Ir ao conteúdo

Dimmer? motor com capacitor!

Pc100

Posts recomendados

Postado

Preciso abrir outra possibilidade de giro para um motor de 1/4 cv com capacitor sem escovas, pensei em algo tipo um dimmer, pois ligando o motor em serie com uma lampada eu consegui variar o giro dele, mas perda de força é absurda, existe alguma outra forma (barata) eu fazer tal manobra? testei um diodo em série para aproveitar só meia onda, mas da muita vibração e com outro motor, ele só ronca e n liga!

Postado

Só inversor de freqüência mesmo.

Este tipo de motor não aceita dimmer

Este motor é meio complicado para variar a velocidade, pois ela é dada pela frequência da rede.

Quando diminui só a tensão, na verdade está perdendo eficiência, teria que diminuir a freqüência também. Por isso só inversor de freqüência resolve.

Postado

sim, compreendi, mas e se eu usar o principio do dimmer mas controlar a RPM com um microcontrolador? ele le a saida RPM e ajusta o dimmer, mesmo que perca a eficiencia, se conseguir girar na RPM que preciso ja era, e tipo, posso fazer ele iniciar normal, depois de 2 segundos ele aciona o controle via RPM!

E outra, se eu usar onda quadrada, ele funciona? via microcontrolador consigo manipular, mas só onda quadrada...

Postado
sim, compreendi, mas e se eu usar o principio do dimmer mas controlar a RPM com um microcontrolador? ele le a saida RPM e ajusta o dimmer, mesmo que perca a eficiencia, se conseguir girar na RPM que preciso ja era, e tipo, posso fazer ele iniciar normal, depois de 2 segundos ele aciona o controle via RPM!

E outra, se eu usar onda quadrada, ele funciona? via microcontrolador consigo manipular, mas só onda quadrada...

Nem dimer princípio de dimmer e nem onda quadrada. A única coisa que você vai conseguir com isso é queimar o motor.

Só motores universais é que funcionam com dimmer. Na verdade até se você alimentar eles com DC eles funcionam. Os universais são aqueles de liquidificadores furadeiras, aspirador de pó.

Poderia controlar sim a velocidade através do RPM, e fazer o micro-controlador compensar isto através do PWM, fazendo a tensão de alimentação variar (Onda senoidal pura).

Mas não se engane, o PWM neste caso é aquele que gera a onda senoidal pura.

Sugiro que faça o microcontrolador gerar PWM dois níveis a 20Khz conforme a figura abaixo:

http://img528.imageshack.us/img528/6364/pwmdoisnveis.png

pwmdoisnveis.png

A imagem diz tudo.

A onda senoidal, é a onda que alimentará o motor. Ela foi filtrada a partir dos pulsos PWM em dois níveis. O filtro é o mesmo usados na saída de amplificadores classe D. (Deverá calcular é claro).

Terá que retificar e filtrar a tensão de alimentação do motor.

Deverá usar uma ponte H com mosfets de canal N. (IRFP460N)

Deverá usar 2 driver de mosfet IR2110 ou 4 TLP250.

A condução dos mosfets da ponte H terá que ser cruzada.

O filtro passa baixa LC deve ser posto na saída da ponte H, antes de alimentar o motor.

A modulação dos pulsos de 20Khz, irão gerar uma onda senoidal na saída do filtro, onde será possível ajustar a amplitude desta tensão via micro-controlador.

Para facilitar, use o CI sg3524 para produzir o PWM, use a tensão AC da própria rede elétrica para fornecer um senoide de referência para o SG3524, e use o microcontrolador para controlar a amplitude deste sinal senoidal de acordo com o RPM.

Se você puder fazer um oscilador local de forma que a freqüência deste oscilador possa ser variada, O inversor de tensão vai ficar completo. Basta então variar a relação freqüência x tensão para que o motor mude de velocidade de forma eficiente.

É importante fazer uma realimentação negativa da saída do inversor para a entrada do oscilador, pois isso corrige distorções da onda. (Laço fechado).

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!