Ir ao conteúdo

PII X4 955 BE 3,2 ~ 4,2 GHz em M4A77T-USB3

El Kabum

Posts recomendados

Postado
No seu sistema => CPU/NB voltage.

Indica que o Controlador de Memórias Integrado (IMC) precisa de maior tensão para estabilizar, certamente está com a tensão em stock => 1,15V,

Dependendo da frequência das memórias, será necessário um incremento (1,25 ou 1,3) pode ir sem medo.

Ok.

Mas nesse caso eu havia até baixado a frequencia das memos !

Esse meu processador, não sei se é do processador ou do MEU processador, mas é um lixo pra OC. 200 x 19,5(3900 MHz) com 1,5V e ainda dá o erro de falta de Vcore com 2 mintuos de prime.

O máximo que peguei estável foi 3895 MHz (205 x 19), próxima vez que reiniciar o pc vou conferir na BIOS o Vcore. Será que ele não vai chegar a 4 GHz mesmo ?

Postado

chega sim, falta lapidar o danado

Mas cada caso é um caso.

Veja qual a temperatura do núcleo aplicando o teste Prime.

Ao contrário do que se pensa, com a Frequência da CPU muito alta, baixa a latência das memórias, mesmo elas estando em Stock, Latência baixa pode levar à famosa tela da morte.

Postado
chega sim, falta lapidar o danado

Mas cada caso é um caso.

Veja qual a temperatura do núcleo aplicando o teste Prime.

Ao contrário do que se pensa, com a Frequência da CPU muito alta, baixa a latência das memórias, mesmo elas estando em Stock, Latência baixa pode levar à famosa tela da morte.

Os núcleos não passam de 56º. O dia está MUITO quente aqui em SP e meu gabinete é mal refrigerado. Estou esperando chegar meu 500R.

Agora sabe-se lá porque nenhum programa mostra a temperatura do processador, ela fica sempre em 0ºC depois de algo que fiz na BIOS. Nela a temperatura marca corretamente. O cool 'n quiet também não funciona !

Tirei a tensão do CPU/NB do Auto, melhorou um pouco.

O máximo que eu peguei com 1.5 no Vcore foi 3900 MHz.

Se eu subir 1 em cada latência já ajuda ?

O que eu vou mudando agora pra tentar ?

Qual a melhor combinação de clock e multiplicador pra chegar perto de 4 Ghz(3980~4015) pra você ?

Postado

O clássico 9-9-9-27 2T com a RAM em 1600MHz vai ficar muito bom, aumenta para 1,65V DIMM.

O CPU/NB Frequency influi diretamente no desempenho das memórias e no L3 do processador.

O HT-Link Frequency não precisa ficar acima do normal, ele só influi no desempenho de quem usa video-On.

Eu, particularmente gosto destes sistemas com 230~240MHz no Clock Base (FSB) e achar a melhor combinação usando o multiplicador.

Atenção especial aos códigos de tela azul, pois Overclock é como Carro carburado, se ejeta combustível de mais, engasga.

Postado
O clássico 9-9-9-27 2T com a RAM em 1600MHz vai ficar muito bom, aumenta para 1,65V DIMM.

O CPU/NB Frequency influi diretamente no desempenho das memórias e no L3 do processador.

O HT-Link Frequency não precisa ficar acima do normal, ele só influi no desempenho de quem usa video-On.

Eu, particularmente gosto destes sistemas com 230~240MHz no Clock Base (FSB) e achar a melhor combinação usando o multiplicador.

Atenção especial aos códigos de tela azul, pois Overclock é como Carro carburado, se ejeta combustível de mais, engasga.

Não vai fritar minha RAM ? Ela não tem dissipador.

E tem que ser exatamente 1600 MHz ? Vai ser difícil já que ele muda conforme o FSB :D

O CPU/NB eu devo deixar perto de 2 GHz pelo que me falaram ? Se as opções forem por exemplo 1800 e 2100 MHz, eu deixo em qual ? E a tensão ?

O HT-Link eu deixo perto de 2000 MHz.

Eu vejo sempre o código de erro, mas 90% das vezes é por causa de Vcore e ele já tá lá pelos 1.52 da vida. Pode aumentar até quando a temperatura aguentar, ou fora a temp ainda tem um limite ?

Postado

1 hora de prime estável a 4012 MHz (236 * 17.0), temperatura máxima 49º, Vcore a 1.52, o que achei bem alto. Dicas de como abaixar ?

As memos estão a 1200 e poucos MHz, não lembro ao certo, a 1.50v, o CPU/NB está a 1.2V a 2050 MHz o Ht Link está a 1850 MHz com a tensão em Auto.

As latência aumentei os 3 primeiros valores de 7 para 8 e o quarto valor de 20 para 24.

O que posso melhorar ?

Postado
1 hora de prime estável a 4012 MHz (236 * 17.0), temperatura máxima 49º, Vcore a 1.52, o que achei bem alto. Dicas de como abaixar ?

As memos estão a 1200 e poucos MHz, não lembro ao certo, a 1.50v, o CPU/NB está a 1.2V a 2050 MHz o Ht Link está a 1850 MHz com a tensão em Auto.

As latência aumentei os 3 primeiros valores de 7 para 8 e o quarto valor de 20 para 24.

O que posso melhorar ?

Se em 20 está estável, melhor não mexer

Tira uma print da tela com o CPU-Z aberto nas abas, CPU, Memory, SPD

Postado
Se em 20 está estável, melhor não mexer

Tira uma print da tela com o CPU-Z aberto nas abas, CPU, Memory, SPD

20 o que ? :D

Se é sobre as memos, ela está em 24.

Screens:

Não sei porque o Vcore tá nesse valor, na BIOS tá 1.52v.

cpuk.png

memoryh.png

spdvg.png

Depois de duas horas de teste o núcleo 4 deu um erro. Rounding was 2048, expected less than 0.4, mas os outros núcleos continuaram no teste. É preocupante, e como resolvo ?

Postado

VDrop, é comum esse problema em placas, principalmente as medias e low.

2h de Prime já foi muito bom, pra melhorar seria executar um game, de preferência um Multi-thread como o GTA4, pois o Prime deixa o CPU em Full o tempo todo, é bem distante do seus uso normal.

Os principais problemas de tela azul se dão entre o despertar e carregar ao máximo o núcleo que é o uso normal do PC, principalmente para jogar.

Seus módulos rodam melhor em 8-8-8-22-30.

eu arriscaria 9-9-9-27-33 (tCL, tRCD, tRP, tRC) e o multiplicado do Controlador (Memory Frequency) eu subiria para x6,66 ou como está na sua BIOS 667.

236 x 6,666 => 1573MHz, vai ficar melhor ainda, caso não estabilize, aplique 1,6V de VDIMM.

Postado
VDrop, é comum esse problema em placas, principalmente as medias e low.

2h de Prime já foi muito bom, pra melhorar seria executar um game, de preferência um Multi-thread como o GTA4, pois o Prime deixa o CPU em Full o tempo todo, é bem distante do seus uso normal.

Os principais problemas de tela azul se dão entre o despertar e carregar ao máximo o núcleo que é o uso normal do PC, principalmente para jogar.

Seus módulos rodam melhor em 8-8-8-22-30.

eu arriscaria 9-9-9-27-33 (tCL, tRCD, tRP, tRC) e o multiplicado do Controlador (Memory Frequency) eu subiria para x6,66 ou como está na sua BIOS 667.

236 x 6,666 => 1573MHz, vai ficar melhor ainda, caso não estabilize, aplique 1,6V de VDIMM.

Minha placa seria considerada o que ?

M4A77T-USB3

Essa falha do núcleo foi por causa do Vdrop ?

Ok, vou subir a frequencia e piorar a latência das memos. E o CPU/NB, já está bom ?

Postado
eu subiria para 2500 ~2600 com 1,3V, pois dar pelo menos uns 5% de incremento na performance do sistema

Não é muito alto 1.3V lá ?

Esse processador trabalha melhor com latencias baixas ou frequencia alta nas memos ?

Acha que dá pra subir mais um pouco o proc ou melhor não mexer ?

Se eu subo o clock das memos pra 1573 MHz dá o erro de subir o VTT, mas minha mobo não tem a opção de ajustar o VTT. Aqui não tem CPU/NB Voltage, só o VDDNB que acredito ser outra coisa. Então, acho que elas terão que ficar em 1200 e poucos MHz mesmo.

O CPU/NB deixei em 2600 MHz com VDDNB a 1.3v, é essa a tensão que devo aumentar ?

Postado

Não tem muito o que falar além do que já foi feito aqui...

CPU/NB é 2600Mhz @1.3v mesmo... pode tentar a sorve e ver se consegue 2800Mhz @ 1.325v (aprox). Se não me engano o máximo aceitável para CPU/NB para uso 24/7 seria 1.35v, mas eu sou da linha que prefera deixar uma gordurinha, o Jonny sabe como eu sou ***** :D

O Clock do processador talvez seja mais vantajoso manter 3.8Ghz ou 3.9Ghz, mas baixar o Vcore para algo perto de 1.45v ~ 1.48v, o que iria dar uma baixada nas temperaturas.

No momento o meu X4 955 ta CPU @ 3.8Ghz e CPU/NB @ 2.8Ghz e sinceramente não vi diferença alguma entre CPU @ 3.8Ghz e 4Ghz a não ser na temperatura e no barulho do cooler ;)

Postado
Não tem muito o que falar além do que já foi feito aqui...

CPU/NB é 2600Mhz @1.3v mesmo... pode tentar a sorve e ver se consegue 2800Mhz @ 1.325v (aprox). Se não me engano o máximo aceitável para CPU/NB para uso 24/7 seria 1.35v, mas eu sou da linha que prefera deixar uma gordurinha, o Jonny sabe como eu sou ***** :D

O Clock do processador talvez seja mais vantajoso manter 3.8Ghz ou 3.9Ghz, mas baixar o Vcore para algo perto de 1.45v ~ 1.48v, o que iria dar uma baixada nas temperaturas.

No momento o meu X4 955 ta CPU @ 3.8Ghz e CPU/NB @ 2.8Ghz e sinceramente não vi diferença alguma entre CPU @ 3.8Ghz e 4Ghz a não ser na temperatura e no barulho do cooler ;)

Eu queria mesmo baixar esse Vcore, mais pela vida do processador do que pela temperatura, que em full mal passa os 50º.

Agora o que eu quero aumentar são as memórias. O problema é que as vezes dá o codigo de erro de que tenho que aumentar VTT, e minha mobo não deixa configurá-lo !

• Membro VIP
Postado

Pra subir memórias, é aconselhável subir junto o cpu/nb, pra aproveitar o rendimento maior das memos, senão você terá banda extra de memória, mas seu processador não vai aproveitar, devido ao clock do cpu/nb. Tente 1,3v e vá baixando. No pc da assinatura consigo 2760MHz no cpu/nb com 1,2325v (ou algo muito próximo disso, porém não lembro de cabeça e não poderei ver, pois ele está desmontado no momento).

Postado
Eu queria mesmo baixar esse Vcore, mais pela vida do processador do que pela temperatura, que em full mal passa os 50º.

Agora o que eu quero aumentar são as memórias. O problema é que as vezes dá o codigo de erro de que tenho que aumentar VTT, e minha mobo não deixa configurá-lo !

A temperatura está ótima, e a vida do processador depende muito mais delas do que está em clock alto.

se ficou tudo estável, é hora de ir no BIOS e habilitar os controladores de Clock e Vcore, (Cool'n'Quiet e C6.. essas coisas), também não esqueça do controlador de energia do Windows.

Postado
A temperatura está ótima, e a vida do processador depende muito mais delas do que está em clock alto.

se ficou tudo estável, é hora de ir no BIOS e habilitar os controladores de Clock e Vcore, (Cool'n'Quiet e C6.. essas coisas), também não esqueça do controlador de energia do Windows.

Ok.

Antes será que nao dá pra deixar o clock das memos em 1573 MHz ou melhorar as latências ?

Postado
Ok.

Antes será que nao dá pra deixar o clock das memos em 1573 MHz ou melhorar as latências ?

Sim, dar pra subir o clock delas sim, se der erro, acrescente Vdimm que vai estabilizar.

Postado
Sim, dar pra subir o clock delas sim, se der erro, acrescente Vdimm que vai estabilizar.

Vai dar mais ganho de desempenho descer a latência ou aumentar clock ?

Não tem risco da memória super aquecer ?

Postado
Vai dar mais ganho de desempenho descer a latência ou aumentar clock ?

Não tem risco da memória super aquecer ?

risco de aquecer, não.

Ganho sim em aplicativos específicos.

O ganho sempre vem com menor latência e maior clock.

use o programinha chamado Maxxmem para avaliar o ganho de banda.

Postado

O ganho sempre vem com menor latência e maior clock.

Sim, mas qual é melhor priorizar ?

Vou estabilizar a 1573 MHz com a latência mais baixa possivel, acho que é isso.

Postado
Sim, mas qual é melhor priorizar ?

Vou estabilizar a 1573 MHz com a latência mais baixa possivel, acho que é isso.

O melhor é conseguir alto clock e tentar baixar a latência.

Digamos assim:

O processador é a fábrica, o módulo é o armazém e a frequência é a logística (transporte).

A latência, seria o tempo que o armazém leva para receber, armazenar, coletar e expedir os requisitos do processador.

Se o armazém é rápido e a logística lerda, mela tudo.

Postado

Cara, desisto de tentar subir as memos. Vai dar muita diferença 1258 ~ 1573 MHz ?

Cada hora dá um erro, e pede mais VTT que a minha mobo não tem opção de ajuste.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...