Ir ao conteúdo

Cooler ou ventilador?

OnMatheus

Posts recomendados

Postado

Gente,sou novo no forum então não sei se estou postando na area errada,se estiver,desculpe!

Comprei na terça,um pc Amd Fx-4100 3.6ghz,4gb kingston,placa-mãe asus,uma placa de video gtx550 ti superclocked 1gb gddr5,e uma fonte de 500 w reais de marca genérica.

Depois de usar nem 3 h seguidas,minha fonte queimou,no dia seguinte um técnico veio trocar a fonte,e me falou que seria bom comprar um cooler v8 que o problema era superaquecimento,ja que o cooler original nao era muito bom.Mas como não tenho mais $$ estou usando um ventiladorzinho,ai que vem minha dúvida:

Devo comprar um cooler?Qual o melhor,até uns 150$$ mais ou menos?

Queria resolver este problema.

Obrigado gente!

Postado
Gente,sou novo no forum então não sei se estou postando na area errada,se estiver,desculpe!

Comprei na terça,um pc Amd Fx-4100 3.6ghz,4gb kingston,placa-mãe asus,uma placa de video gtx550 ti superclocked 1gb gddr5,e uma fonte de 500 w reais de marca genérica.

Depois de usar nem 3 h seguidas,minha fonte queimou,no dia seguinte um técnico veio trocar a fonte,e me falou que seria bom comprar um cooler v8 que o problema era superaquecimento,ja que o cooler original nao era muito bom.Mas como não tenho mais $$ estou usando um ventiladorzinho,ai que vem minha dúvida:

Devo comprar um cooler?Qual o melhor,até uns 150$$ mais ou menos?

Queria resolver este problema.

Obrigado gente!

olá amigo, será que o problema mesmo é super aquecimento, ou é a fonte que é de péssima qualidade?

Bom, se voce ja tem certeza que se trata de superaquecimento, na faixa de até 150 reais, eu te sugiro o mesmo cooler que eu uso, que é o 212 evo.

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:957/cooler-cpu-cooler-master-hyper-212-evo-rr-212e-20pk-r2

Muito bom este cooler, silencioso e segura um bom OVER, caso faça futuramente.

Valeu, abraços.

Postado

Cooler de processador por pior que seja não vai queimar fonte.

A fonte que ele colocou era xing ling (e essa nova muito provavelmente também é) e ele está querendo é tirar o dele da reta.

Troque urgentemente....

de técnico

Postado

Então Fernandok34 e Jorno,obrigado pelas respostas,mais ainda continuo na duvida.

Assim,se eu comprar uma boa fonte,de boa marca e na faixa de 150 ou no maximo 180 reais,eu não vou precisar comprar um cooler,ou ter que usar o pc aberto e com o ventilador do lado?

Outra coisa,depois que começei a usar o ventilador,nunca mais deu problemas.

Enfim,será que eu compro um cooler,ou uma boa fonte,de uns 700w reais(se tiver umas de 700w por 180).

Obrigado novamente!

Postado
Então Fernandok34 e Jorno,obrigado pelas respostas,mais ainda continuo na duvida.

Assim,se eu comprar uma boa fonte,de boa marca e na faixa de 150 ou no maximo 180 reais,eu não vou precisar comprar um cooler,ou ter que usar o pc aberto e com o ventilador do lado?

Outra coisa,depois que começei a usar o ventilador,nunca mais deu problemas.

Enfim,será que eu compro um cooler,ou uma boa fonte,de uns 700w reais(se tiver umas de 700w por 180).

Obrigado novamente!

1 - não existe "watts reais"

2 - você não precisa de 700W a não ser que vá gastar R$3000 em placas de vídeo.

3 - uma fonte de 700W custa R$350 ~ 400 no mínimo, não se engane... o que você está fazendo é o mesmo que abastecer seu carro em posto paraguaio... é muito mais barato mas está na cara que vai dar M*. Por R$180 você consegue boas fontes de 400 ~ 450W

Passe no setor de Fontes & Energia e poste no tópico Fonte x Configuração, caso contrário existe uma enorme probabilidade de pela terceira vez seguida você trocar lixo por lixo ;)

Postado

Caso a fonte que você tenha seja de qualidade duvidosa, recomendo seja trocada por uma melhor.

A insistência no uso de uma fonte ruim pode acabar danificando ou reduzindo a vida útil de outros componentes como a placa de vídeo e o HD.

Caso você não queira depender do ventilador ou não deseje deixar o computador com o painel lateral aberto, seria interessante você postar o modelo do seu gabinete para que as pessoas aqui do fórum possam melhor te orientar sobre a refrigeração.

Seria interessante também você monitorar as temperaturas do processador e da placa de vídeo.

Para isso instale utilitários como o HWMonitor ou o AIDA64.

Qualquer problema, poste também as temperaturas apresentadas.

Postado

Sobre o gabinete é um gabinete k-mex cx-2355 preto2012-6-5-05-13-43-k%20mex%20cx%202355.jpg?osCsid=lgl62e1le2k6jgah9dngc13974

O gabinete tem uns furinhos para ventilação na parte da tampa que eu tirei.

E as temperatuas:

placa-mãe:min 30°-max 32°

Processador:min 8°-max 19°

Placa de video:min 29° -max 35°

HD:min 25° - max 25°

Tai então,o modelo do gabinete,e as temperaturas.

Obrigado

Postado
Sobre o gabinete é um gabinete k-mex cx-2355 preto2012-6-5-05-13-43-k%20mex%20cx%202355.jpg?osCsid=lgl62e1le2k6jgah9dngc13974

O gabinete tem uns furinhos para ventilação na parte da tampa que eu tirei.

E as temperatuas:

placa-mãe:min 30°-max 32°

Processador:min 8°-max 19°

Placa de video:min 29° -max 35°

HD:min 25° - max 25°

Tai então,o modelo do gabinete,e as temperaturas.

Obrigado

onde voce mora? no alasca ?

processador com temperatura maxima de 19º.... será que tá certo isso ? :B

Abraços.

Postado

Em idle, dependendo do core o HWMonitor e o RealTemp apresentam para mim valores por volta de 20C. No caso, eu tenho um Hyper 212 para o processador.

Então essa temperatura de 19C para o processador deve ser normal.

Só a temperatura mínima do processador está estranha, não seria 18C ao invés de 8C?

De qualquer forma, as temperaturas em idle estão boas.

Creio que no seu caso somente valeria a pena trocar o cooler box por um cooler de melhor desempenho caso você use o computador para jogos ou programas mais pesados.

Caso se interesse, seria necessário ter uma estimativa da largura útil entre a placa mãe e o painel lateral.

O seu técnico recomendou o V8 que tem 158mm de altura.

Vou deixar outras duas sugestões:

Cooler Master Hyper 212 Evo (altura 159mm)

Cooler Master Hyper TX3 Evo (altura 136mm)

Postado
Em idle, dependendo do core o HWMonitor e o RealTemp apresentam para mim valores por volta de 20C. No caso, eu tenho um Hyper 212 para o processador.

Então essa temperatura de 19C para o processador deve ser normal.

Só a temperatura mínima do processador está estranha, não seria 18C ao invés de 8C?

De qualquer forma, as temperaturas em idle estão boas.

Creio que no seu caso somente valeria a pena trocar o cooler box por um cooler de melhor desempenho caso você use o computador para jogos ou programas mais pesados.

Caso se interesse, seria necessário ter uma estimativa da largura útil entre a placa mãe e o painel lateral.

O seu técnico recomendou o V8 que tem 158mm de altura.

Vou deixar outras duas sugestões:

Cooler Master Hyper 212 Evo (altura 159mm)

Cooler Master Hyper TX3 Evo (altura 136mm)

nao existe isso rapaziada, tambem tenho 212 evo e em iddle aqui bate 34º...

onde vocês moram deve ser FRIO PRA CA*****, porque se nao for isso, o programa que vocês estão usando, tá super errado.

E se o cara indicou o v8, é porque o processador dele nao tá tão frio assim.

Abraços, valeu.

Postado
nao existe isso rapaziada, tambem tenho 212 evo e em iddle aqui bate 34º...

onde vocês moram deve ser FRIO PRA CA*****, porque se nao for isso, o programa que vocês estão usando, tá super errado.

Abraços, valeu.

Fernando,

A temperatura varia com o Core.

HWMonitor

Core #0 20C

Core #1 27C

Core #2 18C

Core #3 21C

Pakage 28C

Nesse caso é claro que confio mais na temperatura apresentada no Package ou senão a do Core maior.

O RealTemp mostra temperaturas idênticas também: 21C, 27C, 18C, 21C.

Acredito que o nosso colega apenas olhou a primeira temperatura apresentada que estava com valor baixo.

Matheus,

Seria intessante então você olhar as temperaturas novamente.

Qualquer coisa anexe uma imagem do HWMonitor mostrando as suas temperaturas.

Caso use o computador para jogos ou algum programa mais pesado, faça também o monitoramento das temperaturas.

As temperaturas do processador e da placa de vídeo certamente serão maiores do que em idle.

Postado

1-Edson,realmente e temperatura minima era 18,erro durante a digitação!

2-Realmente,a temperatura do processador ficou muito baixa,por na hora de ver a temperatura do processador,fechei o jogo acidentalmente,e esqueci de mudar,ent'ao refiz agora,enquanto lia o o tópico,o teste das temperaturas novamente e o maximo do processador ficou na casa dos 38º enquanto jogava Just Cause 2.

3-Sim,a temperatura da placa de video,ficou um pouco mais alta,enquanto jogava algum jogo pesado!!

Postado
1-Edson,realmente e temperatura minima era 18,erro durante a digitação!

2-Realmente,a temperatura do processador ficou muito baixa,por na hora de ver a temperatura do processador,fechei o jogo acidentalmente,e esqueci de mudar,ent'ao refiz agora,enquanto lia o o tópico,o teste das temperaturas novamente e o maximo do processador ficou na casa dos 38º enquanto jogava Just Cause 2.

3-Sim,a temperatura da placa de video,ficou um pouco mais alta,enquanto jogava algum jogo pesado!!

Essa temperatura de 38C está muito boa.

Em dias mais quentes pode ser que a média suba um pouco mais.

Se atente quando o processador atingir temperaturas próximas a 61C.

Se estiver vendo temperaturas mais altas, seria interessante um air cooler.

Com ele você poderá rodar jogos pesados com melhor margem de segurança na temperatura.

AMD says the maximum safe temperature to run any FX-series processor at is 61C, so the standard air cooler that comes with the retail processors is more than enough to keep it nice and cool.

http://www.legitreviews.com/article/1741/18/

Postado

bom, o que aprendemos nesse topico ?

Que ainda existe muito safado que se diz "tecnico em informatica", o cara nao quis dizer que tinha colocado uma fonte de péssima qualidade, e quis culpar o processador por ter queimado ela ... brincadeira né ?

Seu processador tá "gelado", longe do limite, a fonte queimou porque era vagabunda mesmo.

Faça o que os amigos falaram e compre uma de boa qualidade, e nunca mais terá problemas com isso. E quanto ao cooler por enquanto é simplesmente "luxo", porque o stock tá dando conta com o pé atras.

Valeu, abraços.

Postado

então,na decisão final,devo comprar uma fonte certo?

Se sim vou na secao fonte e energia,e posto a configuração pra ver uma boa fonte!

Se eu comprar a fonte,eu posso usar o pc fechado,com a tampa lateral fechada?

Postado
então,na decisão final,devo comprar uma fonte certo?

Se sim vou na secao fonte e energia,e posto a configuração pra ver uma boa fonte!

Se eu comprar a fonte,eu posso usar o pc fechado,com a tampa lateral fechada?

Opa, as temperaturas que você viu foi sem fechar o painel lateral?

O ideal seria usar o computador com a lateral fechada e sem depender do ventilador.

De qualquer forma, é sempre recomendável utilizar uma fonte de boa qualidade independente das temperaturas estarem boas ou não.

Você sabe a marca ou modelo da fonte?

Postado

Sim foi sem fechar e usando o ventilador,mais,vou fazer o teste sem o ventilador e com a tampa fechada...

A marca da fonte é Duex,modelo nao lembro...

Obrigado.

Postado
Sim foi sem fechar e usando o ventilador,mais,vou fazer o teste sem o ventilador e com a tampa fechada...

Obrigado.

A fonte da série Duex DX são fontes genéricas, portanto não recomendadas.

Troque essa fonte por outra de melhor qualidade.

Veja o artigo do Clube do Hardware referente ao modelo de 450W.

Eu inclusive já não recomendaria nenhuma fonte da marca Duex.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/2176

Postado

Ou indicou pra simplesmente pra desviar o assunto da fonte, passar a perna no rapaz e vender mais 1 produto.

bom, o que aprendemos nesse topico ?

Que ainda existe muito safado que se diz "tecnico em informatica", o cara nao quis dizer que tinha colocado uma fonte de péssima qualidade, e quis culpar o processador por ter queimado ela ... brincadeira né ?

Aqui na minha cidade existem senhores que se dizem Tecnicos em informática

e não sabe o que é um cabo Molex.

Tenho certeza que não é diferente pelo Brasil a fora.

Enquanto houver leigos, sempre haverá espertinhos a solta.

Faça o que os amigos falaram e compre uma de boa qualidade, e nunca mais terá problemas com isso. E quanto ao cooler por enquanto é simplesmente "luxo", porque o stock tá dando conta com o pé atras.

Valeu, abraços.

Faltou dizer pra procurar um técnico mais honesto.

Postado

Obrigado.

Bom,eu indicaria também mais pra frente você comprar um gabinete com mais coolers,pois poderia por alguns coolers em cima para tirar o ar quente do gabinete e outros coolers para repor ar fresco.iria ajudar bastante.

Processador Amd Fx8150 Bulldozer 3,60ghz / Placa Mãe Asus M5a99x Evo / 1 X 8gb Memória Corsair Ddr3 1600mhz Vengeance / Gabinete Zalman Z11 Plus High Performance / Fonte Ocz Modular 750w Fatality / Placa De Vídeo Radeon Hd7950 /HD Sata 320G Samsung /monitor LG 20 LCD / Windows 7 Ultimate

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!