Ir ao conteúdo

Dúvida sobre fonte automotiva

simiao

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, sou novo aqui no forum, venho através deste tirar uma dúvida com vocês, esta semana montei uma fonte para baterias de carro, meu intuito era carregar a bateria do carro enquanto meu som estava ligado (Tenho 1 Booster 2400W Force One, 1 Pionner de 1400 e 4 6x9"), liguei conforme informado no vídeo que vou estar postando no final do vídeo, só vou simplificar o que foi feito, peguei 3 fontes (*As fontes na linha de 5v, cada uma tem uma corrente), usei a linha de 5v (Fios Vermelhos) e liguei as 3 em série me dando assim uma carga de 15.5v, com isso liguei 4 diodos 6a10 em seríe, reduzindo assim a tensão para 14.2, hoje testei a fonte e estava tudo ok, porém notei três problemas:

- Quando o som estava muito alto a perda de carga estava mais alto que o que o carregador estava gerando, o que pode ser feito para melhorar?

- Qual seria a corrente de saída dessa gambiarra minha?

- Os diodos estavam esquentando muito, muito mesmo, tem algum método que pode me ajudar com isso?

OBS: A bateria do meu carro é de 40A.

O vídeo é este:

http://youtu.be/k1xIjmFrR_w

Desde já agradeço galerinha,

Um Abraço,

Att, Simião.

Postado
Bom dia pessoal, sou novo aqui no forum, venho através deste tirar uma dúvida com vocês, esta semana montei uma fonte para baterias de carro, meu intuito era carregar a bateria do carro enquanto meu som estava ligado (Tenho 1 Booster 2400W Force One, 1 Pionner de 1400 e 4 6x9"), liguei conforme informado no vídeo que vou estar postando no final do vídeo, só vou simplificar o que foi feito, peguei 3 fontes (*As fontes na linha de 5v, cada uma tem uma corrente), usei a linha de 5v (Fios Vermelhos) e liguei as 3 em série me dando assim uma carga de 15.5v, com isso liguei 4 diodos 6a10 em seríe, reduzindo assim a tensão para 14.2, hoje testei a fonte e estava tudo ok, porém notei três problemas:

- Quando o som estava muito alto a perda de carga estava mais alto que o que o carregador estava gerando, o que pode ser feito para melhorar?

- Os diodos estavam esquentando muito, muito mesmo, tem algum método que pode me ajudar com isso?

OBS: A bateria do meu carro é de 40A.

O vídeo é este:

http://youtu.be/k1xIjmFrR_w

Desde já agradeço galerinha,

Um Abraço,

Att, Simião.

Um dos problemas aí é que estas fontes são estabilizadas por tensão.

Quando a corrente ultrapassa o valor nominal a tensão cai e a fonte desarma por proteção.

Carregadores de baterias chumbo-ácidas são estabilizados por corrente e limitados em tensão, que no caso é de 13.8V tensão de flutuação.

Quando a bateria está em carga, a tensão cai, mas a corrente se mantem estabilizada. A corrente de recarga máxima para uma bateria chumbo-ácida é de até 20% de corrente da sua capacidade nominal, alguns usam até 25% mas é aconselhável usar metade disto para o bem da bateria.

Um verdadeiro carregador de baterias automotivas, que também mantivesse cargas pesadas, teria que ter um controle eletrônico para carregar a bateria com até 20% da sua capacidade nominal, e ainda alimentar as cargas com a capacidade de corrente que fosse necessária.

Tem como, pois a corrente da bateria se controla variando a tensão de 12 a 14.2V.

A as cargas não sentem a diferença entre 12 e 14.2V.

O que se vê é que os carregadores são feitos de qualquer jeito.

São verdadeiros lixos que danificam a bateria.

Postado
Um dos problemas aí é que estas fontes são estabilizadas por tensão.

Quando a corrente ultrapassa o valor nominal a tensão cai e a fonte desarma por proteção.

Carregadores de baterias chumbo-ácidas são estabilizados por corrente e limitados em tensão, que no caso é de 13.8V tensão de flutuação.

Quando a bateria está em carga, a tensão cai, mas a corrente se mantem estabilizada. A corrente de recarga máxima para uma bateria chumbo-ácida é de até 20% de corrente da sua capacidade nominal, alguns usam até 25% mas é aconselhável usar metade disto para o bem da bateria.

Um verdadeiro carregador de baterias automotivas, que também mantivesse cargas pesadas, teria que ter um controle eletrônico para carregar a bateria com até 20% da sua capacidade nominal, e ainda alimentar as cargas com a capacidade de corrente que fosse necessária.

Tem como, pois a corrente da bateria se controla variando a tensão de 12 a 14.2V.

A as cargas não sentem a diferença entre 12 e 14.2V.

O que se vê é que os carregadores são feitos de qualquer jeito.

São verdadeiros lixos que danificam a bateria.

Albert, obrigado pelas informações, ontem mesmo resolvi ligar em paralelo 2 diodos (6a10), e cada diodo em paralelo deste mais 2 diodos em série, notei que a carga melhorou, porém os diodos continuaram esquentando bastante, até notei que umas das fontes, começou com um cheiro estranho, fraco mais começou.

Alguem tem mais algumas informações sobre este "gato"?

Abraço.

• Membro VIP
Postado

deixo como dica. Eu usei por 2 anos esses circuitos aqui numa bateria, mais em específico o da página 3

nao custa dar uma olhada. A limitação de corrente será o LM, no caso eu usei o 338, que dava uns 6A na saída.

ele fica chaveando a carga quando a bateria está cheia.

http://www.4shared.com/office/ICzle-YG/Electronics_Power_Supply_And_B.html

Tem de se cadastrar no 4shared, ou procure por "Electronics Power Supply And Battery Charger Circuit Encyclopedia" na internet. Na TE1 eu postei esse circuito também, e não me lembro mais onde

vale a pena, e EU ACHO bem melhor que outras fontes chaveadas que vi por aí

Postado
deixo como dica. Eu usei por 2 anos esses circuitos aqui numa bateria, mais em específico o da página 3

nao custa dar uma olhada. A limitação de corrente será o LM, no caso eu usei o 338, que dava uns 6A na saída.

ele fica chaveando a carga quando a bateria está cheia.

http://www.4shared.com/office/ICzle-YG/Electronics_Power_Supply_And_B.html

Tem de se cadastrar no 4shared, ou procure por "Electronics Power Supply And Battery Charger Circuit Encyclopedia" na internet. Na TE1 eu postei esse circuito também, e não me lembro mais onde

vale a pena, e EU ACHO bem melhor que outras fontes chaveadas que vi por aí

Obrigado pela ajuda, eu sou meio "bezerro" em eletrônica, creio que não vou conseguir fazer um projeto deste, optei pelas 3 fontes de computadores, pois é um método muito simples, 3 fontes em série + diodos, com isso também já vi muitas pessoas usando, mais de todo jeito agradeço muito sua intenção,

Quem mais tiver informações sobre este carregador usando fontes de computadores, vamos compartilhar informações, creio que muitos gostariam de aprofundar neste assunto, pois é um método barato e simples,

Att, Simião.

Postado

Ele soma só as tensões de 5V.

Eu já havia explicado a diferença de fonte estabilizada e carregador de bateria chumbo-ácida, ele que não não deu a devida importância.

Ainda acrescento mais um detalhe:

O amplificador é de 2400 watts

Corrente é igual a potência dividida pela tensão:

2400 / 12V = 200 amperes

Quer mais explicações?????

• 4 semanas depois...
Postado

Eu fiz uma dessas como meu prjeto de TCC no curso de manuternção automotiva , ainda estou fazendo testes mas posso responder suas perguntas.

R: a queda de tensão e a respeito do consumo exigido da fonte sendo assim quanto maior o consumo maior a queda de tensão da fonte, a solução seria retirada um a um de cada diodo em serie ate atigir a tensão que voce queira.

R: a corrente maxima da sua gambiarra sera a corrente q marca na etiqueta de sua fonte correspondente a linha de 5V.

A que fiz gera no maximo 50A.

R: pegue a corrente maxima do seu circuito divido pela corrente maxima do diodo.

Exemplo: na minha fonte, corrente maxima do circuito 50A corrente maxima do diodo 6A (50/6=8,3) que no meu caso seriam 8 didodos de 6A ligados em paralelo se você usou 3 diodos em serie seriam 8+8+8 isso ligados em serie.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!