Ir ao conteúdo

Problema com Internet CTBC e Modem 500b Dlink (modelo novo - preto)

marcoaurelioadv

Posts recomendados

Postado

Prezados, bom dia!

No sábado passado, dia 20/10/2012, comecei a verificar uma certa instabilidade em minha internet. A velocidade estava oscilando muito, tendo por vezes caído a conexão (luz DSL se apagando e, após piscar algumas vezes, estabilizando). Inclusive perdi uma aula de véspera para o exame da OAB que queria muito ter visto. Mas tudo bem.

Acontece que, no domingo, a situação ficou praticamente insustentável, com a velocidade da internet reduzida a menos de 10% do valor (minha internet é de 3.6 megas e estava com 360 k). Entrando no site da CTBC, me deparei com a possibilidade de atualizar o software do modem. Acreditei ser esse o motivo da instabilidade. Baixei o setup.exe, o passo a passo, e reservei, pois não poderia realizar o procedimento naquele momento.

A noite, quando cheguei em casa, fui realizar o procedimento. Até então a internet estava conectando normalmente, porém com as oscilações e variações de velocidades acima mencionadas. Então fui realizar o procedimento de atualização. Tudo correu bem, até que apareceu uma mensagem dizendo que o modem iria reinicializar em 150 segundos. Passado esse tempo, nada aconteceu. Então resolvi eu mesmo reiniciar o modem, desligando-o. Mas, novamente nada aconteceu. Foi aí que eu resolvi cancelar a operação, fechando o setup pelo gerenciador de dispositivos.

Após isso, o modem não estabilizou mais, ficando a luz da DSL piscando intermitentemente, sem firmar. Resetei o modem e, quando fui realizar o procedimento de roteamento novamente, não consegui mais. Digitei 10.1.1.1 e, quando fui inserir usuário e senha, não dava certo, voltava a tela com os campos para preencher. Desinstalei o software da Dlink e instalei novamente. Realizei todos os procedimentos, só que agora pede o usuário e senha do modem, os quais preencho com admim e admim, aparecendo mensagem de usuário/senha inválidos.

Percebi também que, após tirar e tornar a plugar o cabo do telefone, a luz DSL se estabilizou, porém a luz INTERNET (DATA no antigo modem) fica piscando de forma intermitente, diferentemente do usual, e não consigo de modo algum acessar o modem para configurá-lo, mesmo resetando.

Será que fiz algo que comprometeu o funcionamento do modem? Há alguma possibilidade de reparo?

Desculpas pelo alongar de minha história, mas precisava explicar como foram todos os procedimentos.

No aguardo de uma ajuda, desde já agradeço.

Postado

marcoaurelioadv,

Bom respondendo sua pergunta, sim pode ter comprometido o equipamento, uma vez que você atualizou o firmware e caso ele não tenha terminado o processo, acabou ficando inutilizado .

Caso contrário, vamos por partes.

1) Comece resetando ele:

mantenha o botão do reset atrás do modem pressionado por uns 10 segundos..

Espere ele terminar todo o processo.

2) Confirme se seu computador está utilizando ip dinâmico

Se não souber, use esse Tutorial

3) Feito isso, tente acessar o modem novamente. Achei alguns IP's, logins e senhas que podem servir..

IP: http://192.168.254.254

IP: http://10.1.1.1

Login: TMAR#DLKT20060205

senha: DLKT20060205

Login: TMAR#DLKT20090202

senha: DLKT20090202

Login: admin

Senha: admin

Login: admin

Senha: 1234

4) Se chegar até aqui com tudo ok, volte a postar.

Boa sorte

Postado

Olá marcoaurelioadv,

Você tem que verificar o seu filtro de linha, ele pode estar com defeito e causar interferência no seu

cabo, impedindo o alinhamento do modem.

Já pra resolver a autenticação (luz DATA).

O ideal é você resetar o modem e reconfigurar.

D-link 500B Geração II:

-Resetar o modem: Aperte e segure o botão reset atrás do modem (com ele ligado, hehe)

-Se ainda não fez, conecte o cabo Rj-45 no modem e no PC.

-Acesse o modem via browser no endereço 10.1.1.1 ou 192.168.254.254

Senha: admin / admin

- Na Lateral Esquerda clique em Advanced Setup

- N sub-menu clique Wan

- clique em add

ATM PVC Configuration

- Na tela em que segue você tem que configurar o VP/você

Aih você provavelmente você vai ter que falar com a CTBC para saber de qual operadora vem o seu link

de internet.

Se for a OI: em MG é vp/você: 0/35

Telemar: 0/33

GVT: 0/35

Telefonica: 8/35

- de next

Connection Type

Como sua conexão é de 3,6 mb.

Seu protocolo é PPoE

Encapsulamento LLC/SNAP-BRIDGING

-next

PPP Username and Password

-PPP Username => Login

-PPP Password => Senha

-Authentication Method => Auto

-Enable Fullcone NAT => Marcado (algum modens não aparece esta opção)

-Bridge PPPoE Frames Between WAN and Local Ports (Default Enabled) => Marcado

-next

Network Address Translation Settings

-Enable NAT => Marcado

-Enable Firewall => Marcado

- Next

WAN Setup - Summary

-Save

==================================

Na próxima tela.

-Save/Reboot

Após o modem reiniciar, desligue e ligue o mesmo.

Os D-Links 500B's tem a estranha mania de não autenticar quando desligados via software.

^^

======

Se não funcionar, dah um grito

Postado

Prezados Brazola e Alan Taranti, muito obrigado pela colaboração de ambos na solução de meu problema. Somada as dicas de me deram, encontrei tambem no próprio site da Dlink alguns tutoriais a respeito do problema que estava ocorrendo. Verifiquei que não conseguia logar, quando do acesso ao Gateway 10.1.1.1 porque, misteriosamente, passou a não mais aceitar o login e senha de sempre (admin/admin) mas sim o login admin e a senha que constava nos quatro ultimos numeros de serie do modem, listados na parte inferior do modem. Dai fiz a atualização da senha com o utilitario da propria CTBC e deu certo. Notei algumas instabilidades no inicio, mas agora está tudo bem.

Mais uma vez obrigado a vocês pela ajuda, e se der algum outro "xabú", eu dou um grito por aqui!

Abraço a todos!!!

Problema resolvido!

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...