu vi, ele ta trocando uma Marvell sata III por uma intel sata II. Se for mesmo isso, creio que não seja la uma boa troca. Mas vai de cada um hehe. A velocidade sequencial vai dobrar praticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza galera, vocês estão ajudando muito, desde já agradeço!

Acho que tudo que se relaciona a tecnologia é questão de testar, exemplo:

O que está funcionando no meu PC pode não funcionar da mesma maneira no PC de outra pessoa, temos vários exemplos postados aqui no fórum, sabendo disso vou testar colocar o SSD na porta SATA III (controladora Marvell) e deixar o meu Raid 0 ande está, ou seja, nas portas SATA II (controladora Intel), pra ver no que vai dar.

Pergunta!

Li pena net que não é possível usar o modo AHCI e o modo Raid na mesma controladora, correto? Porém, como vou usar duas controladoras diferentes posso setar na Bios o SSD no modo AHCI e os HDs no modo Raid ?

Juntao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí, não tem jeito, vai ter que instalar na Marwell.. ainda vai ser bem melhor do que na Sata II.

E a minha controladora, vai de boa?

AMD® SB850 chipset

- 5 x SATA 6.0 Gb/s ports with RAID 0, 1, 5, and 10 support

- 1 x eSATA port (6.0 Gb/s ready)

VIA® VT6330 PATA controller

- 1 x Ultra DMA 133/100/66 for up to 2 PATA devices

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza galera, vocês estão ajudando muito, desde já agradeço!

Acho que tudo que se relaciona a tecnologia é questão de testar, exemplo:

O que está funcionando no meu PC pode não funcionar da mesma maneira no PC de outra pessoa, temos vários exemplos postados aqui no fórum, sabendo disso vou testar colocar o SSD na porta SATA III (controladora Marvell) e deixar o meu Raid 0 ande está, ou seja, nas portas SATA II (controladora Intel), pra ver no que vai dar.

Pergunta!

Li pena net que não é possível usar o modo AHCI e o modo Raid na mesma controladora, correto? Porém, como vou usar duas controladoras diferentes posso setar na Bios o SSD no modo AHCI e os HDs no modo Raid ?

Juntao!

Pode sim colocar só SSD em AHCI e os HDs em RAID, mas particulamente não vejo lá tanta vantagem colocar HDs que vão servir apenas para estocar arquivos em RAID.

E a minha controladora, vai de boa?

AMD® SB850 chipset

- 5 x SATA 6.0 Gb/s ports with RAID 0, 1, 5, and 10 support

- 1 x eSATA port (6.0 Gb/s ready)

VIA® VT6330 PATA controller

- 1 x Ultra DMA 133/100/66 for up to 2 PATA devices

Vai se sair bem, não tão bem quanto uma controladora de chipset SATA III da Intel, mas no final você sentirá a grande diferença de desempenho de qualquer forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o AHCI/RAID...

Se a controladora permitir configurar as porta separadamente - na SABER é por pares, então, pode sim setar AHCI/RAID independentemente. Outro detalhe, a opção RAID também pede drivers próprios, como o AHCI (opcional, recomendável), e tem mesmo resultado na performance do mesmo, haja vista, utilizam o mesmo driver.

Ou seja, um disco single em porta configurada pra RAID vai se comportar como em AHCI. A diferença é o parâmetro "RAID" vai fazer com que o ROM da controladora seja iniciado no boot, tomando alguns segundos a mais - 5 a 10s, dependendo da placa.

Concordo em parte com o Nyan. Se vai só armazenar nos HD's, é melhor desfazer o RAID pra evitar perda dos dados pela desconfiguração do RAID ou problema em um dos discos.

Se não precisas de tanto espaço, mude para RAID 1 e você terá a redundância dos dados, o que é mais seguro. para os dados armazenados.

Eu ainda não o fiz por pura preguiça. Antes, eu ainda tinha jogos instalados no RAID0 de Hd's e o tempo de loading o justificava, mas, não mais.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode sim colocar só SSD em AHCI e os HDs em RAID, mas particulamente não vejo lá tanta vantagem colocar HDs que vão servir apenas para estocar arquivos em RAID.
Sobre o AHCI/RAID...

Se a controladora permitir configurar as porta separadamente - na SABER é por pares, então, pode sim setar AHCI/RAID independentemente. Outro detalhe, a opção RAID também pede drivers próprios, como o AHCI (opcional, recomendável), e tem mesmo resultado na performance do mesmo, haja vista, utilizam o mesmo driver.

Ou seja, um disco single em porta configurada pra RAID vai se comportar como em AHCI. A diferença é o parâmetro "RAID" vai fazer com que o ROM da controladora seja iniciado no boot, tomando alguns segundos a mais - 5 a 10s, dependendo da placa.

Concordo em parte com o Nyan. Se vai só armazenar nos HD's, é melhor desfazer o RAID pra evitar perda dos dados pela desconfiguração do RAID ou problema em um dos discos.

Se não precisas de tanto espaço, mude para RAID 1 e você terá a redundância dos dados, o que é mais seguro. para os dados armazenados.

Eu ainda não o fiz por pura preguiça. Antes, eu ainda tinha jogos instalados no RAID0 de Hd's e o tempo de loading o justificava, mas, não mais.

Pensei em deixar o Raid pra instalar alguns jogos já que a capacidade do SSD é reduzida, mais já estou considerando a hipotese de desfazer o Raid só vou ter o problema de ficar instalando e desinstalando jogos no SSD, fazer o que nem tudo é perfeito no mundo (pelo menos pra simples mortais como eu).

Outra coisa comprei hoje no horário do almoço o Sandisk Extreme 120gb por R$ 320,00 fui ver agora e já não tem mais, pelo preço que paguei só tem por R$ 370,00.

Pra quem ainda tem dúvidas do desempenho do SSD Sandisk Extreme 120gb segue abaixo review.

SSD Sandisk Extreme - Site Hexus.net

Valeu pessoal depois que instalar tudo direitinho posto aqui minhas impressões!

Juntao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E a minha controladora, vai de boa?

AMD® SB850 chipset

- 5 x SATA 6.0 Gb/s ports with RAID 0, 1, 5, and 10 support

- 1 x eSATA port (6.0 Gb/s ready)

VIA® VT6330 PATA controller

- 1 x Ultra DMA 133/100/66 for up to 2 PATA devices

:D;):rolleyes:

Vai se sair bem, não tão bem quanto uma controladora de chipset SATA III da Intel, mas no final você sentirá a grande diferença de desempenho de qualquer forma.

Será que eu senti um certo desdem no ar ou foi só impressão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera beleza, ontem instalei o SSD Sandisk Extreme 120 GB no Xpredator Eclipse, como comentei anteriormente estou fazendo alguns testes, minha placa mãe permite a configuração das contraladora separadamente então no momento deixei da seguinte maneira:

SSD instalado na controladora Marvel SATA III funcionando no modo AHCI.

4x HD 500GB instalado na controladora Intel SATA II funcionando no modo RAID 0.

Coloquei da maneira acima só pra ver o que ia acontecer, não deu pra fazer muitos testes porque tive problemas pra colocar minhas três placas gráficas pra funcionar (consegui mais deu um trabalhinho), até onde testei está funcionando muito bem sem nenhum problema com a controladora Marvel e na tela de boot mostra o SSD e a sua atual velocidade 6Gbs direitinho, perdi uns 10 ou 15 segundos no boot por conta do carregamento do Raid 0, mais nada que atrapalhe, o tão falado TRIM está ativado e funcionando.

Por enquanto é isso assim que fizer alguns testes e instalar alguns jogos volto aqui pra postar.

Juntao!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Galera beleza, ontem instalei o SSD Sandisk Extreme 120 GB no Xpredator Eclipse, como comentei anteriormente estou fazendo alguns testes, minha placa mãe permite a configuração das contraladora separadamente então no momento deixei da seguinte maneira:

SSD instalado na controladora Marvel SATA III funcionando no modo AHCI.

4x HD 500GB instalado na controladora Intel SATA II funcionando no modo RAID 0.

Coloquei da maneira acima só pra ver o que ia acontecer, não deu pra fazer muitos testes porque tive problemas pra colocar minhas três placas gráficas pra funcionar (consegui mais deu um trabalhinho), até onde testei está funcionando muito bem sem nenhum problema com a controladora Marvel e na tela de boot mostra o SSD e a sua atual velocidade 6Gbs direitinho, perdi uns 10 ou 15 segundos no boot por conta do carregamento do Raid 0, mais nada que atrapalhe, o tão falado TRIM está ativado e funcionando.

Por enquanto é isso assim que fizer alguns testes e instalar alguns jogos volto aqui pra postar.

Juntao!

Funcionou legal usando o Marvell?

 

Abraçoo

 

(coveiro mode on..rs)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!