Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temporizador em PIC


hugo_b_f

Posts recomendados

Olá, pessoal. Apesar de ser usuário aqui há algum tempo, sou novo para criar tópico então me desculpem se não estiver da forma correta.

Estou com o seguinte problema e gostaria que vocês pudessem me ajudar.

Quero montar um temporizador em PIC com a finalidade irrigar um determinado local por "x" minutos. Ao fim desse tempo, ele termina a irrigação.

O projeto completo, se possível, seria implementar esse temporizador em um medidor de umidade do solo que, quando o medidor informar que o solo está pouco úmido, seja realizada a irrigação automática do solo durante o tempo ajustado no temporizador.

Por exemplo, eu ajusto o temporizador para que o solo seja irrigado por um tempo de 5 minutos quando o medidor informar que o solo está pouco úmido.

Como sou leigo no assunto, não sei qual PIC e elementos usar para esse temporizador. Se puderem me ajudar com este projeto, ficarei muito grato.

E desde já agradeço a atenção do pessoal que é sempre tão prestativo aqui no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual compilador ... e qual pic .... e no caso de rotimas de tempo qual crystal ou clock

Olha, eu tô completamente por fora disso tudo.

Como não creio que seja alto tão complexo para fazer, acho que poderia compilar em C. Quanto ao pic e ao clock, não sei quais poderia utilizar e tô totalmente por fora. Teria alguma sugestão para dar?

Não sei se ajuda, mas o último pic que eu mexi foi o 16F628A lá da faculdade mesmo.

Se não estou enganado, ele tem clock de 4MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas você sabe programar?

Se você nao souber, alguem terá que fazer por você.

Aqui no fórum o pessoal costuma ajudar indicando um caminho e não dando projetos prontos.

Você já tem o gravador do PIC?

Falou

Saquei.

Lá na faculdade já mexi com isso algumas vezes (eles tem o material), mas tem alguns semestres.

Acho que a programação não seria problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, você pode usar um PIC pequeno mesmo. Um que tenha canal AD pelo menos.

Sugiro o 16F690. Vai precisar de um cristal de 4Mhz, dois capacitores de 15~30 pF. 1 Resistor de 10K para colocar no reset.... e o sensor de umidade.

Pretende programar em C mesmo né.

Já tem um esboço do programa?

Um outro caminho que acho que daria certo (não cheguei a testar). Seria usar um sensor de umidade em que sua saída fosse uma tensão variável. Aí usando um comparador você poderia usar um potenciometro mesmo para calibrar a umidade de acionamento.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, você pode usar um PIC pequeno mesmo. Um que tenha canal AD pelo menos.

Sugiro o 16F690. Vai precisar de um cristal de 4Mhz, dois capacitores de 15~30 pF. 1 Resistor de 10K para colocar no reset.... e o sensor de umidade.

Pretende programar em C mesmo né.

Já tem um esboço do programa?

Um outro caminho que acho que daria certo (não cheguei a testar). Seria usar um sensor de umidade em que sua saída fosse uma tensão variável. Aí usando um comparador você poderia usar um potenciometro mesmo para calibrar a umidade de acionamento.

Falou

Valeu aí, cara.

Já me deu um adianto tremendo!

Pelo menos agora já sei mais ou menos por onde começar pra não ficar tão perdido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!