Ir ao conteúdo

PII X4 955 BE 3,2 ~ 4,2 GHz em M4A77T-USB3

El Kabum

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, sou leigo em overclock, comprei hoje na Kabum um Evga Superclock e um Corsair 500R. Gostaria de deixar meu processador em 4 GHz ou mais, me digam como posso fazê-lo, por favor.

Aprendo rápido, mas antes preciso de alguem que me ensine como fazer.

Fonte: OCZ ZT 550W

Processador: Amd Phenom II x4 955 Black Edition Revisão C3

Placa mãe: Asus M4A77T-USB3

Memórias: 2x 4GB Corsair 1,5V @ 1333 9-9-9-24 - Não sei o modelo exato, não tem dissipador.

Se faltar alguma informação podem pedir.

Postado

Vai ser difícil, esses processadores são chatos pra subir. Você deixa num clock e fica estável, daqui uns dias ele não fica tão estável assim rs doidera. Então, basicamente é só ir subindo clock + multiplicador e tensão até o que conseguir e deixando estável. Você terá muitos erros e telas azuis com isso.

Não tem o que ensinar assim por um tópico, pesquisa no google e aprende o máximo possível, estuda sobre tudo que achar relacionado a processador, tensão e etc.

• Membro VIP
Postado

EL Kabum, é como o Renato falou, mas o seu já é revisão C3 que já dá um pouco menos de trabalho para subir e estabilizar, eu também sou meio-leigo (já aprendi algo a respeito:D), no meu phenom II x4 965 C3, consegui 3.8 estáveis só subindo o multiplicador e com Vcore stock (1,35V), cheguei a 3.9 mas não ficou estável e travou o SO, recomendo dar uma lida nesse tópico

(

http://adrenaline.uol.com.br/forum/overclocks/247233-amd-phenom-e-fx-guia-do-119.html)

tem bastante coisa explicada.

Creio que você consiga subir até 3.4/3.5 com Vcore stock.

Valeu.

Postado

Até quanto é seguro subir o Vcore, e como sei QUANDO tenho que subir ele?

Tenho que mexer algo nas memórias ? Sempre quando falam de OC fazem alguma coisa nas memórias e algo com a tensão do North Bridge, não sei quando devo alterar alguma coisa.

• Membro VIP
Postado
Até quanto é seguro subir o Vcore, e como sei QUANDO tenho que subir ele?

Tenho que mexer algo nas memórias ? Sempre quando falam de OC fazem alguma coisa nas memórias e algo com a tensão do North Bridge, não sei quando devo alterar alguma coisa.

Limite de Vcore eu não sei ao certo, eu fui pro lado contrário:), estou no undervolting agora...mas creio que não se deve passar de 1,5V(suposição minha hein, sou iniciante tb). Aumentar o Vcore é preciso quando o overclock não está estável, tipo, trava o SO, dá algum erro em programas de estresse(prime, occt, lynx).

Quantos as memórias, não sei te responder com certeza absoluta, mas acho que só se subir muito o cpu/ht, precisa baixar o clock(?) da memória.

Obs: Cara dá uma lida(primeira página) no link daquele post em que citei, tem bastante coisa explicada, eu aprendi alguma coisa por lá.

Valeu.

Postado

O cooler chegou, em full no clock stock(aqui em SP está perto de 30º) o processador chegou a 42º. Uma ótima temperatura.

Vi na BIOS, meu processador tem multiplicador destravado, mas não encontrei nada lá pra mexer no multiplicador. Só encontro a opção de mexer no clock base. É melhor alterar ele ou o multiplicador ?

• Membro VIP
Postado
O cooler chegou, em full no clock stock(aqui em SP está perto de 30º) o processador chegou a 42º. Uma ótima temperatura.

Vi na BIOS, meu processador tem multiplicador destravado, mas não encontrei nada lá pra mexer no multiplicador. Só encontro a opção de mexer no clock base. É melhor alterar ele ou o multiplicador ?

Melhores resultados são obtidos com um equilíbrio dos dois. Leia o tópico que o amigo lá em cima sugeriu. Aprendi um bocado por lá.

Estabilize primeiro o overclock do processador, depois o over do cpu/nb (controlador de memória e cache L3 que é integrado ao processador). Após, estabilize o over na memória. Fazendo assim, isolamos mais facilmente possíveis instabilidades. :)

Sorte aí.

Postado
Melhores resultados são obtidos com um equilíbrio dos dois. Leia o tópico que o amigo lá em cima sugeriu. Aprendi um bocado por lá.

Estabilize primeiro o overclock do processador, depois o over do cpu/nb (controlador de memória e cache L3 que é integrado ao processador). Após, estabilize o over na memória. Fazendo assim, isolamos mais facilmente possíveis instabilidades. :)

Sorte aí.

Ok, tem alguma dica de como mudar o multiplicador?

Não encontrei nada sobre ele na BIOS.

Quando eu subo o clock base o "target clock" da memória sobe junto, é normal ?

• Membro VIP
Postado

Esse é o bios de sua placa?

http://imageshack.us/photo/my-images/31/img20110621013748.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/233/img20110621013725.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/10/img20110621013742.jpg/

Se sim, creio que seja em "CPU Ratio". Confira aí.

Quanto ao clock da memória subir junto, é normal, pois você está alterando o clock base (HTT), de onde os demais são derivados através da multiplicação deste. Além do clock da memória estar subindo junto, o cpu/nb também está. Dependendo do valor do HTT, afrouxe um pouco o multiplicador do CPU/NB e da memória.

Postado
Esse é o bios de sua placa?

http://imageshack.us/photo/my-images/31/img20110621013748.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/233/img20110621013725.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/10/img20110621013742.jpg/

Se sim, creio que seja em "CPU Ratio". Confira aí.

Quanto ao clock da memória subir junto, é normal, pois você está alterando o clock base (HTT), de onde os demais são derivados através da multiplicação deste. Além do clock da memória estar subindo junto, o cpu/nb também está. Dependendo do valor do HTT, afrouxe um pouco o multiplicador do CPU/NB e da memória.

A BIOS é essa mesma. Vou colocar foto de TUDO no proximo post.

Se eu mexer no clock base pro processador chegar a 4 GHz minhas memos vão explodir ! :D

Elas são daquelas normais, sem dissipador, não dá pra subir muito o clock.

Eu ainda estou usando um gabinete mal ventilado, assim que chegar meu 500R acho que melhora.

Postado
Não se preocupe, pois você pode baixar o multiplicador das memórias. Aí fica tudo em casa. Ficamos no aguardo das fotenhas. :)

Estou agora a 3960 MHz com 220 * 18, é só eu começar um teste no Prime 95 que dá tela azul. Deixei a tensão em 1.475.

Tela geral:

infoscpu.jpg

Opções de clock para CPU/NB

cpunb.jpg

Configurações da ventoinha( a 60º ela roda a 100%)

fan.jpg

Opções das memórias

memosx.jpg

Opções de clock das memórias(clock base do processador a 220 MHz)

memosclock.jpg

HT Frequency(2000 MHz) e mais opções:

opcoes.jpg

No que acha que devo mexer, a tensão está alta/baixa e como mexo no multiplicador das memos ?

@Edit:

Núcleos a 50º, 15 minutos de Prime rodando tranquilamente. Escutando musica no Itunes sem travar com o Prime rodando. 200 Mhz * 19.0, 3800 MHz. tensão a 1.475, memos a 1333 MHz.

200 * 19.5 = 3900 MHz estável a 1.475V, abaixo de 50º.

Não consigo subir pra 4 GHz. Alguma luz ?

Devo mexer na tensão do HT, ou alterar sua frequência ?

O CPU/NB eu deixo em quanto ?

• Membro VIP
Postado

Qual a configuração de HTT e multiplicador está tentando pra deixar em 4GHz? Qual o clock do CPU/NB e da memória nessas condições. O HT mantenha o mais próximo possível de 2000MHz. Como disse, foque primeiro no over do processador. Quanto tiver certeza de que está estável, parta para o over no cpu/nb, após, over nas memos.

Postado
Qual a configuração de HTT e multiplicador está tentando pra deixar em 4GHz? Qual o clock do CPU/NB e da memória nessas condições. O HT mantenha o mais próximo possível de 2000MHz. Como disse, foque primeiro no over do processador. Quanto tiver certeza de que está estável, parta para o over no cpu/nb, após, over nas memos.

Desculpe minha falta de conhecimento, mas a instabilidade no over do processador pode ser causada pelas memórias ou CPU/NB ?

Porquê segundo essa ordem que você me passou, primeiro devo estabilizar o processador, depois, o resto. Mas o processador depende do resto pra ficar estável ?

Vou lá na BIOS e já edito com o resto das informações.

• Membro VIP
Postado

Sim, o CPU/NB e a memória, podem causar instabilidades no overclock do processador. Por isso, devemos relaxar o clock do CPU/NB e da memória. No caso das memos, relaxar até mesmo os timings, caso necessário.

Postado

O que seria HTT ? Não achei nada sobre isso na BIOS. O mais próximo de HTT que eu vi é o HT Frequency, que está em 2000 MHz.

Estou tentando 4 Ghz com o clock base original de 200 MHz, e multiplicador a 20x. Se eu subir o clock base o das memos sobe também, e não sei se isso é bom, e também não achei nada sobre o multiplicador das memos.

O CPU/NB está em Auto, então não tenho como saber o clock. Em quanto eu devo por mais ou menos ? Vai de 800 a 3600 MHz em intervalos de 200 MHz.

As memos são 1333 MHz com o clock base do processador a 200 MHz.

O PCI-E está a 100 MHz, não sei o que significa.

• Membro VIP
Postado

HTT é o clock base. O HT pode deixar o mais próximo de 2000MHz possível, pois não influencia muito no desempenho do pc o overclock nele. Nunca botei as mãos num PII X4 955 pra overclocar o bixo, mas acho que pra chegar nos 4GHz e chegar num desempenho legal de CPU/NB e memórias, por causa do multiplicador, acho que seria melhor subir também o HTT (clock base). O clock das memórias e do cpu/nb sobe junto sim, pois a partir do clock HTT os demais clocks do pc são gerados, através de multiplicadores. Dependendo do modelo da placa mãe, você não vai ver o multiplicador, mas o valor DDR no qual a memória vai estar rodando (é o caso da sua), então, pra relaxar as memórias, escolha um clock menor pra elas, enquanto estivermos focados no over do processador. Em Auto, o cpu/nb vai estar sempre próximo de 2000MHz, pelo menos era o que acontecia na minha mobo. Mas pra termos certeza, defina um valor próximo a 2000MHz, por enquanto. O PCI-E. creio que seja melhor manter em 100MHz travado em 100MHz mesmo, que é o clock padrão dele.

Postado
HTT é o clock base. O HT pode deixar o mais próximo de 2000MHz possível, pois não influencia muito no desempenho do pc o overclock nele. Nunca botei as mãos num PII X4 955 pra overclocar o bixo, mas acho que pra chegar nos 4GHz e chegar num desempenho legal de CPU/NB e memórias, por causa do multiplicador, acho que seria melhor subir também o HTT (clock base). O clock das memórias e do cpu/nb sobe junto sim, pois a partir do clock HTT os demais clocks do pc são gerados, através de multiplicadores. Dependendo do modelo da placa mãe, você não vai ver o multiplicador, mas o valor DDR no qual a memória vai estar rodando (é o caso da sua), então, pra relaxar as memórias, escolha um clock menor pra elas, enquanto estivermos focados no over do processador. Em Auto, o cpu/nb vai estar sempre próximo de 2000MHz, pelo menos era o que acontecia na minha mobo. Mas pra termos certeza, defina um valor próximo a 2000MHz, por enquanto. O PCI-E. creio que seja melhor manter em 100MHz travado em 100MHz mesmo, que é o clock padrão dele.

Ok, vou deixar o CPU/NB em 2000 MHz.

Se o HTT é o clock base, ele está em 200 MHz.~

Se as temps tiverem boas, posso colocar o Vcore que quiser ou muito acima de 1.5V pode queimar o processador ?

Pelo jeito o meu não é dos melhores desse modelo, tenho que subir muito o Vcore acima de 3800 MHz.

Então o segredo por enquanto é deixar CPU/NB e HT EM 2000 MHz, descer o clock das memórias(se tiver que mexer nas latências, como faço), e subir o HTT e multiplicador ?

Postado

El Kabum, nem toda tela azul é sinônimo de falta de Vcore, é muito importante sempre eu ela vier, fique atento a copiar o código binário, pelo menos os 6 últimos dígitos.

a minha sugestão é que baixe todos os multiplicadores, (NB, HTT, Memos) todos para o menor possível, após, vá subindo o multiplicador de clock da CPU, em caso de tela azul, código binário pra avaliar se é falta de Vcore.

• Membro VIP
Postado

Agora sim El Kabum, você está em boas mãos. :D Aprendi uma coisinha ou duas sobre overclock no processador e em memórias, lendo os posts do jonny. :)

Postado
El Kabum, nem toda tela azul é sinônimo de falta de Vcore, é muito importante sempre eu ela vier, fique atento a copiar o código binário, pelo menos os 6 últimos dígitos.

a minha sugestão é que baixe todos os multiplicadores, (NB, HTT, Memos) todos para o menor possível, após, vá subindo o multiplicador de clock da CPU, em caso de tela azul, código binário pra avaliar se é falta de Vcore.

Valeu aí pela ajuda !

Eu tava sempre mexendo no Vcore pra parar com as telas azuis, agora você me esclareceu bastante.

Eu copio o código binário e aí, o que faço com ele ?

Valeu !

Agora sim El Kabum, você está em boas mãos. :D Aprendi uma coisinha ou duas sobre overclock no processador e em memórias, lendo os posts do jonny. :)

:D:D

Postado
Valeu aí pela ajuda !

Eu tava sempre mexendo no Vcore pra parar com as telas azuis, agora você me esclareceu bastante.

Eu copio o código binário e aí, o que faço com ele ?

Valeu !

:D:D

Posta ai pra vermos qual a carência do sistema, ou, googa, vai achar um monte de referências sobre o que pode estar ocorrendo (pouco Vcore, pouco VDIMM, IMC travando....)

Postado
O erro é o 0x0A, "RAM/IMC instáveis, primeiro aumentar VTT"

No seu sistema => CPU/NB voltage.

O que é VTT e IMC, e como faço as memos ficarem estáveis ?

Indica que o Controlador de Memórias Integrado (IMC) precisa de maior tensão para estabilizar, certamente está com a tensão em stock => 1,15V,

Dependendo da frequência das memórias, será necessário um incremento (1,25 ou 1,3) pode ir sem medo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...