Ir ao conteúdo

Asus P8B75-M LE não reconhece 1600 MHz

André P. Viana

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos. Recentemente comprei umas peças novas pro pc, são elas: Mobo ASUS P8B75-M LE, memória ram Corsair Vengeance 4GB CMZ4GX3M1A1600C9 e processador Intel Core i5 3450 @3.10GHz. O problema é que a placa mãe não reconhece que a memória é de 1600MHz. Qualquer programa de monitoramento que uso indica que está trabalhando a 1333. O que pode ser feito para mudar isso? Grato.

Postado

Essa memória tem XMP e acho que só vai a 1600 se você ativar no setup do BIOS esse recurso combinado com uma determinada latência e tensão.

É tipo um over clock de memória e tua placa-mãe tem que ter esses recurso XMP de memórias.

Postado
Essa memória tem XMP e acho que só vai a 1600 se você ativar no setup do BIOS esse recurso combinado com uma determinada latência e tensão.

É tipo um over clock de memória e tua placa-mãe tem que ter esses recurso XMP de memórias.

Camarada, eu andei lendo no manual da placa mãe, realmente teme sse lance do XMP, e eu acho que se eu aumentar a tensão pra 1,65 V (ta em 1,5V) ela fica 1600MHz. Só que estou com medo. Existe perigo de queimar?

Postado
Camarada, eu andei lendo no manual da placa mãe, realmente teme sse lance do XMP, e eu acho que se eu aumentar a tensão pra 1,65 V (ta em 1,5V) ela fica 1600MHz. Só que estou com medo. Existe perigo de queimar?

Então não precisa mudar tensão é só deixar no automatico e alterar o clock parar 800 mhz e pronto :)

Postado
Deixar no automatico faz ela funcionar a 1333. Se eu alterar a tensão, tem perigo?

Então não pow ,altera o clock pra 800 mhz não precisa alterar tensão deixa automatica funciona normalmente o meu esta assim e funciona normal em 1600 mhz.

Postado
Então não pow ,altera o clock pra 800 mhz não precisa alterar tensão deixa automatica funciona normalmente o meu esta assim e funciona normal em 1600 mhz.

Vou tentar, depois volto pra dizer se funcionou.

Bom, fui na BIOS e vi lá o lugar pra setar a frequência de memória. Setei em 1600MHz, salvei, reiniciei, e continua em 1333MHz... e agora?

Postado
Vou tentar, depois volto pra dizer se funcionou.

Bom, fui na BIOS e vi lá o lugar pra setar a frequência de memória. Setei em 1600MHz, salvei, reiniciei, e continua em 1333MHz... e agora?

nossa esta acontecendo algum erro ai ,poste fotos da bios por favor a minha nem deixa eu colocar 1600 mhz eu acho porque seria um clock muito alto .poste as fotos acho que seria melhor .

Postado
nossa esta acontecendo algum erro ai ,poste fotos da bios por favor a minha nem deixa eu colocar 1600 mhz eu acho porque seria um clock muito alto .poste as fotos acho que seria melhor .

Pra rodar em 1600 tem que setar 800?? Se for, farei isso agora.

Postado
Isso marca 800 mhz no clock de memoria .

Não adiantou nada... na bios tem uma coisa escrito assim:

CPU bus speed: DRAM speed ratio mode [AUTO]. Nesse espaço escrito auto da pra alterar para 100:100 ou 100:133. Tem alguma coisa a ver?

Postado
Não adiantou nada... na bios tem uma coisa escrito assim:

CPU bus speed: DRAM speed ratio mode [AUTO]. Nesse espaço escrito auto da pra alterar para 100:100 ou 100:133. Tem alguma coisa a ver?

Não sei amigo tem que postar fotos da bios mesmo porque não conheço essa ai .

Postado
Não sei amigo tem que postar fotos da bios mesmo porque não conheço essa ai .

Como faço para postar fotos? Nunca postei foto da bios do pc antes, diz ae que eu posto.

Como faço para postar fotos? Nunca postei foto da bios do pc antes, diz ae que eu posto.

Edit:

Andei lendo este tópico TODOS OS PROCESSADORES CORE I5 e teve um trecho do texto que me chamou atenção. Na quarta e na quinta linha diz que são suportadas memmórias de 1333MHZ e de 1600 em configuração DUAL CHANNEL. Será que só será ativada a frequência de 1600 em dual channel? Meu processador é um i5 3450.

Postado

Edit:

Andei lendo este tópico TODOS OS PROCESSADORES CORE I5 e teve um trecho do texto que me chamou atenção. Na quarta e na quinta linha diz que são suportadas memmórias de 1333MHZ e de 1600 em configuração DUAL CHANNEL. Será que só será ativada a frequência de 1600 em dual channel? Meu processador é um i5 3450.

Não é por ser dual channel amigo ,é o clock mesmo tire fotos da parte de configuração de memoria com uma celular mesmo só pra vermos o que acontece e quais opções podem ser mudadas .

Postado
esta tudo certo era pra funcionar em 1600 ,você esta salvando as alterações na bios antes de sair ??

Sim, estou salvando, mas continua a 1333. Na lista de memórias suportadas, TODAS as listadas estão em dual channel com dois ou quatro pentes, ou single com 3 pentes. Será que, como perguntei antes, o dual channel irá "habilitar" 1600MHz?

Postado
Sim, estou salvando, mas continua a 1333. Na lista de memórias suportadas, TODAS as listadas estão em dual channel com dois ou quatro pentes, ou single com 3 pentes. Será que, como perguntei antes, o dual channel irá "habilitar" 1600MHz?

Então amigo isso eu já sei afirmar nunca ouvi falar que só funcione com dual channel ,mas o seguinte faz um over de leve no cpu ,capaz que assim o fdsb exija mais memoria ,mas vá com extrema cautela viu .

Postado
Então amigo isso eu já sei afirmar nunca ouvi falar que só funcione com dual channel ,mas o seguinte faz um over de leve no cpu ,capaz que assim o fdsb exija mais memoria ,mas vá com extrema cautela viu .

Não será problema naquele lance de 9 -9 -9 -24 (não sei o nome correto) ?

Postado
Não será problema naquele lance de 9 -9 -9 -24 (não sei o nome correto) ?
Também acredito que seja a latência.

Vai testando latências menores mas se prepare para ter que dar clear CMOS se o PC não quiser funcionar.

Postado
Também acredito que seja a latência.

Vai testando latências menores mas se prepare para ter que dar clear CMOS se o PC não quiser funcionar.

Ah, mas isso terei que pedir a um técnico mesmo, por que meu conhecimento é limitado a parte física do computador (montagem, desmontagem, limpeza, etc). Andei lendo sobre as latências secundárias de 1333 e de 1600. Vi que em 1333 fica:

9-9-9-24 (CL-RCD-RP-RAS) / 34-107-5-10-5-5 (RC-RFC-RRD-WR-WTR-RTP);

Já em 1600 deveria ficar:

9-9-9-24 (CL-RCD-RP-RAS) / 41-128-2-6-12-6-6 (RC-RFC-CR-RRD-WR-WTR-RTP).

O problema é que realmente não consigo encontrar esses valores para alterar, fico com medo de fazer alguma besteira... Pode me ajudar?

Postado
não mecha com o que não sabe ! a diferença é quase nula se quer arriscar boa sorte ! ".'

você tentou por a 1600mhz em vez de auto?

Como disse antes, setei em 1600, continuou em 1333. Setei em 800, foi pra 800, setei em auto, continuou em 1333. Quero apenas saber onde devo alterar as latências, para deixar como citei acima.

Postado

WarrantyLifetime Size4GB Kit (1 x 4GB)

Performance ProfileXMP Fan IncludedNo Heat SpreaderVengeance

Memory Configuration Single Module Memory

TypeDDR3 Package -

Memory Pin240 Package -

Memory FormatDIMM Tested

Voltage1.5 SPD

Voltage1.5 Speed

RatingPC3-12800 (1600MHz)

SPD Speed1333MHz Tested

Speed1600Mhz Tested

Latency9-9-9-24 SPD

Latency9-9-9-24

http://www.corsair.com/memory-by-product-family/vengeance/vengeance-4gb-single-module-ddr3-memory-kit-cmz4gx3m1a1600c9.html

SPD Speed 1333MHz

ta certo ! ela chega a 1600mhz com over.. mas ela é 1.333mhz

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...