Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Inversor freguência pic


gilsomario rabel

Posts recomendados

Preciso de ajuda para fazer um inversor de frequência para controlar um motor trifásico de 1/2 cavalo .Se alguém poder mim ajudar fico grato.Minha duvida é em relação ao próprio funcionamento do inversor preciso de uma lógica para poder desenvolver o programa do pic.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa noite gilsomario

você esta tentando gerar (de uma DC) 3 fases com defasagem de 120 graus :eek:

É MUITO complicado de fazer isso meooOOoOooO

você teria que trabalhar com PWM em modo avançado (seria 2 saidas trabalhando no mesmo periodo)

você consegue tranformar DC em 2 fase (180 graus de defasagem)?

[ATTACH]90237[/ATTACH]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro, você tem um senhor desafio pela frente. Não sei qual o seu objetivo mas o fato é que um inversor desses não é tão caro assim. Vale a pena você consultar um fabricante e ver o preço.

Mas bem, partindo do princípio que você realmente tem que fazer um inversor, você deverá começar pela eletrônica de potência. Você terá que usar triac´s. Os triac´s necessitam de controle de disparo do gatilho. Para isto existe um circuito, que já usei para fazer um controle de fluxo de potência, que é o TCA 785. Dê uma estudada no funcionamento desses equipamentos que citei e acho que você começará a achar uma luz no fim do túnel.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

cesargos e eudespuc obrigado pela atenção de você's.Ainda estou na luta consegui montar a parte da electrónica usando o pic18f4431 e para accionar os fet's usei o drive irf2101. Mas não sei como controlar a velocidade do motor, li varias conteúdos onde dizem para incrementar uma tabela de seno de 99 números usando 3 variáveis sendo uma diferença de 33 de uma para outra isso vai mim dar a diferença de 120º de uma sinal para o outro mas não sei de quanto em quanto tempo mudo ó valor dessa tabela achei esse arquivo pdf ( http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=10&sqi=2&ved=0CGEQFjAJ&url=http%3A%2F%2Fintranet.dei.uminho.pt%2Fgdmi%2Fgaleria%2Ftemas%2Fpdf%2F44529.pdf&ei=-dOJULWWC-6x0QGPpICIAw&usg=AFQjCNF6S4UJaXA3PJNp8oPdFItfqiRqiA) onde o cara fez um inversor, foi baseado no dele que estou fazendo um, mas como disse não sei como controlar a velocidade do meu motor e o projeto dele foi para 50hz o meu motor é de 120hz. Se for possível de uma olhadinha e ve se você's podem mim ajudar, fico grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preciso de ajuda para fazer um inversor de frequência para controlar um motor trifásico de 1/2 cavalo .Se alguém poder mim ajudar fico grato.Minha duvida é em relação ao próprio funcionamento do inversor preciso de uma lógica para poder desenvolver o programa do pic.

Dá uma olhada no link abaixo.

http://hslautomation.com/downloads/tech_notes/HSL_Basic_VFD_Theory.pdf

Se conseguir o programa, não esqueça de colocar aqui, também tenho interêsse.

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!